Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

França, Alemanha e Suécia assinam acordo para o projeto do Future Mid-Size Tactical Cargo, que substituirá o C-130 Hercules e o CN-235

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
04/07/2022 - 16:02
em Aviação
39
0
compartilhamentos
1.8k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

A L’armée de l’Air et de l’Espace (AAE) acolheu o evento PFUE European Wings, de 22 a 23 de junho de 2022. Este evento reuniu cerca de dez Chefes de Estado-Maior das Forças Aéreas e autoridades civis e militares europeias.

O objetivo da European Wings foi demonstrar a importância estratégica dos meios aéreos para as operações de gestão de crises da União Europeia, o imperativo de garantir o acesso ao espaço aéreo contestado e a necessidade de cooperação para aumentar o poder dos meios aéreos, em particular no topo do espectro, em benefício da liberdade de ação das missões da UE e da OTAN.

Co-organizado pela Força Aérea e Espacial francesa e pela Agência Europeia de Defesa (European Defence Agency – EDA), foi realizado em Orléans um seminário sobre a implantação da Bússola Estratégica no domínio aéreo. Foi durante este evento, na manhã de 23 de junho, que foi assinado o acordo para o Future Mid-Size Tactical Cargo (FMTC), projeto de aeronave de transporte tático que substituirá, até 2040, as frotas de C-130 Hercules e Casa CN-235. Apoiado pela Agência Europeia de Defesa, este acordo permite a definição da aeronave que pretende operar adicionalmente à frota de A400M a partir de 2040.

O projeto reúne vários parceiros, incluindo França, Alemanha e Suécia. Outros países poderão aderir em breve. Esta assinatura marca um primeiro grande passo para o projeto FMTC convergir para especificações comuns mais precisas. Estudos de viabilidade industrial subsequentes podem levar ao lançamento do desenvolvimento desta nova aeronave por volta de 2026-2027.

FONTE: Ministère des Armées

Tags: AlemanhaEuropean Defence Agency (EDA)FrançaFuture Mid-Size Tactical Cargo (FMTC)L’armée de l’Air et de l’Espace (AAE)Présidence Française du Conseil de l’Union Européenne (PFUE)Suécia
Notícia Anterior

Vídeo da Embraer do aniversário da FAP mostra o primeiro KC-390 português

Próxima Notícia

Ex-Navio de Salvamento de Submarinos 'Felinto Perry' vai a leilão

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

Índia se torna primeiro usuário internacional do Rafale Marine

28/04/2025 - 11:08
Aviação

Alemanha veta novamente a venda de 40 novos caças Eurofighter para equipar a Força Aérea Turca

25/04/2025 - 11:26
Pierre Éric Pommellet (Foto: Naval Group)
Naval

Pierre Éric Pommellet tem seu mandato renovado como Presidente e CEO do Naval Group

08/04/2025 - 08:34
Carregar mais
Próxima Notícia

Ex-Navio de Salvamento de Submarinos 'Felinto Perry' vai a leilão

Comentários 39

  1. Colombelli says:
    3 anos atrás

    Que tal se informarem antes de falar? É um estudo pra um futuro produto com previsao de entrada em serviço em 2040. Nada de concreto há e demora anos, muitos aliás, pra desenvolver algo ( se é que será viável). . Alias diversos projetos europeus apresentaram problemas . Nh90 e A400 são exemplos. Dêem uma pesquisada. Estão fazendo uma tempestade num copo de agua. Ate la tem muita agua pra passar na ponte e o kc 390 vai se consolidar e vender muito.
    Ps: obrigação sueca com Brasil é com gripen. Ponto. O off set é o previsto neste contrato. Fora deste contrato eles não nos devem nada e tem direito de desenvolver o produto que quiserem. A parte deles no gripen está sendo muito bem cumprida. Não tem trairagem nenhuma. Um bando de civis falando de um contrato e de detalhes que não conhecem em detrimento de escolhas de gente com 40 anos de FAB. Gente que vive e é a FAB. Arrêgo.

    Responder
    • Flanker says:
      3 anos atrás

      Concordo plenamente!!

      Responder
  2. Ricardo says:
    3 anos atrás

    O KC-390 será um dos candidatos neste programa.

    Responder
  3. ADM says:
    3 anos atrás

    Serve de ensinamento para olharmos para o outro lado do mundo, Índia, ROK e Japão, tem muito a oferecer…

    Responder
  4. Felipe Maia says:
    3 anos atrás

    Suecos safadjinhos hahaha.
    Brincadeiras a parte, eu de fato esperava que comprassem alguma coisa nossa. Pelo menos os franceses compraram Xingu e Tucano, se eu não estiver enganado, como medida off-set na aquisição dos Mirage III.
    COLABORAÇÃO REAL!!!

