leal

Comandante da Marinha acionou o alarme de imersão dando início à transferência da última seção do casco resistente

A Marinha do Brasil avançou em mais uma etapa no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). No dia 2 de setembro, a Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (NUCLEP) entregou à Itaguaí Construções Navais (ICN), a última seção do casco resistente do primeiro Submarino Convencional (S-BR1), o Submarino “Riachuelo”.

A Cerimônia de entrega da seção, presidida pelo Comandante da Marinha, o Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, marcou a conclusão da primeira fase de construção do Submarino “Riachuelo”.

Essa entrega permitirá que todas as seções do casco resistente passem agora pela fase subsequente de instalação de equipamentos e sistemas. O casco resistente é composto de seções cilíndricas reforçadas estruturalmente para suportarem a máxima pressão de operação do submarino.

O PROSUB é uma parceria firmada entre o Brasil e a França e prevê, entre outros pontos, a transferência de tecnologia necessária à construção de quatro submarinos convencionais diesel-elétrico e submarino com propulsão nuclear.

FONTE: Nomar

 

33 Comments

 

  1. 12/09/2015  12:07 by Topol Responder

    Vamos lá, nos saímos bem na primeira fase da missão agora é continuar o trabalho com seriedade sem olhar para traz, com foco no objetivo que é assimilar todo o conceito construtivo dos sub convencionais, finalizar as obras do estaleiro e da base naval.

    Parabéns a Marinha do Brasil.

  2. 11/09/2015  15:47 by filipe Responder

    Apesar de tudo o Brasil está se rearmando bem .

  3. 10/09/2015  22:54 by Andre Responder

    Pensei que ja tivessem equipado os cascos com os sistemas e que ja iria ser levado para o estaleiro. Tem muito chão ainda pela frente! Mas não deixa de ser uma boa noticia.

  4. 10/09/2015  22:53 by Pantaneiro Responder

    Mais uma boa notícia. Bom só pra recordar, efetivação do contrato do Gripen NG, compra do Siroco, mais dois helicópteros H-225M entregue às nossas forças armadas, salvo engano já são 18, doze helicópteros MI-35, KC-390, mais de duzentos Leopart 1 A5, trinta e quatro Gerpard 1 A2, guaranis, astros 2020, compra das bombas, quatro Scorpenes, sub nuc, tres navios patrulhas, veículos Marruas, caminhões, cozinhas de campanha, pontes inglesas, novo fuzil 5.56, não vou citar as baterias anti-aéreas porque ainda não foram adquiridas, se esqueci de alguma coisa me lembrem por favor.
    Não é o ideal, mais não é pouco não, pra quem não tinha rancho em um passado não tão distante.

    • 11/09/2015  18:33 by Felipe Responder

      Zzzzzzzzzzzzzz

      • 11/09/2015  21:14 by Pantaneiro Responder

        Felipe. Moço não sei o por quê dessa antipatia gratuita, nunca fiz qualquer referência a seus comentários. Respeito as opiniões dadas e escrevi no MEU comentário apenas fatos verdadeiros.

  5. 10/09/2015  22:07 by Popeye Responder

    Concordo César Pereira, um plano de nação, com projetos obrigatórios e com datas específicas para as suas conclusões, que não dependam de partido A ou B para que se realizem,. Até por que aquele partido que lá já esteve e que nada x nada fez pelas nossas forças armadas, parece estar querendo voltar.

    • 10/09/2015  23:08 by César Pereira Responder

      É verdade meu caro Popeye ,este tal partido esta se aproveitando da situação e de alguns idiotas úteis para tomar de assalto o comando de um governo que foi conquistado nas urnas,de forma democrática,demonstrando total desdém pelo estado democrático que foi conquistado a duras penas !

      • 11/09/2015  10:05 by Celso Responder

        Cesar, so mais comentario...eu ainda nao vivo num pais ou estado democratico...estamos longe disso e poderiamos citar inumeros exemplos e q ai estao diairiamente publicados em toda a midia.........a maioria neste pais sequer sabe a melhor definicao do termo CIDADANIA.....cumpre ao estado informar e educar melhor a populacao para q estes saibam extamente o q devem cumprir e o q esperar dos seus politicos..mas isso tbm nao acontece........ta tudo errado ainda.....Sds

  6. 10/09/2015  21:31 by César Pereira Responder

    O BRASIL precisa ter é um PROJETO DE NAÇÃO,que não dependa de partido no poder,com metas a serem seguidas,com cronogramas,que nos possibilitem prever melhor o nosso futuro !
    Sem cronogramas e metas sérios estaremos sempre na deriva e vivendo na incerteza, os problemas do país todos já sabemos quais são,basta vontade política para combate-los !

