CAPES homologa programa de pós graduação em Estudos Marítimos da EGN

Cartazdivulgação

O “Mestrado Profissional em Segurança, Defesa e Estratégia Marítima”, com duração de dois anos, abrange três linhas de pesquisa.

Inscrições abertas, para civis e militares, até o dia 8 de novembro.

Em 16 de julho de 2013, o Conselho Técnico-Científico do Ensino Superior (CTC), órgão máximo de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES – MEC), homologou a criação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos – PPGEM, em nível de Mestrado Profissional (“stricto sensu”) a ser ministrado na Escola de Guerra Naval (EGN), no Rio de Janeiro. O novo curso passa a integrar o Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG, a ser regularmente acompanhado e avaliado por aquela Coordenação, sendo o primeiro curso da área e todo o território nacional.

Os Estudos Marítimos conformam um campo acadêmico interdisciplinar, que abrange as relações políticas e sociais do homem com os espaços marítimos e as águas interiores. O Programa se estrutura em torno da área de concentração “Segurança, Defesa e Estratégia Marítima”, contando com três Linhas de Pesquisa: I – Política e Estratégia Marítimas; II – Regulação do uso do mar e Cenarização; e III – Ciência, Tecnologia & Inovação e Poder Marítimo.

O PPGEM terá duração de dois anos letivos, sendo aberto a civis e militares. O edital do processo seletivo, divulgado em 30 de setembro, prevê o período de inscrições até 08 de novembro (disponível em: http://www.egn.mar.mil.br/posgrad/ppgem). O ano letivo do novo programa terá início em 2014, ano do centenário da EGN.

Sair da versão mobile