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Home Ciência e Tecnologia

Vídeo – Teste de lançamento do 14-X S Projeto Propulsão Hipersônica 14-X

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
15/12/2021 - 10:25
em Ciência e Tecnologia
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A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou ontem (14) a decolagem do primeiro ensaio do demonstrador brasileiro da tecnologia Hipersônica Aspirada.

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https://www.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2021/12/twitter_20211215_101508.mp4

Media error: Format(s) not supported or source(s) not found

Fazer download do arquivo: https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2021/12/twitter_20211215_101508.mp4?_=1
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Tags: Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)Força Aérea Brasileira (FAB)Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)Projeto 14-Xpropulsão hipersônica aspirada 14-XScramjet 14-X S
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Comentários 32

  1. Bento R. Maia says:
    3 anos atrás

    Eu entendo que a instituição das forças armadas em sua vocação profissional sabem o que fazem e o fazem muito bem, precisamos é aprender a valorizar esse trabalho, também o de pessoas como Guilherme Wiltgen que nos oferece na mídia notícias que nos informam o andamento destas conquistas na área militar. Parabéns.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      3 anos atrás

      Obrigado Bento pela deferência!
      Abs,

      Responder
  2. Roberto says:
    3 anos atrás

    Para quem deseja entender do que se trata esta fase do projeto 14x:
    https://www.cte.ita.br/ex/PRO-HYPER/rinct/pg-cte-proj-14x.php

    Responder
  3. Rommel Santos says:
    3 anos atrás

    Depois que a aceleração/velocidade do conjunto atinjem valores adequados, o sistema de conexão dos estágios tem que ser desabilitado.
    Assim que o combustível do primeiro estágio se exaure o mesmo se destaca normalmente e permite com que seja ignitado o segundo estágio.
    Alguem aqui chamou de “faiscas” as explosões observadas no vídeo, que são exatamente o meio adotado para realizar a desconexão entre estágios. É isso.

    Responder
  4. João batista de Souza says:
    3 anos atrás

    Parabéns aos engenheiros que participaram desse grande projeto, a fab está de parabéns 👏👏🙌

    Responder
  5. Gledison says:
    3 anos atrás

    E de rir esses pareceres técnicos de especialistas de balcão de padaria.

    Responder
  6. 737-800RJ says:
    3 anos atrás

    Desejo muito sucesso neste importantíssimo projeto. Parabéns pra todos que participaram!

    Responder
  7. Guilherme Wiltgen says:
    3 anos atrás

    Se o teste tivesse dado errado, a FAB seria a primeira a não querer “levantar a lebre” e não teria postado o vídeo em suas redes sociais, bastava ficar quieta e ninguém saberia…
    Vamos comemorar esse importante marco da nossa engenharia aeroespacial!

    Responder
    • Johan says:
      3 anos atrás

      Infelizmente vai ter gente a lamentar o grande feito, mas, lógico, não vai contar isso e vai fingir.

      Responder
      • Guilherme Wiltgen says:
        3 anos atrás

        É uma pena…

        Responder
  8. Julio says:
    3 anos atrás

    Em nota no Twitter o Comandante da FAB disse que foi um sucesso total.

    Responder
  9. Maurilo Bruno de Souza says:
    3 anos atrás

    Sou leigo, mas parece que houve uma explosão do segundo estágio no inicio do lançamento.

    Responder
    • FERNANDO says:
      3 anos atrás

      Tive a mesma impressão.
      Outra coisa, achei que subiu muito lento.

      Responder
      • Sequim says:
        3 anos atrás

        O vídeo está em câmera lenta.

        Responder
      • Wesley says:
        3 anos atrás

        serio q vc não percebeu q o video está em câmera lenta ou vc ta de sacanagem?

        Responder
    • Sequim says:
      3 anos atrás

      Me pareceu o acionamento de motores auxiliares para ajudar na decolagem. Muito cedo para especulações.

      Responder
    • Pedro says:
      3 anos atrás

      É o sistema de rolamento do foguete VSB-30. Normal.
      Pegue vídeos de outros lançamentos do mesmo foguete e compare.

      Responder
  10. Gilberto Rezende says:
    3 anos atrás

    Dois dias e só temos a notícia que foi lançado e este vídeo.
    Se o experimento hipersônico tivesse sido 100% bem sucedido já haveriam outras notícias…
    Este estrondoso silêncio rádio logo após o lançamento definitivamente não indica algo muito bom…
    Aguardemos…

    Responder
    • Allan Lemos says:
      3 anos atrás

      Não necessariamente. Acho que eles precisam de tempo para analisar as informações e elaborar um relatório, só depois eles contatam o departamento de comunicação.

