Damen Shiprepair Vlissingen e a MLU da Fragata portuguesa ‘Bartolomeu Dias’

Recentemente, o Damen Shiprepair Vlissingen, localizado no sudoeste da Holanda, recebeu a Fragata portuguesa NRP Bartolomeu Dias (F 333). O navio de guerra não é um estrano no estaleiro. Hoje portuguesa, ela foi construída pela Royal Schelde (atual Damen Schelde Naval Shipbuilding), para a Royal Netherlands Navy (RNLN) em 1994. Batizada Hr.Ms. Van Nes (F 833), foi um dos oito navios da classe Karel Doorman.



Em 2008, a RNLN vendeu seis navios dessa classe, sendo dois para a Bélgica, dois para o Chile e dois para Portugal, mantendo duas unidades em serviço na frota holandesa.

“O contrato da Royal Netherlands Navy estipulou o apoio a esses navios após esta venda”, explica Michiel de Vliegher, gerente comercial da Damen Shiprepair Vlissingen. “Faz sentido quando você considera que eles têm quinze anos de experiência operacional com o navio”, completou Michiel.

Para a Damen, esta configuração significa, essencialmente, ter dois clientes para atender. Existem duas equipes de projeto, uma holandesa e uma portuguesa. Mas a cooperação entre todas as partes é boa. A Damen Shiprepair Vlissingen está acostumada a trabalhar com várias equipes em um projeto e completá-lo, para a satisfação de todas elas. É nesse ponto que nosso gerenciamento de projetos realmente faz a diferença.

Essencialmente, esse é um projeto de modernização de meia-vida (MLU – Mid-Life Upgrade), tendo a primeira fase ainda realizada pela RNLN em Den Helder, na Holanda.

Esta etapa incluiu o fato de ela estar equipada com um novo mastro, de última geração e no estado da arte, e os preparativos para a segunda etapa, da qual a Damen está atuando como subcontratada. A NRP Bartolomeu Dias chegou ao estaleiro no dia 14 de fevereiro.

“Nosso escopo inclui a execução de especificações técnicas mutuamente acordadas, principalmente considerando todo o trabalho realizado em doca seca, com serviços na área siderúrgica, nas seções submersas, pintura, válvulas, tubulações, entre outros”, afirma Michiel. “A bordo, será realizada uma revisão completa do sistema de propulsão, com a substituição de 40 Km de cabeamento, revisão dos sistemas de climatização e manutenção da pintura. “Estamos bem posicionados para esse projeto. Não só temos a experiência e o conhecimento, como também podemos contar com o apoio da DSNS que, como Royal Schelde, originalmente construiu estes navios. Tendo em vista a alta qualidade desta embarcação, 25 anos depois, eu diria que eles fizeram um excelente trabalho”. A Fragata foi originalmente construída como parte da classe Karel Doorman.

Também conhecida como classe “M”, ou Multi-purpose, cada navio recebeu o nome de um famoso Almirante holandês. Ao entrar em serviço na Marinha Portuguesa, o navio passou a se chamar Bartolomeu Dias, nobre e explorador português, foi o primeiro europeu a passar pelo Cabo da Boa Esperança e baixar âncora na África do Sul.

Após a conclusão da fase de trabalhos conduzidos pela Damen Shiprepair Vlissingen, a Bartolomeu Dias será rebocada para Den Helder, onde receberá novos armamentos e um novo sistema de comunicações.

No estágio final, serão realizados os testes de mar, antes da Fragata retornar ao serviço em 2020, para continuar as operações na OTAN.

FONTE E FOTO: Damen Schelde Naval Shipbuilding (DSNS)



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