A Marinha dos EUA lançou no último dia 5 de maio, o USNS Cesar Chavez (T-AKE 14) da classe Lewis and Clark.

O estaleiro NASSCO recebeu um contrato adicional para a construção do USNS Medgar Evers (T-AKE 13) e do T-AKE 14 em 2010, como parte do programa da Marinha de aquisição de 14 navios T-AKE ( navio de carga e munição seca), no valor de um valor total de US $ 3,7 bilhões.

Batizado em homenagem ao mexicano-americano Cesar Chavez, ativista de direitos civis da Marinha dos EUA, o T-AKE 14 será utilizado pelo Military Sealift Command (MSC), principalmente para transporte de equipamentosdo Corpo de Fuzileiros Navais no exterior.

O navio com 689 pés de comprimento, tem capacidade para dar suporte aos porta-aviões nucleraes e seus tripilantes, podendo operar de forma independente por longo período no mar, realizando a função de transporte de  suprimentos  e ajuda humanitária.

Os navios de carga de munição são projetados para oferecer uma capacidade de carga de mais de 10.000 t, que incluem alimentos, munição e combustível.

Alimentado por um sistema de propulsão diesel-elétrica de eixo único , os T-AKE têm uma capacidade de deslocamento de 42.000 t e podem navegar a uma velocidade máxima de 20 nós.

Classificado como navios da Força de Logística de Combate (CLF – Combat Logistics Force), os T-AKE’s irão substituir a envelhecida frota da  MSC, incluindo navios da classe Kilauea, Mars e Sirius.

A Marinha dos EUA recebeu recentemente o USNS Medgar Evers (T-AKE 13) da GD NASSCO, enquanto o USNS Cesar Chavez será entregue à Marinha dos EUA no quarto trimestre de 2012.

Dos 14 navios, 11 irão servir como navios CLF e os três restantes serão parte da Força de pré-posicionamento Marítimo.

FONTE: naval-technology

FOTO: General Dynamics

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.