      Responder
      • Pedro says:
        3 anos atrás

        Nunca foi assim.

        Responder
    • Felicio says:
      3 anos atrás

      Gilberto, projetos verdadeiramente estratégicos permanecem em segredo independente do resultado. O motor hipersônico, além de extremamente complexo é de suma importância para a força aérea, portanto o silêncio que você fala não deve ser encarado como um sinal de falha no projeto e sim um sinal de seriedade com a defesa nacional.

      Responder
    • HMS TIRELESS says:
      3 anos atrás

      Penso exatamente o oposto Giba ! Talvez o teste tenha sido extremamente bem sucedido a ponto dos dados e maiores informações estejam sendo mantidos em sigilo

      Responder
      • FERNANDO says:
        3 anos atrás

        Eu tenho um pensamento inteiramente diferente do seu colega.
        Acho que foi um fracasso parcial, e eles estão escondendo porque hoje em dia tudo da processo!
        Se fosse um SUCESSO, acha que eles iriam perder está oportunidade de fazer propaganda para uma futura reeleição??
        E depois, vc viu aquela faísca ali no segundo estágio??
        Aquela coisa ocorre???

        Responder
        • Bueno says:
          3 anos atrás

          Brigadeiro Baptista Jr
          @CBaptistaJr

          https://twitter.com/CBaptistaJr/status/1471106343247523848

          Galerinha fala d+

          Responder
        • Pedro says:
          3 anos atrás

          A “faísca” é normal. É o sistema de rolamento do VSB-30. Pelo vídeo, a decolagem foi normal.
          Porém, eu também desconfio que a missão fracassou, dado o silêncio da própria FAB.
          Essa conversa de “sigilo” é bobagem; desculpa esfarrapada. Não seria nenhuma “quebra de sigilo” dizer se a missão foi bem sucedida, seria até uma propaganda para o projeto e que seria explorada pelo governo.

          Responder
        • Francisco says:
          3 anos atrás

          A principio pelos comentários acredito que nenhum de nós possui muito conhecimento sobre lançamento de foguetes, vamos partir dessa premissa, dessa forma seria fácil omitir informações para nós, contudo se realmente teve algo de errado no lançamento e mostrando as imagens não teria como esconder pois mais cedo ou mais tarde algum especialista veria a falha e relataria, e acredito que seria muito mais cedo do que imaginamos.

          Responder
        • Oseias says:
          3 anos atrás

          Meu quiabo cara! Curte a onda, isso é um projeto que pode ou não falhar, o importante e seguir aprimorando a tecnologia e aprender com os erros e acertos. Bixo não venha dar uma de ispicilista militar e nem politico pois para isso precisa de formação e informação. Fala mal, e especula sobre o que não sabe e passa vergonha, aquela faísca é o motor de rolamento estabilizador do veículo lançador!
          Aprecie e comemore o projeto cara. Em meio a 200 países no mundo quem está melhor que nós nesse projeto? Dois, Três ou quatro?

          Responder
    • Gladostone pseudônimo says:
      3 anos atrás

      Posso te garantir: fui um sucesso sim e o voo praticamente na trajetória nominal. Estava lá operando.

      Responder
    • Esculacho says:
      3 anos atrás

      Não sei nem quem te disse que testariam o motor hipersônico hoje. O teste de hoje foi dos parâmetros do VSB como uma preparação do teste do 14-X, que ocorrerá no futuro. Vocês parecem malucos.

      Responder
      • Leonardo Costa da Fonte says:
        3 anos atrás

        Penso que você está certo. Dever ser o teste do motor que vai acelerar o veículo. O veículo, claramente, não se encontra acoplado ao foguete…

        Perda de tempo e dinheiro. Em vez de se concentrar em finalizar projetos inacabados, ficamos gastando tempo e dinheiro com devaneios de desocupados…

        Responder
        • Johan says:
          3 anos atrás

          Seu viés ideológico é tão grande que o deixou cego. O veículo está lá, mas tem que inventar e ser do contra para criticar

          Responder
  11. Johan says:
    3 anos atrás

    Que o feito tenha sido um sucesso pleno! Parabéns aos envolvidos.

    Responder

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