Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home 7 de Setembro

EB presta homenagem à FEB e a Rondon no 7 de setembro em Brasília

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
08/09/2015 - 09:55
em 7 de Setembro, Exército
3
???????

???????

0
compartilhamentos
602
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

EB_709_01

Organizados em tropas a pé e motorizadas, 850 integrantes do Exército Brasileiro participaram do desfile cívico-militar da Independência na Capital do País. Somando-se às demais Forças Armadas e Forças Auxiliares, o efetivo total de militares chegou a três mil homens e mulheres. Neste ano, o Exército prestou homenagem aos 70 anos da vitória do Brasil na Segunda Guerra Mundial e aos 150 anos do nascimento do Marechal Rondon.

Em alusão à participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, integrou o desfile um comboio de 24 viaturas históricas do período, que conduziam ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Batizado de “Coluna da Vitória”, o comboio foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservadores de Viaturas Militares, cujos associados vieram de diversas capitais do Brasil especialmente para as comemorações da Semana da Pátria.

O Marechal Cândido Rondon, Patrono da Arma de Comunicações do Exército, foi homenageado com a presença de seu neto, que desfilou em viatura militar, trajando vestes da época de seu avô, seguido de militares com uniformes de instrução rondonianos. Também foi possível contemplar uma viatura painel, expondo imagens relativas aos feitos desse singular personagem histórico.

EB_709_03

Ao som das bandas do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília e do Batalhão da Guarda Presidencial, o desfile de 7 de Setembro da Capital Federal durou cerca de uma hora e meia, sob os olhares atentos e curiosos da população, que prestigiou em peso o evento.

Pela primeira vez, houve um grupamento misto, formado por militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, representando a interoperabilidade do Ministério da Defesa.

No desfile a pé, o Exército contou com a participação de seus atletas de alto rendimento, de ex-integrantes de Forças de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras e de militares da Brigada Paraquedista (RJ), dentre outras tropas, além de alunos do Colégio Militar de Brasília. No desfile motorizado e blindado, a Instituição participou com batedores motociclistas, com diversas viaturas de organizações militares de Brasília e com carros de combate dos Projetos Estratégicos da Instituição Astros 2020 (lançador de foguetes e mísseis) e Guarani (carro anfíbio, armado com sistemas de tiro controlados a distância). Já as tropas hipomóveis apresentaram 170 cavalos, da Bateria Histórica Caiena e do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, que integram as atividades de cerimonial militar da Presidência da República.

EB_709_02

A “Pirâmide Humana” foi uma das maiores atrações do dia, composta por 30 homens, do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, equilibrados em uma só moto. Outro ponto alto foi a apresentação dos Granadeiros do Batalhão da Guarda Presidencial, em uma demonstração impecável de movimentos sincronizados com fuzil, sem comando, à frente do palanque presidencial, trajando seus históricos uniformes da época do Império.

Tags: 7 de setembroExército BrasileiroFEBForça Expedicionária BrasileiraMarechal Cândido Rondon
Notícia Anterior

“Defesa é fundamental para a democracia”, afirma MD

Próxima Notícia

Corveta 'Barroso' chega ao Líbano em meio a tempestade de areia

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Opinião

Eles conseguiram…

09/09/2023 - 11:54
7 de Setembro

A Independência do Brasil e a atuação do Exército

07/09/2023 - 14:28
Naval

Submarino ‘Riachuelo’ entra na Baía de Guanabara pela primeira vez

07/09/2022 - 07:37
Carregar mais
Próxima Notícia

Corveta 'Barroso' chega ao Líbano em meio a tempestade de areia

Comentários 3

  1. Douglas says:
    11 anos atrás

    O pior desfile que já assisti em Brasília. Foi muito rápido, com poucas tropas, poucas viaturas, desfile aéreo praticamente nulo. Uma vergonha, toda vez que se ouvia o nome da presidente, uma torrente de vaias acontecia. Reflexo de um governo péssimo.

    Responder
  2. Celso says:
    11 anos atrás

    Vergonhoso este desfile, governantes se escondendo atras de grades , barreiras…havima mais policiais q cidadaos…..nunca evento do povo foi marcado por este tipo de cerceamento…praticaram o mais grave dos crimes constitucionais, o direito de ir e vir..mas o fizeram de forma desonesta e escamoteada. Infelizmente mais uma vez, os militares se dobram a esta vergonha.

    Responder
    • Lúcio Sátiro says:
      11 anos atrás

      Vergonhoso é pouco. Construir um Muro de Brasilia para separar-se do povo por medo de vaias bem merecidas é uma confissão de incompetência como chefe de estado, como politica. O paradoxal é que o muro de metal também cumpriu um papel atípico: serviu como a maior panela do mundo.

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

Mac Jee assina contrato internacional de aproximadamente USD 60 milhões para fornecimento de munições de tecnologia avançada

Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Saab Experience: Marcus Wandt revela como a AI vai ditar o futuro do Gripen E/F

Saab apresenta o primeiro Gripen F em Linköping

O Foco Estratégico da Saab na América Latina

Tecnologia em radares e sensores: A Saab Surveillance em Gotemburgo

Nova fábrica de espoletas: A expansão industrial da Saab Dynamics em Karlskoga

USS ‘Nimitz’ no Brasil: Um dia a bordo do “Old Salt”

SIATT entregará o primeiro lote de mísseis MAX ao Exército Brasileiro

  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval