Por Victor Barreira
A Força Aérea Brasileira (FAB) receberá apenas duas das três aeronaves Airbus Defence and Space C295 de busca e salvamento (SAR), que foram ordenados e que se juntarão aos outros 12 C925 adquiridos através do programa CL-X2.
A aeronave, localmente designado como o SC-105 Amazonas, irá realizar missões SAR pelo Esquadrão Pelicano baseado na base aérea de Campo Grande.
Três aeronaves foram ordenados em 30 de Abril de 2014 por 191.2 milhões de euros, disse a FAB ao IHS Jane anteriormente. A Airbus disse mais tarde que o contrato incluía além das aeronaves, um pacote de apoio de cinco anos.
Não está claro ainda porque a FAB vai comprar um aeronave a menos, as limitações de orçamento podem ter sido uma das razões.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: IHS JANE’S
Pensava que estes viriam com Winglets. Lembro de ter lido que os novos SC-105 Amazonas seriam C-295W.
Eu também, mas acho que virão iguais aos chilenos
Melhor se fossem 3, é claro. Mas 2 substituem, com vantagens, as 2 que operam hoje no Pelicano e são versões adaptadas, com kits SAR, do C-105 de transporte. E além dessas 2 unidades especializadas que receberemos a partir de 2017, continuaremos contando com os 2 kits SAR que hoje são usados e que, em caso de necessidade, poderão ser instalados em outros 2 C-105.