    • 11/09/2015  10:02 by Celso Responder

      Cesar, o Brasil tem dezenas de projetos no ambito de governanca e investimentos, nao se discute isso dessa forma. Mas o q vale mesmo eh a qualidade e o direcionamento cirreto em atingir estes objetivos. Mais uma vez e como sempre a dezenas de anos, vemos q nem 30 % desta ambicao ou vontade se concretiza tal qual esta no papel e as razoes ja sabemos. Agora o pqe tbm sabemos e a palavra correta chama-se DESPERDICIO eDESVIOS de todas as formas. Este assunto eh muiyo bom para ser debatido e os exemplos estao ai aos milhares.......muito destes ditos projetos futuros ainda nem sairam do papel e continuam a ser anunciados coo a salvacao da patria e ja gastando milhoes......................................Sds

  7. 10/09/2015  20:28 by Henrique Responder

    Alguém sabe informar às quantas andam o combate ao contrabando/exploração de nióbio na região Norte do Brasil? Se bem explorado poderia ser a nossa salvação, uma vez que não podemos depender apenas da exploração petrolífera...ja que em termos mundiais temos a maior jazida.

  8. 10/09/2015  17:44 by oseias Responder

    Talvez seja o caso da marinha já ir procurando uma substituta para a Odebrecht, eventualmente uma construtora francesa mesmo, para tentar afastar o Prosub da lava-jato.

    • 10/09/2015  21:00 by Leonardo Rodrigues Responder

      Oseias a Odebrecht é contratada da DCNS não tem ligação direta com a Marinha.

  9. 10/09/2015  17:42 by Celso Responder

    Os maiores inimigos de nosso pais estao aqui dentro mesmo....seu povo iganareo, seus governantes corruptos, seus empresarios e banqueiros verdadeiros deuses da USURA e sangue sugas do povo em geral.....enfim......tratemos dos fatos como eles realmente sao.....ideologia de qualquer especie eh burra, apontar o dedo e xingar outros q nao estao nem ai conosco tbm pega muito mal.......vamos para c estes cacoetes de incriminar outros e abrir os olhos para aquilo q realmente eh a verdade nua e crua..........ainda continuo na esperanca de que estes subs e o subnuc apareca algum dia em algum cais deste pais..nao acredito q no curto prazo e nem no medio..........espero viver pra isso...rsrsrsrsrrs

  10. 10/09/2015  17:39 by Larri Gonçalves Responder

    Tem muita gente se preocupando com aquilo que os outros pensam à respeito do Brasil se armar, eu digo, às favas os outros, vamos armar para nos defender e ponto final.

  11. 10/09/2015  16:26 by Karlbonfim Responder

    Eu também tenho minhas duvidas, mas com relação a montanha de dólares que foi e ainda vai ser gasta por um único submarino nuclear. Poderiamos com esse dinheiro todo ter navios de escolta, patrulhas, desembarque e submarinos convencionais modernos, além de mais helicópteros e aviões.

  12. 10/09/2015  14:58 by Nelson Lima Responder

    Que este sonho de gerações a culminar no SubNuc resista aos cortes orçamentários!

  13. 10/09/2015  14:11 by Popeye Responder

    Muuuuuiito booooommm!! Não chorem agora pessimistas e entreguistas, pois vem muito mais por aii. AVANTE BRASIL!!!!!

  14. 10/09/2015  13:34 by Ibanez Responder

    Tenho minhas duvidas quanto a aquisição do submarino nuclear. Não que duvide da capacidade da Marinha Brasileira ou da industria nacional, mas a historia mostra que nos bastidores da geopolítica existe muita sujeira e sabotagem rolando e não é do interesses dos EUA ter uma MB com força de ameaçar sua quarta frota. E é do interesse americano uma Petrobras quebrada e um Pré-Sal aberto para as companhias estrangeiras o que pode enfraquecer a soberania brasileira. Me chamem de "PTralha", "comunista" e todos esses adjetivos da lista dos alienados da Veja, mas ainda acredito que a Lava Jato só tem favorecido aos interesses estrangeiros e essa prisão do Almirante Otto também é muito mal explicada.

    • 10/09/2015  15:01 by Nelson Lima Responder

      A Lava-Jato é muito séria! Nada tem a ver com a óbvia má-vontade dos norte-americanos com nossas pretensões imperialistas!