    Responder
  5. Marcelo says:
    3 anos atrás

    Os Europeus nao perdem tempo, viram a construir um avião similar ao Kc-390 para os Países da zona do euro comprar.
    É aquele ditado quem pode mais chora menos !!!!
    Os europeus perceberam esse mercado agora,coisa que a embraer ja enxergava a 15 anos atras !!!!

    Responder
  6. Rommel Santos says:
    3 anos atrás

    O fato mais marcante é que os paises europeus citados, Alemanha/França/Suécia estão referendando, de certa forma, o acerto da FAB/EMBRAER que apostam no KC390 como o atual lider tecnológico no segmento de aviões de carga táticos médios.
    Quanto à falta de sintonia com os brasileiros notem que:
    a) os alemães deixaram, até certo ponto, a desejar no programa para produção dos IKL /Tupi no Brasil, mas de todo modo foi um programa com relativo êxito, evidenciado pelo ótimo produto representado pelo Tikuna; pena que este projeto não floresceu de um ponto de vista comercial a contento, e acabou não resultando na fabricação de mais unidades por falta de apoio do GF. E as Tamandarés? Por que não pensaram em pelo menos também negociar com o Brasil uma compra dos KC390 em contrapartida?
    b) os franceses nos empurraram um péssimo H225 que até eles mesmos rejeitaram; vamos aguardar o Riachuelo, com o qual creio que vamos repetir todos os erros comerciais cometidos com os IKL alemães, ou seja, gastamos uma fortuna, jogada nos cofres dos franceses sem nenhuma contrapartida; porque não aceitaram também pelo menos negociar com o Brasil uma possível compra do KC390?
    c) os suecos tiveram todo o crédito dos brasileiros no que tange ao programa gripen….só falta agora eles nos entregarem os 36+4+26 exemplares e, depois disso, doarem os seus exemplares para a ucrânia e comprarem F35 dos EUA…
    Enfim, parabéns para a nossa engenharia, meus pêsames à nossa péssima diplomacia.

    Responder
    • André says:
      3 anos atrás

      Você fez uma salada mista de aviões, submarinos e fragatas mas não tem nada a ver uma coisa com a outra. A Suécia tem soberania para escolher o avião que quiser.

      Responder
  7. Johan says:
    3 anos atrás

    Nossos parceiros estratégicos…só no papel. França ganhou e ganha rios de dinheiro com projetos em andamento, Suécia com o projeto do Gripen e alemanha com as “fragatas” Tamandaré. Por mim, que isso sirva de lição.

    Responder
  8. Jefferson Kami says:
    3 anos atrás

    Eu entendo perfeitamente os suecos, eles tratam defesa como sobrevivência, eles precisam de aliados de verdade, irmãos de sangue, não meros compradores e vendedores de armas.
    O Brasil é apenas um país que comprou armamento da Suécia, nunca oferecemos lealdade e amizade de fato, uma aliança mais profunda. Diante do horror do dia 24 de fevereiro o Brasil apoiou abertamente Moscou e nada fez diante da ameaça de invasão da Suécia.
    A Rússia ameaçou INVADIR a Suécia, Putin depois ameaçou lançar bombas nucleares na Europa.
    O governo brasileiro ficou do lado da Rússia, não fizemos nada, silêncio completo!
    Fomos para Moscou babar o Putin e ignoramos os europeus que foram ameaçados de invasão.
    Que comportamento de país é esse?
    Bolsonaro disse em entrevista para o R7 apoiar as ações da Rússia na Ucrânia. Depois disse que nossa balança comercial NÃO PODE SER AFETADA (sujeito pensando em dinheiro diante de milhares de mortos, cidades destruídas, estupros, assassinatos de civis, tráfico humano, racismo e perseguição interna). Depois disse que fertilizante é SAGRADO. ORA, sagrado é a vida dos ucranianos, a liberdade deles.
    Bolsonaro visitou Putin 1 semana antes, ALGO QUE ELE DEVERIA TER CANCELADO, Bolsonaro fez 5 testes de COVID para se reunir com Putin, enquanto aqui no Brasil ele ria das pessoas com COVID e chamava-os de MARICAS! O Brasil até agora NÃO fez nada contra a Rússia, estamos em silêncio, somos COVARDES.
    Cadê a expulsão de diplomatas russos, embargos de produtos russos, paralisação de comércio, sanções econômicas e pessoais???? NADA, estamos tratando a Rússia como se tudo estivesse normal, se invadir um país como a Ucrânia fosse algo NORMAL. A Ucrânia NÃO deu 1 tiro em direção ao território russo, NÃO FEZ NADA CONTRA A RÚSSIA, no entanto, estão sendo invadidos, mortos e anexados! Isso é uma covardia imensa do Brasil diante da SUÉCIA e do resto da EUROPA.

