Japão comissiona o JS Tōryū, seu segundo submarino com bateria de íons de lítio

O submarino JS Tōryū (SS 512) se junta à 6ª Divisão de Submarinos da 2ª flotilha de submarinos com base em Yokosuka da JMSDF – Japan Maritime Self-Defense Force. É o segundo submarino da classe equipado com baterias de íon-lítio.

O JS Tōryū é o 12º e último submarino da classe Soryu produzido para o JMSDF (o 6º construído pela Kawasaki Heavy Industries, os outros 6 foram construídos pela Mitsubishi Heavy Industries). Tōryū significa Dragão Lutador, derivado da famosa luta cênica de dragões na cidade de Kato, província de Hyogo, onde a torrente do rio Kako flui entre rochas de formas estranhas.

A quilha do SS-512 foi lançada em janeiro de 2017 e o submarino foi lançado pela KHI em novembro de 2019.

Sobre a classe Sōryū do Japão

A quilha para o primeiro submarino da classe, Soryu (SS 501), foi batida em março de 2005 com lançamento em dezembro de 2007 e comissionado em março de 2009. O mais recente SSK da classe Soryu a integrar a frota é o JS Shōryū (SS 510), que foi entregue em 18 de março de 2019.

Doze submarinos da classe Soryu estão atualmente planejados para a JMSDF. O projeto apresenta maior resistência submarina graças às baterias de íon-lítio do décimo primeiro submarino da classe. Os submarinos anteriores usam baterias de chumbo-ácido. Projetadas pela GS Yuasa, as baterias de íons de lítio de alto desempenho armazenam cerca do dobro da energia. Os dois últimos submarinos da classe, equipados com a nova tecnologia de bateria, provavelmente servirão de banco de ensaio para a próxima geração do SSK japonês.

A classe Soyu é uma versão aprimorada do submarino da classe Oyashio. Os submarinos da classe Soryu são os maiores submarinos de propulsão convencional do mundo. Todos os submarinos da classe têm o nome de dragões: Soryū significa Dragão Azul, Hakuryū (2º na classe) Dragão Branco, Sekiryū (8º na classe) Dragão Vermelho, Shoryu (10º na classe) significa Dragão Ascendente.

Características principais (fornecidas pela Kawasaki Heavy Industries):

Sair da versão mobile