      • 10/09/2015  18:35 by filipe Responder

        No Fundo no Fundo o Ibanez têm toda razão, Por razões estratégicas nunca interessará a US NAVY ter a concorrência da MB, Mas tenho a certeza que o SNBR sairá, mas a França não é de confiança, dá para ver no caso do Mistral Russo, Os americanos são antigos em jogos de bastidores, são mestres em politicas sujas, O povo Brasileiro têm mais é que abrir o olho, O Gripen foi escolhido exactamente por possuir um motor americano, Como não dava para ir de F-18 , se escolheu um Aliado Neutro (Suecia) , Sem Turbina o Gripen não voa,
        Sem casco, não há submarino, a subtileza está neste tipo de dependências, No caso dos caças é mais grave e nos submarinos também, Não sou a Favor da corrupção, mas essa corrupção não foi instaurada agora, ela é endémica, e a sociedade Brasileira despertou somente agora, mas é algo que já vêm , bem muito antes dos Petralhas, Não têm haver com os Partidos, Têm haver com a Sociedade, A corrupção é tal e qual o racismo e todas as formas de injustiças sociais, devem ser banidas da mesma forma. O PT como governo têm mais responsabilidades que os outros , por ser o governo, mas devemos lembrar que o PROSUB é mais importante do que qualquer governo, o PROSUB é a nossa Soberania, é algo que deve mobilizar qualquer Brasileiro, independentemente da cor partidária ou politica, é como se a seleção Brasileira estivesse jogando, Se o PROSUB falhar , perdemos todos, Se o Gripen Falhar, Perdemos Todos, Se o KC-390 falhar, também perdemos todos, Se o Guarani Falhar, Perdemos todos, Se o Satélite Geo-Estacionário Falhar, Perdemos Todos . Devemos estar todos juntos e unidos quando o assunto é a Defesa da Pátria e da nossa Soberania. Porque Unidos jamais seremos vencidos, Nem conspiração nenhuma abalará o desejo dos Brasileiros tornarem o PROSUB uma realidade.

        • 15/09/2015  12:20 by titus Responder

          yes! and you are correct!


          BRICS


          https://en.wikipedia.org/wiki/United_States_Southern_Command

          http://www.commondreams.org/views/2009/08/07/seven-new-us-military-bases-colombia-hardly-move-left


          http://www.globalsecurity.org/military/library/news/2010/07/mil-100707-mcn01.htm

          http://www.brasil.gov.br/governo/2013/09/presidenta-dilma-critica-acoes-de-espionagem-no-pais

          Is she being blackmailed? Is Moro a tool? What is Othon doing in Jail?
          What was the Brazilian Admiral recently doing in the US?

          http://www.aljazeera.com/indepth/opinion/2012/05/2012526163512636123.html

          http://www.dominionpaper.ca/accounts/2005/09/23/us_militar.html

          http://www.globalsecurity.org/space/world/brazil/alcantara.htm

    • 10/09/2015  15:01 by Rocha Responder

      Ibanez, sabemos que cada um têm sua opinião e que estamos em um país livre em que cada um pode dizer o que pensa, afinal isso é Democracia. Porém discordo da sua opinião. Se os "amis" quisesem sabotar a constratução deste sub nuclear já teriam feito, idem as navios mistrais que não foram entregues a Rússia por preção deles. O Brasil encontra-se hoje apesar da crise em cima do muro quando se trata de politica, e ainda não escolhemos um lado, hora pendemos pra Rússia por causa dos BRICS, ora pendemos para os "amis" por causa do capitalismo em que nosso país é fundado. O que eu estou querendo dizer é que mesmo nosso país sendo o que é ainda sim é desejo tanto de um lado como de outro um parceiro como nós. Neste sentido aqueles que querem nos ter como parceiros facilitaram muitas coisas, exemplo disse são as parcerias que conseguimos, por que inevitavelmente temos muita coisa a oferecer. Falando estratégicamente qual outro país no mundo com tamanho dimensão territorial produtiva, fluvial e energética que há? Se nossos governantes tivessem investido mais em manufactura precisariamos cada vez menos de outros paises para nos sustentar. Outro ponto que temos que destacar é que nosso país apesar de ter 34 partidos politicos ainda somos Brasil, independente de quem há no governo. Por isso não podemos dizer que esta questão de lava jato favorece apenas outros interesses internacionais, esta operação esta favorecendo o país, a população, independente de quem esteja no poder a corrupção deve ser combatida, doa a quem doer. Houve uma corrupção na lava jato, isso é fato comprovado por documentos e delações premiadas e isto deve ser combatido a unha e fogo, independe se quem esta no poder é a classe a ou b, partido a ou b. Entenda que a corrupção só prejudica os menos favorecidos. Por que faltam escolas, hospitais e qualidade de vida para o brasileiro? Por que alguem retirou de nossas contribuições para favorecer seus interesses. Agora digo, não podemos por que há sabotagem, ou isso ou aquilo deixar de fazer a nossa parte. Temos sim que fazer o submarino nuclear, temos sim que desenvolver armas melhores e capacitar nosso exército, independe se os outros gostam ou não, estamos defendendo nossa soberania e sem dizer uma só palavra, não se meta conosco por que temos bala na agulha. Abraço.

