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Home Aviação

Marinha recebe o segundo Skyhawk biplace modernizado

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
15/12/2021 - 09:50
em Aviação
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No dia 9 de dezembro, a Marinha do Brasil recebeu, nas dependências da empresa Embraer, em Gavião Peixoto (SP), a aeronave AF-1C N-1021 pelo Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves AF-1/1A.

A modernização contemplou a mudança do sistema de geração de energia elétrica, um computador central denominado RSMC (Mission Computer) que gerencia todo o processamento de dados, instalação de um RADAR multimodo, um sistema de Radar Warning Receiver (RWR), novos rádios de comunicação, instalação do sistema autônomo de geração de oxigênio (OBOGS), mudança na concepção da aeronave para glass cockpit, com a implementação de dois Color Multi-Function Display (CMFD) e de um Head-Up Display (HUD), além de um sistema Hands on Throttle and Stick (HOTAS), plenamente utilizado em navegação e no gerenciamento do emprego de armamento.

A aeronave, conhecida como “Falcão 1021”, será importante para o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque, por se tratar de uma aeronave biposto, pois possibilita o treinamento e preparação dos pilotos, além de permitir o emprego nas diversas tarefas operativas do Esquadrão.

Tags: AF-1C Falcão N-1021Aviação NavalComando da Força Aeronaval (ComForAerNav)EmbraerEmbraer Defesa & SegurançaMarinha do Brasil (MB)TA-4 KU Skyhawk II
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Comentários 13

  1. Leonardo Rodrigues says:
    3 anos atrás

    Acho um desperdício de dinheiro público. Compra 12 aeronaves de 4, 4,5 geração e pronto! Doutrina, mas com utilidade!

    Responder
  2. Marcelo Mendonça says:
    3 anos atrás

    Inicialmente seriam 12 aeronaves modernizadas, depois 9 e finalmente, por falta de recursos, ficaram somente 6.
    Se não me falha a memória, no processo de 9 para 6 é que se perdeu uma aeronave, então na prática 7 foram modernizados, com uma perda.
    Falo de memória, posso estar enganado.
    Acho valido ter a MB ter um esquadrão e iria além, teria um com 12 F-39, baseados em terra mesmo, para proteção do mar territorial.
    Seria mais viável que ficar sonhando com porta-aviões.

    Responder
    • Dalton says:
      3 anos atrás

      Até 18 unidades chegaram a ser cogitadas para modernização, isso lá no início, conforme publicado, mas, você está certo apenas 7 o foram e uma perdida infelizmente ceifando a vida do piloto.

      Responder
  3. Colombelli says:
    3 anos atrás

    Adquire umas spice 1000 e tu tens quase um missil antinavio. São baratas e eficientes e não demandam grande integração. No cenario da AL da aquele caldo. Umas 20 delas pra ataque a embarcações e 8 ou 10 misseis A-Darter e estes aviões passam a ter papel.
    Um olho aqui e o outro ja nosF18 do Kwait.

    Responder
  4. Adriano M. says:
    3 anos atrás

    É, infelizmente é oque se tem para o jantar…

    Customizados e desdentados !

    Responder
  5. Erikson says:
    3 anos atrás

    Se for verdade que a FAB tem mísseis Harpoon, a MB poderia numa próxima faze, fazer uma campanha de integração com a aeronave.

    Responder
  6. Johan says:
    3 anos atrás

    Ouvi de uma fonte que esses aviões, mesmo modernizados, são usados unicamente para manter proficiência de vôo e doutrina e que nem mísseis tem mais. Se não tem armamentos inteligentes , como seria possível manter uma doutrina de uma guerra moderna? Essa situação irá permanecer até a desativação dessas aeronaves?
    Sinceramente se isso for verdade, não vejo utilidade em manter o esquadrão.

    Responder
  7. Alexandre Carvalho says:
    3 anos atrás

    Quantos Skywalk nós temos?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      3 anos atrás

      N1001 – N1008 – N1013 – N1021 – N1022
      e falta chegar o N1004

      Responder
      • Grifon Eagle says:
        3 anos atrás

        Seis caças AF-1 Skyhawk por mais que seja pouco, é um bom número para manter os nossos pilotos em treinamento constante. Se MB pudesse levar mais seis para serem modernizados, seria melhor ainda ter 12 caças navais. Queria saber quais são os tipos de armamentos que o AF-1 comporta?

        Responder
      • Sergio Cintra says:
        3 anos atrás

        https://www.defesaaereanaval.com.br/artigos/exclusivo-programa-de-modernizacao-dos-cacas-af-11a-da-marinha-do-brasil
        Pois é! em vsa. publicação anterior – de quase 8 anos atrás – haviam 2 outros aviões na Embraer já no Prime onde um deles era o N-1023 (o que seria o 3o. biplace) além do n-1014. O N-1021 entrou depois e já saiu. Sabe o destino de ambos? Viraram spare parts, ou congelaram?

        Responder
    • Luis Marcello says:
      3 anos atrás

      Skywalk ? Nenhum !

      Skyhawk uns seis com este .

      Responder
  8. Colombelli says:
    3 anos atrás

    Quantas ja foram e quantas faltam? São 6?

    Responder

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