Para o comandante da ALFOST, a discrição dos submarinos franceses não será questionada tão cedo




Por Laurent Lagneau

Lançado em 12 de julho em Cherboug, o submarino de ataque nuclear SNA Suffren, o primeiro de uma série de seis, será tão barulhento submerso quanto um cardume de camarões, apesar de suas 5.300 toneladas. Em outras palavras, será dez vezes mais silencioso que os SNAs da classe Rubis, atualmente em serviço.

SNA Suffren – Classe Barracuda

O que torna uma tarefa difícil para aqueles que vão tentar localizá-lo com seus sonares ou sonobóias. No entanto, não está excluído que outras técnicas de detecção sejam usadas no futuro. Por exemplo, a China lançou o projeto “Guanlan”, que visa desenvolver um satélite LIDAR (Laser Imaging Detection and Ranging) e um radar de micro-ondas para detectar objetos submersos até 500 metros de profundidade. Esta solução funcionará?

Quando escrevia em seu blog, antes de assumir as rédeas da Defense Innovation Agency [AID], Emmanuel Chiva expressou dúvidas. “Os LIDARs podem ser difratados, especialmente quando eles atravessam ambientes de diferentes temperaturas ou salinidade. Experimentos conduzidos pelos Estados Unidos e pela Rússia não foram conclusivos além de 200 m de profundidade”, disse ele. Em qualquer caso, o almirante Bernard-Antoine Morio de L’Isle, comandante das forças submarinas e da força oceânica estratégica [ALFOST], obviamente não está preocupado. Pelo menos por enquanto.

SNA Perle – Classe Rubi Foto MN

“O mar é um meio opaco. A partir do momento em que você atinge cem metros de profundidade, você não é mais visto da superfície. Para não ser visto, basta mergulhar e ficar imerso. Depois, há o ruído irradiado, cuja propagação está diretamente relacionada às regras imutáveis ​​da propagação das ondas sonoras na água. Essas regras não mudarão”, explicou o ALFOST, durante uma recente audiência parlamentar. “Por exemplo, para uma fragata multi-missão que está no inverno no Mediterrâneo, onde a água está a 13 graus na superfície e abaixo  ou seja, em um ambiente muito homogêneo, o navio será capaz de detectar a distâncias de até 150 quilômetros. Se fizer a mesma operação em setembro, a água estará muito quente na superfície e sempre a 13 graus na parte inferior, então terá apenas alguns milhares de metros de detecção em alcance direto. As profundezas subaquáticas continuarão, portanto, ainda muito opacas”, acrescentou o oficial.

No entanto, multiplicando os meios de escuta e, especialmente, a qualidade dos sonares, a probabilidade de uma detecção aumenta. “Mas na escala de distâncias de que se fala, três dias para ser diluído no equivalente da superfície do França, sete dias na superfície da Europa, a invulnerabilidade está assegurada”, garantiu o comandante do ALFOST. Sendo esse o caso, o programa Guanlan é um exemplo, as técnicas de detecção não serão necessariamente baseadas em sistemas acústicos no futuro. Mas, claro, estudos estão sendo realizados em novas técnicas de detecção não acústica. Nós os avaliamos sistematicamente pela DGA [Diretoria Geral de Armamento] que faz protótipos e analisa como funciona”, disse o almirante Morio de l’Isle.

Submarino classe Barracuda

“Você provavelmente já ouviu falar sobre a ionização das partículas ou a altura das ondas associadas a submarinos submersos. Estes sistemas só funcionam em áreas muito pequenas quando trabalham. Resumindo: “diga-me onde você está e eu vou te encontrar”. Estes sistemas devem ser focalizados, isto é orientados, de antemão, “relativizados disse o ALFOST em frente aos deputados. “Todos os sistemas um pouco exóticos precisam ser direcionados para identificar. Mas estamos estudando-os porque não devemos negligenciar nada nesta área “, concluiu.

FONTE: Opex.360

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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