Marinha da Turquia disparou com sucesso seu novo torpedo pesado AKYA fabricado no país

No último 27 de dezembro, o submarino TCG Preveze da Marinha da Turquia, efetuou disparo com sucesso do novo torpedo AKYA fabricado no país. O alvo abatido foi o ex-TCG Gazal (ex-USS Sioux), um rebocador da frota da classe Navajo que serviu a Marinha da Turquia e dos EUA durante décadas.

“O torpedo AKYA foi lançado e controlado pelo sistema de gerenciamento de combate MÜREN, recentemente integrado ao submarino no âmbito do projeto MÜREN PREVEZE.” O teste foi realizado com uma ogiva real e seu sucesso significou que o AKYA HWT atingiu sua capacidade operacional inicial.

Anteriormente, outros testes foram realizados com o torpedo: no dia 20 de janeiro, a plataforma de lançamento foi o TCG Gur, presente no Mar de Mármara; No dia 14 de março, assim como neste último evento, foi utilizado o TCG Preveze, também no Mar de Mármara. Esses testes não incluíram ogivas.

Após o sucesso deste evento, a Agência Turca da Indústria de Defesa publicou em suas redes sociais: “Nos tiros de guerra disparados pelo Submarino TCG PREVEZE no Mediterrâneo Oriental, o torpedo pesado AKYA atingiu o alvo com precisão milimétrica e o destruiu em muito pouco tempo. Assim, um novo limiar foi ultrapassado na nossa indústria de defesa e as nossas Forças Navais ganharam grande força. A Turquia totalmente independente na indústria de defesa!”

Torpedo pesado AKYA

O AKYA é um torpedo pesado lançado por submarino de próxima geração. Seu alcance é superior a 50 km e sua velocidade é de aproximadamente 45 nós. Possui uma ogiva do tipo insensível com efeito de choque subaquático e é impulsionada por um motor elétrico de corrente contínua sem escovas e um sistema de hélice contra-rotativo. Os seus alvos são outros submarinos e veículos de superfície. O torpedo é totalmente autônomo ou controlado por cabo de fibra óptica e equipado com um cabeçote de sonar ativo/passivo.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Zona Militar

FOTOS: SSB

Sair da versão mobile