Programa da classe Hobart AWD da Marinha australiana avança

A Lockheed Martin concluiu com êxito o desenvolvimento e teste do programa de computador Aegis para a classe Hobart (AWD) Air Warfare Destroyer da Royal Australian Navy  Marinha,após a aprovação da Marinha dos EUA.

Os testes de duas semanas foram realizadas na base de testes da marinha, Vice Admiral James H. Doyle Combat Systems Engineering Development Site, em Nova Jersey,EUA.

Doug Wilhelm, diretor do programa de negócios internacionais do sistema Aegis  da Lockheed Martin disse: “o sistema de armas Aegis permite as marinhas ao redor do mundo proteger os seus cidadãos e suas nações de ameaças em constante evolução.”

O sistema de combate Aegis será equipado para operar o sistema RAN afim de combater ameaças simultâneas de submarinos, navios de superfície e aeronaves. Trabalho no âmbito do programa será realizado em Moorestown, New Jersey, EUA. Desenvolvido pela Aliança Air Destroyer Warfare, o AWD é um derivado do projetoF105 espanhol.

Dois lançadores de torpedos Mk32 Mod 9  serão instalados em compartimentos especiais nos bordos do navio, em cada um dos três AWDs.

Capaz de realizar operações simultâneas em um ambiente de alta intensidade, as fragatas da classe Hobart irão também realizar missões que incluem defesa anti-aérea, anti-superfície, anti-submarino e fogo de artilharia naval.

Os destróieres também podem ser enviados em apoio às operações policiais, servindo como defesa e auxílio à comunidade civil, coleta de dados ambientais, e realizar as funções de salvamento e diplomacia.

O primeiro AWD , HMAS Hobart, está programado para ser entregue em dezembro de 2014, enquanto os outros dois, HMAS Brisbane e HMAS Sydney, estão programadas para 2016 e meados de 2017, respectivamente.

Também conhecido como MAR 4000, o programa AWD destina-se a entregar navios multifunção para substituir os FFGs existentes da Royal Australian Navy.

Cerca de 100 navios equipados com o sistema Aegis, estão em serviço com as marinhas de guerra do Japão, Noruega, República da Coreia e Espanha, além de os EUA.

FONTE: Naval Technology

Sair da versão mobile