PHM ‘Atlântico’ (A 140) passa a ser subordinado ao Comando de Operações Navais

Marinha realiza Cerimônia de Transferência de Subordinação do PHM “Atlântico” para o Comando de Operações Navais

Ministro de Estado da Segurança Pública, Sr Raul Jungmann, Comandante da Marinha, AE Eduardo Bacellar Leal Ferreira e o Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Sergio W. Etchegoyen 

Por Luiz Padilha

Em cerimônia realizada hoje no AMRJ, o Porta-Helicópteros Multipropósitos Atlântico (A 140) foi transferido da Diretoria-Geral do Material da Marinha (DGMM) para o Comando de Operações Navais (ComOpNav).



A cerimônia militar foi presidida pelo Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, Comandante da Marinha e contou com as presenças do Ministro de Estado da Segurança Pública, Sr Raul Jungmann e do Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR), o General de Exército Sergio W. Etchegoyen.

Incorporado à Marinha do Brasil em 29 de junho deste ano, em Plymouth, Reino Unido, o navio iniciou viagem em direção ao Brasil no dia 1º de agosto e chegou ao Rio de Janeiro, seu porto sede, no dia 25 do mesmo mês. Durante a sua travessia, o navio fez uma escala no porto de Lisboa, Portugal.

       

Na chegada ao Brasil, o PHM Atlântico passou por uma Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) na área marítima ao sul de Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, sendo homologado para realizar operações aéreas, marco fundamental para o início de seu ciclo operativo. A transferência de subordinação do PHM Atlântico deve-se ao fato de ser o Setor do Material o responsável por gerir, coordenar e executar a obtenção de meios navais, enquanto o Setor Operativo é o responsável pelo emprego adequado dos mesmos, contribuindo, assim, para o cumprimento das atribuições da Marinha do Brasil.

       

A obtenção do PHM Atlântico agrega importante valor à Marinha do Brasil no cumprimento das tarefas de controle de áreas marítimas e de projeção de poder sobre terra.

O navio é comandado pelo Capitão de Mar e Guerra GIOVANI CORRÊA e conta com uma tripulação de 431 militares.



Sair da versão mobile