Fragata “União” suspenderá para realizar Comissão Líbano IV

A Marinha do Brasil enviará a Fragata “União” (F45) e uma aeronave para integrar a Força Tarefa-Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). Esse Navio substituirá a Fragata “Constituição” (F42), que já se encontra naquela Área de Operação desde janeiro de 2013.

O Navio partirá da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) no dia 10 de junho, às 11 horas, e fará escalas logísticas em Salvador, Las Palmas e Nápoles, com previsão de chegar em Beirute no dia 11 de julho. A Fragata brasileira continuará sendo o principal meio de um grupo multinacional de nove navios, composto por três navios alemães; dois de Bangladesh; um da Grécia; um da Indonésia; e um da Turquia.

A Fragata “União” tem como principais características:

– 129,2 metros de comprimento, 13,5 metros de boca e 5,9 metros de calado, com deslocamento de 3.800 toneladas (carregado);
– propulsão com 2 turbinas a gás Rolls-Royce Olympus; 4 motores diesel MTU, dois hélices de passo controlável; e
– armamento constituído por canhão Vickers Mk 8 de 4.5 polegadas; lançador duplo de foguetes A/S BOROC de 375mm; 2 canhões antiaéreos Bofors MK3 40mm/L70; 4 mísseis antinavio Exocet Mm40; 2 lançadores triplos de torpedos A/S de 324mm; e lançador óctuplo Albatross de mísseis antiaéreos Aspide.

A missão UNIFIL foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1978 e conta, atualmente, com a participação de 35 países, incluindo o Brasil, e com cerca de 12 mil militares e policiais, além de funcionários civis. No dia 29 de setembro de 2011, foi autorizado pelo Congresso Nacional a Marinha do Brasil enviar um navio para integrar a Força-Tarefa Marítima (FTM) da UNIFIL. A presença do navio brasileiro naquela região contribui com a garantia da paz e da segurança no sul do Líbano.

No dia 17 de julho, quando a Fragata “Constituição” for substituída pela Fragata “União”, na Área de Operação, ocorrerá o rodízio do navio da Marinha brasileira, pela terceira vez. A Fragata “União” retornará a compor a FTM, depois de ter participado da primeira Operação no Líbano, no período de outubro de 2011 a julho de 2012. A FTM da UNIFIL é comandada pelo Contra-Almirante Joése de Andrade Bandeira Leandro, da Marinha do Brasil. O retorno da Fragata “União” ao Rio de Janeiro está previsto para março de 2014.

Comando da Força de Superfície

Sair da versão mobile