Naval Group lançou a ‘Alsace’, primeira fragata FREMM DA para a Marine Nationale



O Naval Group lançou a fragata FREMM DA Alsace, a primeira das duas fragatas de Defesa Aérea do programa FREMM destinadas à Marine Nationale (Marinha Francesa), que se beneficia das mesma qualidades de guerra anti-submarino das unidades anteriores, porém, com aumento de capacidades em termos de defesa aérea.

Treze meses após o batimento da quilha do primeiro bloco, a FREMM DA Alsace foi lançada no estaleiro do Naval Group em Lorient. Nona fragata FREMM construída, é também a sétima da Marinha Francesa, encomendada pela OCCAr em nome da DGA.

Para responder aos requisitos operacionais, a Alsace integra as últimas evoluções ordenadas pelo OCCAr, de acordo com um planejamento de entrega inalterado. “O essencial da arquitetura da primeira FREMM projetada pelo Naval Group é conservada, mas sua polivalência será aumentada por capacidades aprimoradas em termos de guerra antiaérea. Essas modificações dizem particularmente respeito ao sistema de combate”, diz Pierre-Jean Cuisinier, diretor do programa FREMM DA.

As adaptações técnicas trazidas pelo Naval Group são notavelmente traduzidas em um radar multifuncional mais potente, ferramentas de comunicação reforçadas, três consoles adicionais para o Sistema de Gerenciamento de Combate SETIS® no centro de informações de combate (CIC), com capacidades de defesa aérea aprimoradas usando os mísseis Aster 15 e 30. Em poucos dias, a Alsace também receberá seu novo mastro, otimizado para aumentar o desempenho de detecção.

“Este nono lançamento está marcando a colaboração entre o Naval Group, a DGA, a OCCAr e a Marinha Francesa para produzir navios que se beneficiam do contínuo aprimoramento das fragatas FREMM já produzidas. Graças ao conhecimento dos riscos tecnológicos envolvidos, e a determinação e know-how das equipes do grupo, este é um novo desafio bem-sucedido. Explicou Nicolas Gaspard, diretor dos programas FREMM.

Além de garantir as mesmas missões de guerra anti-submarino do que a FREMM anterior, a FREMM DA Alsace terá o papel de garantir a defesa aérea das principais unidades: o porta-aviões Charles de Gaulle ou um porta helicópteros anfíbio, dentro de um grupo aeronaval ou anfíbio.

Fragata FREMM Auvergne durante sua construção em Lorient.

As equipes do Naval Group e seus inúmeros parceiros estão mobilizados para entregar as duas fragatas antiaéreas de defesa Alsace e Lorraine , respectivamente no primeiro semestre de 2021 e no segundo semestre de 2022.

Sete fragatas FREMM foram entregues entre 2012 e 2018. A Aquitaine em 2012, a Provence em 2015, a Languedoc em 2016, a Auvergne em abril de 2017 e a Bretagne em julho de 2018. A Normandie será entregue no verão de 2019 em conformidade com o planejamento contratual.

No lado internacional, o Marrocos recebeu a Mohammed VI em 2014 e o Egito a Tahya Misr em 2015.

Características técnicas da fragata FREMM DA

Fortemente armada, a FREMM DA Alsace utiliza os sistemas e equipamentos de armas de maior desempenho, tais como: o radar multifunções Herakles, os mísseis Aster 15 e 30 e Excocet MM 40 e o torpedo MU 90. Os desempenhos do seu sistema de combate são reforçados com o aumento das capacidades de radar e comunicação, um novo radar e electro-óptico, e um Sistema de Gestão de Combate SETIS® equipado com funções específicas de defesa anti-aérea.

Comprimento total: 142 m
Boca: 20 m
Deslocamento: 6.000 toneladas
velocidade: 27 nós
Tripulação: 119 (+ 14 para o DAE)
Alojamento: 165 homens e mulheres
Alcance: 6.000mn a 15 nós

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Naval Group



Sair da versão mobile