    Responder
    • Augusto says:
      3 anos atrás

      Jefferson, aqui não é lugar de militância política. O arroz com feijão e salada do seu almoço de hoje precisaram de fertilizantes para serem plantados. Agradeça ao Bolsonaro por viabilizar o abastecimento.

      Responder
      • Jefferson Kami says:
        3 anos atrás

        Adorei os comentários me criticando.
        Vocês só escreveram bobagens que não tem relação com a realidade dos fatos, leiam o título novamente e acordem para a realidade.
        Eu descrevi detalhadamente e em sequência os fatos do jeito que eles foram…não criei teorias bestas que em nada muda a realidade dos fatos.
        Enquanto isso o comentário de vocês é eivado de militância política/partidária sem nexo real.
        Enquanto vocês choram, a Suécia e europeus desenvolvem a economia deles e a gente desemprega (avibras demitindo funcionários e as ações da Embraer desabam 58% em 6 meses.
        Vocês tentam argumentar contra a realidade…vocês perderam, reconheçam, o dinheiro não caiu no nosso bolso e os russos chutam e chutarão a …. dos brasileiros igual fazem com os irmãos deles: ucranianos.
        Enquanto o …..anda de moto e compra o congresso nacional com alterações absurdas da constituição, o europeu ganha dinheiro no mercado real e no mercado financeiro.
        O Brasil NÃO é confiável e a nossa economia diminui de forma alarmante no aspecto industrial. Leiam o meu comentário novamente e provem que eu MENTI em sequer 1 proposição.
        Abraço e jamais nadem contra os fatos.

        Responder
    • Juarez Martinez de Castro says:
      3 anos atrás

      Achei maravilhosas as tuas afirmativas tacitas sobre suposições, ações e protocolos que tu desconhece.
      Vamos aos fatos:
      Tu teve acesso ao contrato assinado com a SAAB?
      Por acaso neste contrato é citado como off set a compra do KC 390 de Força Aérea Sueca?
      Acredito que a maioria de nós aqui não pode afirmar pois não tivemos acesso ao contrato.
      Bem, dito isto, não entendi a relação comercial e tecnológica entre Suécia e Brasil tem a ver com a guerra da Ucrânia. Livrando que boa parte dos países, inclusive grandes players militares como Índia e Israel ficaram neutros assim como o Brasil,mas todos inclusive nós condenamos a invasão russa a Ucrânia.
      Com relação a expulsar diplomatas, cortar relações diplomáticas e demais bobagens por ti citadas. Por um acaso os Estados Unidos, a Alemanha, a França, a Itália tomaram o stas atitudes??
      Não, porque do outro lado tem um maluco com 5000 ogivas nucleares, simples assim.
      O GF agiu corretamente ao manter linhas de comunicação com Moscou abertas pelo simples fato que dependemos mortalmente dos nsumos para produção de fertilizantes, que vem da Rússia e da Bielorussia. Fertilizantes estes que são o fiel da nossa balança de exportações e chave para que não venhamos a passar fome como provavelmente acontecerá com parte considerável.da humanidade e manterá nosso saldo comercial de exportações, que vem alavancando a nossa economia pós COVID.
      Dito isto vou te explicar porque a Ucrânia está sendo covardemente invadida pelos Orcs dos Urais:
      Ela está sendo invadida porque o Putin sabe exatamente com quem estava lidando, de um lado do Atlântico um velho completamente gaga e fora da órbita, desprovido de qualquer senso de liderança de uma nação como a América, de outro lado, um bando de … saltitantes, cujo o líder máximo da OTAN estava mais preocupado com a diversidade de “gênero” dentro da administração da organização do que com o armamento. O Rasputin sabia e conhecia cada fraqueza dos eurobambis, sabia muito bem que somados os exércitos continentais não conseguiram colocar 500 CCs em ordem de batalhar, sabia que os americanos iriam comer o pao que o diabo amassou para chegar com reforços blindados pesados porque as estradas, as pontes e os vaos livres de viadutos na mundo do faz de conta da eurobambandia não permite fácil acesso a estes equipamentos.
      Vamos aos fatos novamente:
      Putin sabia que se desse um ponta pé na b… dos alemães em 20 dias jogaria todos eles em Dunkerke novamente se a cavalaria do Tio Sam não chegasse a tempo.
      Observa quem está sustentando a inteligência no TO do front???
      A USAF com Rapier , R 4, O 8, RC 135 e sei lá mais o que, a bambizagem com meia dúzia de anvs a pau e corda.
      Com três semanas de guerra encarnicada, o que mesmo que os Alemães ofereceram de ajuda mesmo???
      Capacetes, e os Franceses mandaram meia dúzia de ambulâncias. Só faltou mandar kits de maquiagens.
      É por isto que aquele maluco invadiu a Ucrânia, porque ele sabia que estava lidando com um bando de …. moles do pior naipe e agora como disse Churchill em1938:
      “Entre a desonra e guerra, eles escolheram a desonra e terão a guerra”. Fique atento porque e exatamente isto que eles vão fazer com os Ucranianos, tentarão convence los a estregar Donbass e Lughansk assim como Chamberlain e Diladier rifaram os Sudetos a Hitler em nome de uma paz que não vira pois em seguida o Putin vai para cima da Geórgia e da Moldávia e nós teremos a guerra, graças a b…. como Macron e Scholz.
      Nesta hora faz falta um Konrad Adenauer, um Willy Brandt, um De Gaule, um Regan,mas infelizmente estamos nas mãos de um velho senil e de um bando de p…e covardes.
      Voltando a vaca fria do NG. A época eu defendo que se adquirisse algo pronto e plenamente operacional, no caso o SH, mas por razões que não me cabe discutir a o GF a época bateu o martelo com os Suecos. Agora não adianta chorar.

