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Home Naval

Angola compra o porta-aviões espanhol ‘Príncipe de Asturias’

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
02/12/2013 - 09:28
em Naval
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Príncipe de Asturias

Por Guilherme Wiltgen

Ao que tudo indica, a Angola fechou a compra do porta-aviões Príncipe de Asturias com o Governo espanhol, e ainda se comprometeu em adquirir navios patrulhas que também deram baixa da Armada espanhola (P-27 Ízaro, P-61 Chilreu, F-32 Diana) e o navio de desembarque de carros de combate L-42 Pizarro (ex-USS Harlan County LST-1196).

A venda se concretizou após a visita de uma delegação composta por almirantes angolanos, que foram conhecer o estado em que se encotra o navio. Esta mesma delegação foi recepcionada pela Navantia, com o objetivo de apresentar como e onde seriam feitas as adaptações e a modernização do porta-aviões.

A Armada espanhola foi procurada por um jornal espanhol para comentar sob a venda do navio, mas o porta voz somente informou que foram contatados vários países, inclusive a Angola, não fornecendo mais informações.

Caso as negociações para venda do navio não fossem concretizadas, ele seria vendido como sucata.

FONTE: ECD

Tags: AngolaArmada de EspañaMarinha angolanaPorta AviõesPríncipe de Astúrias
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Comentários 33

  1. Marcelo says:
    11 anos atrás

    Putz mas ja é uma grande ajuda, e com muitas ambiçoes econômicas …

    Responder
    • Hamilton Mendes says:
      11 anos atrás

      Que comentário sem fundamento. Nem um país do mundo faz diplomacia sem interesse econômico mais a frente e obviamente o Brasil não seria diferente. O que nos motiva é o fato de que Angola é um país que na avaliação de muitos organismos (Bco Mundial por exemplo) mantido o ritmo de expansão atual por mais uma década se tornará o 3o ou até mesmo o 2o PIB africano o que significa consumo elevado e muita aquisição de tudo que formos capazes de vender …

      Responder
  2. marcelo says:
    11 anos atrás

    Marcelo, o Brasil (digo alguém do desgoverno federal) esta remetendo dinheiro para fora, com esta “politica de boa vizinhança” para os tolos enxergarem…
    De equipamentos para a Namíbia, foram a corveta V23 PURUS, “reformadinha”, um NAPACO classe Grajau, e dois de 22m , pode considerar como navios de guerra?

    Responder
  3. Gilberto Rezende-Rio Grande/RS says:
    11 anos atrás

    Outro exemplo da ambição angolana de suplantar a Nigéria…

    Ser o maior exportador de petróleo da África suplantando a …. NIGÉRIA…

    http://www.polonavalrg.com/index.php?n_sistema=3063&id_noticia=Nzg0&id_area=Ng==

    Responder
  4. NUNES-NETO says:
    11 anos atrás

    Marcelo, viajou legal,de onde vc tirou esses “aliados “do Brasil, quem te disse que os países africanos são aliados do Brasil?Com que o Brasil ia entra em guerra?Se for com a china, EUA estamos fu…dos

    Responder
    • Marcelo says:
      11 anos atrás

      Rapaz essa é politica desse governo Politica de ” Boa vizinhança” o Brasil num ajudou a Namíbia? Vai saber se não estar fazendo o mesmo com a Angola..

      Responder
    • Gilberto Rezende-Rio Grande/RS says:
      11 anos atrás

      Angola tem LAÇOS étnicos com o Brasil (boa parte da população negra do Brasil veio de lá e somos países lusófonos.

      Com o fim da guerra civil angolana em 2002, Angola é um Eldorado Africano onde o país com recursos minerais, petróleo e diamantes agora em paz quer desenvolver-se e prosperar e inúmeras empresas brasileiras estão CORRENDO para se instalar e fazer negócios em Angola…

      O Governo Brasileiro oferece vaga para estudantes angolanos e vagas para oficiais nas escolas de formação militar no Brasil….

      Só que NADA disto sai na imprensa BRASICANA de São Paulo…

      Responder
  5. Alexandre says:
    11 anos atrás

    Será que Angola vai comprar os Harriers para operar, assim como era ?
    O offset do convés de vôo é de apenas 173 mts, o que significa que só pode operar
    Vstol.A Filipinas ia pagar bem mais caro, mas falhou as negociações.No Mês de
    Dezembro ele já ia ser desmantelado.Talvez seja um tiro no pé ou um delírio de grandeza
    de Angola.Alto custo operacional, por pouco ou nenhum ganho. Talvez o desejo de ser o
    macho alfa da região. Dinheiro o país tem, bem mal dividido, mas os que tem é quem
    está no poder, não se surpreendam se fecharem compras surpresas bem próximas, esperem e verão.

    Responder
    • Adriano says:
      11 anos atrás

      Alexandre.
      Creio que eles devem usar com helicopteros, estando bem equipados dariam um bom serviço para a Angola se tornar o macho Alfa em boa parte da costa africana.

