Naval Group lançou o 1º Navio de Contramedidas de Minas do programa belga-holandês rMCM

Em 29 de março de 2023, o primeiro dos doze navios de contramedidas de minas do programa belga-holandês rMCM, o M940 Oostende destinado à Marinha belga, foi lançado em Concarneau. A cerimónia de lançamento ocorreu na presença de Ludivine Dedonder, Ministra da Defesa da Bélgica, Kajsa Ollongren, Ministra da Defesa da Holanda, e Patricia Mirallès, Secretária de Estado dos Veteranos e da Memória da França. Neste mesmo dia, o Naval Group também bateu a quilha do terceiro dos doze navios, o M941 Tournai, destinado à Marinha Belga.

Este programa foi atribuído em 2019 à Belgium Naval & Robotics, consórcio formado pelo Naval Group e Exail, na sequência de uma competição internacional. O programa prevê o fornecimento à Marinha Belga e à Marinha Real Holandesa, doze navios de contramedidas de minas e cerca de uma centena de drones integrados dentro de uma caixa de ferramentas (Toolbox) que equipará os navios.

A primeira entrega está prevista para o final de 2024 em Zeebrugge, na Bélgica, com as entregas escalonadas até 2030.

Pierre Eric Pommellet, CEO do Naval Group disse: “Estou muito satisfeito por estar presente aqui em Concarneau, em nosso estaleiro parceiro Piriou, ao lado da Exail, para celebrar o progresso deste programa único que é a história de uma visão compartilhada para o futuro da guerra de minas e defesa naval europeia. Estamos trabalhando juntos para desenvolver esta solução de defesa revolucionária que servirá à soberania belga e holandesa e preparará o futuro das contramedidas de minas no domínio naval.”

Ludivine Dedonder, Ministra da Defesa belga, declarou: “Em um mundo em pleno andamento devido a convulsões geopolíticas, nossa cooperação é ainda mais estratégica. O conceito operacional desenvolvido pelas Marinhas belga e holandesa, são pioneiras no mundo e revolucionárias de várias maneiras. Este projeto, cujo primeiro navio é lançado hoje, mostra que a cooperação, a solidariedade e a inovação são valores fundamentais para a nossa segurança comum. Com este programa de renovação de nossas capacidades de contramedidas de minas, podemos nos orgulhar de nossa contribuição para a inovação de defesa, para enfrentar os desafios de segurança de nosso tempo juntos.”

Uma parceria industrial e europeia única

O Naval Group, como arquiteto geral e contratante principal, é responsável pelo projeto dos navios, pela integração geral e pelo teste e comissionamento do sistema de missão (sistema de combate e sistema de contramedidas de minas). A Kership, uma joint venture entre o Naval Group e a Piriou, é responsável pela produção dos doze navios montados em Concarneau e Lanester. Exail Robotics, como co-contratada, é responsável pelo sistema de drones não tripulados. A maioria desses drones será produzida na fábrica da Exail (Ostend, Bélgica). A manutenção dos navios será realizada na Bélgica em estreita colaboração entre a Marinha Belga e o Naval Group Belgium, com a assistência de seu parceiro Flanders Ship Repair.

O programa rMCM é também um elemento importante da Defesa Europeia. Este programa demonstra que os países europeus podem trabalhar juntos para definir suas necessidades e compartilhar uma solução destinada a se tornar uma referência no campo de contramedidas de minas, não apenas para as marinhas belga e holandesa, mas também para outras marinhas da Europa e do mundo.

O Tenente Comandante (1LV) Renauld Hock, chefe do programa binacional: “Hoje, comemoramos o lançamento do M940 Oostende, primeiro navio da Classe City, e o batimento de quilha do M941 Tournai, terceiro da classe e segunda embarcação belga. Estes foram dois marcos importantes em nosso programa binacional de rMCM.

A partir de agora, é uma abordagem com todas as mãos no convés, um novo navio será lançado aproximadamente a cada seis meses, sendo que o primeiro navio holandês está programado para este outono. A construção das plataformas número 3 e 4 também já começou. Além disso, este ano planejamos a colocação em operação da primeira embarcação e os testes da caixa de ferramentas, essencial para esta nova capacidade da rMCM.

A Bélgica e a Holanda estão convencidas de que a Classe City é o melhor caminho a seguir na Guerra Naval de Minas: um verdadeiro sistema de sistemas não tripulados que abrirá o caminho para todas as marinhas modernas.”

Bélgica, um centro industrial de excelência para Naval Group e Exail em contramedidas de minas

No âmbito desta parceria estratégica, Naval Group e Exail estão desenvolvendo suas presenças na Bélgica através de estruturas dedicadas, Naval Group Belgium e Exail Belgium. O valor acrescentado da indústria belga é maximizado através do programa rMCM, desde a concepção, fases de desenvolvimento e suporte operacional, principalmente por meio de operações de aquisição e subcontratação com empresas belgas em equipamentos críticos de navios. Como exemplo, a Exail Belgium desenvolverá, produzirá, montará e qualificará a caixa de ferramentas na Bélgica.

O envolvimento da indústria belga no programa também diz respeito a projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), realizados na Bélgica para preparar o futuro das contramedidas de minas. Em 28 de abril de 2022, o Naval Group inaugurou o MCM Lab e o Cyber Lab, dois laboratórios colaborativos de P&D criados em sua subsidiária Naval Group Belgium. Os Labs reúnem parceiros institucionais, industriais e acadêmicos belgas para desenvolver as inovações de amanhã no campo de contramedidas de minas e segurança cibernética.

Uma embarcação resiliente e uma caixa de ferramentas de última geração

Essas embarcações especializadas e com segurança cibernética por projeto de contramedidas de minas (MCM) são as primeiras a ter a capacidade de embarcar e lançar uma combinação de drones de superfície (eles próprios navios de 12 metros e 18 toneladas), drones subaquáticos e drones aéreos. Os navios de contramedidas de minas usarão um sistema principalmente autônomo para detecção, classificação e neutralização de minas. Podem resistir a explosões subaquáticas e possuem assinaturas acústicas, elétricas e magnéticas muito baixas, de acordo com as missões a serem realizadas.

A solução adquirida pelas Marinhas belga e holandesa é uma mudança completa de paradigma na forma como as minas são combatidas, adotando uma posição remota (stand-off) que reduz o risco para o pessoal e o navio-mãe , permitindo um aumento substancial na velocidade de cobertura de áreas minadas.

Essas embarcações de contramedidas de minas têm as seguintes características:

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile