Em um vídeo recente divulgado pelas Forças Armadas Iranianas, seus drones são vistos mantendo vigilância rigorosa de porta-aviões americanos e navios aliados posicionados em águas do Oriente Médio. As imagens também mostram como veículos aéreos não tripulados iranianos estão rastreando várias aeronaves dos EUA.
A presença de drones das forças armadas iranianas ao redor de navios dos EUA e de outros aliados não é novidade. Imagens e fotografias semelhantes foram divulgadas por Teerã nos últimos anos para demonstrar as capacidades de vigilância e o alcance oferecidos por seus veículos aéreos não tripulados, quase todos desenvolvidos localmente. Atualmente, não se sabe se a sequência lançada recentemente é atual.
O vídeo divulgado pela Guarda Revolucionária Iraniana mostra pelo menos um porta-aviões da Marinha dos EUA, bem como um contratorpedeiro da classe Arleigh Burke e um cruzador da classe Ticonderoga, embarcações provavelmente parte de seu Grupo de Ataque. Drones iranianos também conseguiram capturar imagens de um barco patrulha da classe Cyclone da Marinha dos EUA, bem como de uma fragata da classe La Fayette, provavelmente uma das três unidades operadas pela Marinha Saudita.
Drones iranianos também capturaram a atividade de várias aeronaves da Marinha dos EUA, incluindo caças-bombardeiros F/A-18E/F Super Hornet, aeronaves de alerta antecipado E-2 Hawkeye e helicópteros Seahawk. Em algumas sequências, caças e helicópteros dos EUA parecem estar voando muito perto de drones iranianos, como já aconteceu no passado.
Vale lembrar o que aconteceu em dezembro de 2023 , quando as Forças Armadas Iranianas divulgaram imagens e um vídeo semelhante ao de algumas horas atrás. Entretanto, naquela ocasião, o Comando Central dos EUA foi rápido em publicar uma fotografia do drone Mohajer-6 que havia voado convenientemente sobre a formação naval da Marinha dos EUA. Esta fotografia foi tirada de um helicóptero Seahawk e a presença sugestiva do sistema de disparo de uma metralhadora no quadro.
Mais uma vez, está provado que a Marinha dos EUA toma todas as precauções, principalmente quando seus grupos de ataque navegam em águas restritas, como o Golfo Pérsico, o Golfo de Omã e o Mar Vermelho. No caso do Irã, é comum que suas forças armadas utilizem lanchas e veículos aéreos não tripulados de todos os tipos.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Zona Militar
Uma vez que a estratégia iraniana no Oriente Médio ruiu com a aniquilação do chamado “eixo da resistência”, apenas resta ao regime dos aiatolás a provocação barata
Muito provavelmente esses drones também estavam sendo monitorados pelos navios da US Navy…
Sim, estavam!
Além dos F-18, tinha o MH-60R armado voando em ala com o drone.
Não passa sinal de WiFi quando a autodenominada “marinha mais poderosa do mundo” navega pelas águas do Golfo Pérsico…rs!
Autodenominada, ou mundialmente reconhecida como tal?
Enquanto isso a marinha da autodenominada “segunda maior potência militar do mundo” foi neutralizada no mar negro por um país que sequer marinha tem kkkk