      Responder
  6. Marcelo says:
    11 anos atrás

    O Brasil ele está presente economicamente na África disputando sua inluência naqueles países contra a CHINA. Para isso nós estamos vendo o Brasil doando equipamentos militares para as Forças Armadas dos países da África , que irá beneficiar o Brasil na defesa do Atlântico Sul ( e em uma possível guerra) tendo suas fronteiras de outros países em volta da América Latina bem protegida com seus aliados e ficaria dificil manter navios de guerra para poder ficar atracado na África sendo que os países africanos são aliados do Brasil! E isso têm dedo da PETROBRAS , VALE e ODEBRETCH não só na Angola mas em todos os países da África … Muito suspeito o Brasil indo lá reforçando laços econômicos e militares com estes países ! ISSO É JOGADA POLÍTICA E ECONôMICA ESTÁ EVIDENTE !!

    Responder
    • fernandobill says:
      11 anos atrás

      Marcelo,acho o Brasil não tem nada a haver com esta compra.O Brasil ,mal consegue resolver seus problemas de aquisições militares.Isso de achar que o Brasil está por trás disso é mera especulação.

      Responder
    • Alexandre says:
      11 anos atrás

      Em falar em China peço permissão dos autores desse site para colocar um link angolano que fala da influência da China em Angola, muito interessante a materia…http://www.angonoticias.com/Artigos/item/40514/o-milagre-angolano-o-factor-chines-e-o-balao-de-oxigenio

      Responder
      • fernandobill says:
        11 anos atrás

        E o Brasil perdoando dívidas,fazendo financiamento sob sigilo.
        Acho que o Brasil é visto como trouxa pelo outros países.
        Acha que vai conseguir algo doando aviões,e mais beneficios.Que política barata.

        http://www1.folha.uol.com.br/poder/1259471-brasil-coloca-sob-sigilo-apoio-financeiro-a-cuba-e-a-angola.shtml

        Responder
        • Hamilton Mendes says:
          11 anos atrás

          A corrente de comércio brasileira com a Àfrica multiplicou-se por um fator superior a 10. Para que se tenha um mínimo referencial a China faz o mesmo que o Brasil mas com intensidade maior (lá não há Internautas de plantão fazendo patrulhamento ideológico, jornalões de direita a tentar a confundir a população, etc) e moral da história: já exporta mais de US$ 100 bilhões para a África. Entre os investimentos consta a inauguração de Embaixadas e Consulados a ponto de se tornar o segundo país em número de representações diplomáticos naquele continente. Quando o Brasil começou a recuperar o terreno no governo Lula ouviu-se críticas (sandices na realidade) de todo o lado como se fôssemos os únicos a nos mexer.

          Responder
  7. Paulo says:
    11 anos atrás

    Minha duvida é o que eles vão operar nesse P.A.

    Responder
  8. Adriano says:
    11 anos atrás

    Nunca imaginei que leria isto na minha vida: Angola com uma marinha capitaneada por porta-aviões. Achei muito legal isto, agora o Atlântico Sul tem 2 nações com Porta-aviões, isto é um fato militar e político bem importante para a nossa região com desdobramentos futuros, tem dedo do Brasil com certeza.
    Espero que seja verdade e os angolanos fizeram bem.

    Responder
  9. fernandobill says:
    11 anos atrás

    Vejo esta compra mais como ato de dissuasão do que outra coisa.Se nossa marinha tem problemas em operar o A 12,imagino que a Angola os terá tbm com este PA,pois a sua Marinha deve contar com menor orçamento do que a Marinha Brasileira.

    Responder
  10. PRAEFECTUS says:
    11 anos atrás

    Sr. Guilherme Wiltgen,

    se me permite, seria oportuno se houvesse interesse por parte de vocês, disponibilizar um email para que os leitores possam colaborar com o Site enviando sugestão de matérias.

    Creio que seria proveitoso para o engrandecimento do Site e obviamente do conhecimento de seus leitores.

    Agradeço desde já a atenção despendida!!!

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      11 anos atrás

      Prezado Praefectus,
      Os nossos e-mail’s estão disponibilizados na última aba superior a direita (Quem Somos):
      wiltgen@defesaaereanaval.com.br
      padilha@defesaaereanaval.com.br
      Toda a colaboração será sempre muito bem vinda!
      Abraços,

      Responder
    • Hamilton Mendes says:
      11 anos atrás

      Caro, não se trata de uma decisão de Governo (atual ou algum dos anteriores). Típico comentário de pessoa desinformada e que se manifesta na base da suposição com fundamento ideológico. Qualquer pessoa com um mínimo de informação sabe que no Brasil a grande mídia (cuja opinião é muito cara para todos os governos pós CF 88 e não faz sentido esperar que um governo petista aja de forma diferente) de forma totalmente demagógica trudicidaria (ou trucidará) o Presidente que ousar defender que um País como o Brasil deve considerar a Defesa nacional um tema importante a merecer investimentos (e que tal decisão não pode esperar o equacionamento das múltiplas carências de cunho social).