    • 10/09/2015  15:18 by Hélio Responder

      Concordo plenamente com você Ibanez.

    • 10/09/2015  15:55 by Dalton Responder

      Não há nenhum navio designado para a IV Frota dos EUA. Pode se
      contestar dizendo que as "outras" Frotas forneceriam navios para a
      IV Frota em caso de necessidade, mas, é muito diferente de se ter
      unidades disponíveis e treinadas com a intenção de serem usadas
      na área de atuação.

      A reativação da IV Frota foi apenas uma medida administrativa para
      desafogar a então chamada II Frota que tem outro nome agora e também
      transferir pessoal para a base de Mayport na Florida que durante a guerra
      fria foi base para 2 NAes e andava e ainda anda muito "deserta" o que não
      é bom para a US Navy e os trabalhadores civis que fazem manutenção em
      navios nem para a própria cidade que lucrava com o maior número de
      marinheiros e suas famílias.

      A área de atuação da IV Frota situa-se ao redor da América do Sul e do Caribe
      a principal missão sendo o combate ao narcotráfico e o principal navio engajado
      na área de atuação da IV Frota é o USNS Comfort, um gigantesco navio hospital.

      Mesmo antes da reativação da IV Frota os EUA já haviam decidido que a maior e
      melhor parte das Forças Armadas seriam destinadas ao Pacífico e falta muito
      pouco agora para a conclusão do programa.

      Muito antes do Atlântico Sul que margeia o Brasil, as prioridades são
      em ordem de importância o Pacífico III e VII Frotas, Mar da Arábia e Golfo Pérsico
      V Frota e o Mediterrâneo, Atlântico Norte e a maior parte do Atlântico Sul VI Frota.

    • 10/09/2015  18:27 by Hermes Responder

      Apesar das pressões americanas que de fato existem, culpar a Lava a Jato pelas nossas mazelas é coisa de alienado da Carta Capital e Brasil247. Os brasileiros tem uma capacidade absurda de se sabotarem e de enfiarem corrupção em tudo que é lugar e para isso, infelizmente não precisamos dos dedos estrangeiros. Se ocorrerem atrasos nos nossos submarinos devido a Lava a Jato é pelo processo ter sido infiltrado por lesa pátrias que só pensam em se locupletar com o dinheiro público e não pela investigação que pegou esses corruptos.Torço para que após a limpa continuemos o programa e tenhamos nosso maior meio de dissuação.

      • 11/09/2015  13:39 by Ibanez Responder

        Olha só Hermes, nós todos sabemos que a corrupção é endêmica e inclui não só o poder executivo, mas também o legislativo, o judiciário e setores privados poderosos. Minhas suspeitas com a condução da Lava Jato se da pelo fato da prisão do almirante Otton, do vazamento seletivo de informações em um processo que oficialmente se da em segredo de justiça, a falta de empenho em apurar as doações de outros partido que também receberam doações das empreiteiras investigadas e do posicionamento político e partidario escancarado de delegados e promotores que trabalham na operação. Não quero que nenhum ptista comprovadamente culpado seja livrado de punição, mas todos os outros devem ser igualmente investigados e punidos por uma equipe realmente imparcial e isenta de motivação política e a população deve ser informada de forma imparcial e critica. Existe um espetáculo sobre o que está acontecendo que nem esclarece nada e nem se foca nas raízes do problema. A oposição, por exemplo, que tanto se diz indignada pela corrupção votou integralmente a favor do financiamento privado.

    • 10/09/2015  19:08 by Aurélio Responder

      Está aí, uma notícia animadora. Aos poucos, vamos nos assenhorando da tecnologia de construção de modernos submarinos convencionais. Quanto ao nuclear a caminhada é muito longa ainda. O sucesso depende, do Brasil conseguir construir um reator nuclear naval confiável. Aliás, o Brasil nunca construiu um reator nuclear de potência , salvo engano, só construiu reator nuclear de pesquisa. Mas , apesar das dificuldades técnicas , teremos que tentar.

    • 10/09/2015  23:36 by HMS_TIRELESS Responder

      Se quem lê Veja é alienado meu caro Ibanez, quem lê Carta Capital é o quê, Zumbi?

      • 11/09/2015  13:12 by Ibanez Responder

        Quem tem apenas uma fonte de informação em um país onde o controle dos meios de comunicação é tão concentrado e tão ligado a grupos políticos como é aqui no Brasil é alienado; Zumbi é essa geração de amebas que só se informam pelo facebook e wattsap. Nenhuma fonte de informação é 100% confiável e 100% imparcial, mas há extremos e a Veja é o extremo de um dos lados. A Carta Capital nem é tão extrema assim, mas obviamente também não pode ser adotada como única fonte de informação.

  15. 10/09/2015  13:12 by Thelmo Responder

    BZ!!!!

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.