Diretor Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha se reúne com a Mídia Especializada

Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha

O Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, Diretor Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), se reuniu com as principais mídias brasileiras especializadas em Defesa, para uma conversa durante um café da manhã nesta quarta-feira (16), para falar sobre os programas sob a responsabilidade da Diretoria, entre eles o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

A DGDNTM, como um Órgão de Direção Setorial, planejará, orientará, coordenará e controlará as atividades nucleares, científicas, tecnológicas e de inovação, atuando como órgão central executivo do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha (SCTMB), a fim de contribuir para: o preparo das Marinhas do Amanhã e do Futuro; a aplicação do Poder Naval, em atividades relacionadas à ciência, tecnologia e inovação; o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), e o Programa Nuclear da Marinha (PNM).

Também participaram do encontro o Contra Almirante (RM1) Paulo Cesar Demby Corrêa (Assessor-Chefe de Relações Institucionais e Comunicação Social), Contra Almirante (RM1) Luiz Roberto Cavalcanti Valicente (Assessor-Chefe do Programa de Submarinos da Marinha) e o Sr. André Portalis, Diretor-Presidente da Itaguaí Construções Navais (ICN).


Os editores do DAN, Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha prestigiaram o encontro na DGDNTM

Durante quase duas horas, o Alte Petronio fez uma ampla explanação sobre o estágio atual do Prosub, do Submarino Convencional de Propulsão Nuclear (SCPN), além de toda área tecnológica da Marinha do Brasil, que possui 47 projetos de CT&I, assim como do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), o Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ) e o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), localizado em Arraial do cabo/RJ, que é uma Instituição Científica e Tecnológica (ICT) de referência no Setor de CT&I da Marinha, na execução de pesquisas, desenvolvimentos, inovações e serviços tecnológicos na área de Ciências do Mar, contribuindo para a ampliação do conhecimento, a preservação do meio ambiente marinho. O IEAPM desempenhou um papel importante e fundamental no caso das manchas de óleo nas praias do Nordeste em 2019.

PROSUB

Devido a sua importância, o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) dominou o assunto quando passou para a parte de perguntas e respostas feitas pelos jornalistas presentes aos Almirantes Petronio, Demby e Valicente e ao Sr. André Portalis.

Segundo o AE Petronio, a mostra de armamento do Submarino Riachuelo (S 40) vai ocorrer no primeiro semestre, provavelmente até Abril desse ano. O submarino continua realizando diversos testes, alguns simples outros bem complexos em suas palavras.

No início dessa semana, o Riachuelo realizou com sucesso o lançamento do míssil Exocet SM39 de manobra.

Ainda sobre o PROSUB, o AE Petrônio informou que o reator nuclear se encontra em construção na NUCLEP. O reator do LABGENE está pronto aguardando sua instalação no complexo de ARAMAR.

A DGDNTM já comprou o aço para a construção da seção de qualificação do SCPN, com recebimento previsto para o final de 2022.

O Sr. Portalis acrescentou que a Seção Charlie do reator, por ser a mais complexa, será necessário que se construa com aço comum, para que sejam feitos todos os ajustes no ferramental, já que se trata de um novo projeto. Uma vez que essa seção esteja aprovada com todo o ferramental ajustado, a construção da Seção Charlie terá início em 2023.

A Marinha do Brasil também avança na área de manutenção dos S-BR com a ICN finalizando o Estaleiro de Manutenção esse ano, quando então será possível aumentar o emprego do estaleiro, focando no mercado além da Marinha.

Ao final do encontro, a mídia especializada conheceu um pouco mais das atribuições da DGDNTM e como ela consegue estabelecer parcerias com o setor acadêmico e com a Base Industrial de Defesa (BID), visando aumentar a capacidade técnico-científica da Marinha.

Sair da versão mobile