      Responder
  11. Marcelo says:
    11 anos atrás

    Do jeito que a coisa está, só falta a o (des) governo do “b”rasil pedir para Angola fazer a patrulha do Atlântico Sul…
    Vamos ter que ouvir isto, a Marinha de Angola controla o Atlântico Sul com seus modernos equipamentos navais…

    Responder
  12. Gilberto Rezende/RS says:
    11 anos atrás

    Angola com certeza deve ter o seu pré-sal e é pouco provável que a Marinha do Brasil tenha algum papel maior de ajuda a esta nova Marinha Angolana face nossa relação anterior e intensa com a Namíbia.

    Na África como continente, Angola é apenas o sexto maior PIB (66º no mundo), atrás de Africa do Sul (25º), Egito (26º), Nigéria (30º), Argélia (49º) e Marrocos (58º)…

    Deve-se considerar que Angola deve estar com esta iniciativa desafiando a liderança da Nigéria como maior nação da Africa Negra, pois Africa do Sul é ainda poder à parte e Egito, Marrocos e Argélia fazem parte mais da África árabe.

    Além disso Angola deve nas próximas décadas aumentar substancialmente seu PIB pois com o fim de 4 décadas de guerra civil o país (2002) pode finalmente construir a infraestrutura e recuperar parte do atraso de desenvolvimento em relação as demais nações africanas PROVAVELMENTE passando a Argélia em 10/15 anos e visando alcançar num futuro a médio prazo um PIB próximo ou mesmo chegar a ser o terceiro PIB africano passando a Nigéria.

    Agora FRED nem a PAU os EUA venderiam seus F-35B para um país governado pelos herdeiros políticos dos comunistas do MPLA e que a bandeira atual vermelha e preta tem uma estrela, um Machete e um setor de engrenagem colocados ao centro bem ao estilo da foice e martelo da extinta USSR…

    Vamos ver a REAÇÃO da Nigéria e da Namíbia a esta ação angolana de querer constituir-se como Poder Naval dominante na costa oeste da África…

    Com ou sem a colaboração brasileira, o poder Naval angolano se bem constituído com estes meios passe ser um fator a ser considerado no atlântico sul na área de interesse brasileira.

    http://www.angonoticias.com/Artigos/item/37607/angola-pretende-ajuda-do-brasil-para-criacao-da-industria-militar

    http://www.mar.mil.br/menu_h/noticias/ComForSup/visita%20_cm_angola/cm_angola.html

    http://www.infodefensa.com/latam/2013/02/19/noticia-brasil-busca-ampliar-sua-influencia-na-africa-com-viagem-oficial-de-amorim-a-namibia-e-angola.html

    Responder
    • Fred says:
      11 anos atrás

      Gilberto,
      F-35 foi foi só uma hipótese irônica….

      Responder
  13. Marcelo says:
    11 anos atrás

    Aí tem…..

    Responder
  14. Nelson Lima says:
    11 anos atrás

    Estou impressionado. Será que Angola guarda algum pré-sal também? Algo me diz que o Brasil está por trás dissto!

    Responder
    • justin says:
      11 anos atrás

      Também penso assim,Nelson.

      Responder
    • Fernandes says:
      11 anos atrás

      Não só tem um pré sal como há uma suspeita que os EUA já negociaram secretamente as autoridades angolanas a exploração “exclusiva” desse petróleo. Por isso q os EUA não fizeram ofertas no leilão do pré-sal brasileiro, pois já garantiram o óleo do outro lado do atlantico!

      Responder
  15. Fred says:
    11 anos atrás

    Comprou Harrier V/STOL também?
    Ou Talvez atue mais como um porta helicópteros…

    Agora, se Angola conseguir colocar uns F-35 V/STOL em cima do Príncipe de Asturias, humilha geral…

    Responder
  16. mauricio matos says:
    11 anos atrás

    Os angolanos invejaram de nós vocês tem um que só fica ancorado compraram um também vai ser disputa danada quais dos dois entra em operação primeiro.

    Responder
  17. rogerio says:
    11 anos atrás

    Deixa ver, comprou equipamento militar COM DINHEIRO PERDOADO DO BRASIL

    Responder
  18. William says:
    11 anos atrás

    Um detalhe interessante:

    “A baixa do porta-aviões foi apressada nos últimos meses, por duas razões: A primeira é o seu alto custo de manutenção”….

    http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=14468

    Será que não estão comprando algo que sera uma espécie de A-12?

    Bom, eles devem saber o que estão fazendo.

    Responder
  19. William says:
    11 anos atrás

    Em tempo: angolas = angolanos

    Responder
  20. William says:
    11 anos atrás

    “Caso as negociações para venda do navio não fossem concretizadas, ele seria vendido como sucata.”

    Sem querer ofender porque respeito muito os angolas, mas, o lixo de uns pode ser o luxo de outros…. eu entendo, tudo tem que ter um começo… é quando compramos nosso primeiro carro ou moto (no meu caso)…. depois de um tempo você só aceita se for zero km!

    []s.

    Responder

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