      Responder
      • Augusto says:
        3 anos atrás

        Perfeito, Juarez. Só um FATO: a junção de represamento logístico mundial decorrente da pandemia + a guerra na Ucrânia imediatamente aumentaram pessoas em situação de escassez alimentar no mundo de 400 milhões para 1,3 bilhões. Aí vem um estridente como esse Jefferson dizer que o Bolsonaro foi errado em ir à Rússia garantir o abastecimento de fertilizantes. É um desinformado ou um doido varrido.

        Responder
    • Marco says:
      3 anos atrás

      Parece que muitos ” irmãos de sangue” estão comprando F-35 em detrimento do Gripen. Talvez deveríamos repensar tudo então e seguir os ” parceiros de sangue” e comprar o F-35. Aí quando bicho pegar temos os ” irmão de sangue” não é mano.

      Responder
      • Colombelli says:
        3 anos atrás

        A 32.000 ou 35.000 a hora de vôo? Tu vai pagar a diferença?

        Responder
    • Colombelli says:
      3 anos atrás

      Ganhou o prêmio asneiras. Imbativel.

      Responder
  9. marcius says:
    3 anos atrás

    Essa é a tal ” colaboração real”, rsrsr Impressionante! Nós temos o produto pronto e operando e os caras querem se unir para criar um novo, sendo que um, Suécia, é parceiro nosso nos caças!!!

    Responder
    • André says:
      3 anos atrás

      Ninguém é obrigado a comprar o KC390.

      Responder
    • Gilberto Rezende says:
      3 anos atrás

      Colaboração REAL é comprar Gripen E na SAAB da Suécia e projetar um WAD tão bom que os suecos o adotarão nas suas aeronaves e ter a CORAGEM de EXIGIR e financiar um Gripen F biplace que os próprios Suecos não quiseram financiar.
      Se a Suécia quer OUTROS CAMINHOS é sua escolha…

      Se os suecos não querem comprar o KC-390 e querem esperar mais 10 a 15 anos usando os carrinhos de segunda mão C-130J italianos já batidos é PROBLEMA DELES…

      Se os franceses acham que o “carrinho de mão” brasileiro não serve, lidem com o A-400M problemático, façam e gastem seu dinheiro para fazer seu “carrinho de mão” europeu.

      Se os alemães no passado nos venderam submarinos e usinas nucleares e hoje vendem tanques, Guepards usados e fragatas Tamandaré vivemos de projetos ocasionais mas nunca fomos vistos como parceiros da Alemanha só como clientes.

      O que o novo governo tem de FOCAR é RE-estabelecer a PRIORIDADE e encomenda ORIGINAL do NOSSO programa original do KC-390 e passar o Programa Gripen para SEGUNDO PLANO em resposta.

      Procurar uma aeronave substituta para substituir o AMX e o Super Tucano como treinador avançado possivelmente baseado OU nas aeronave M-346 OU no YAK-130 (óbvio que M-346 é mais fácil politicamente mas o YAK-130 PODERIA incluir um programa de produção da turbina no Brasil).
      O SONHO seria comprar o Leonardo M-346 e licenciar a turbina Spey com pós combustão feita para os chineses!!!

      NOSSOS artigos de DEFESA tem de ser viáveis PARA NÓS e nós temos que garantir sua continuidade e qualidade e é isso que tem de ser REFEITO para o KC-390.

      Vendas externas são boas e interessantes mas não dependem de nós…
      Se não querem comprar, AZAR de quem não comprou!!!

      E a LONGO PRAZO (15 anos ou mais) projetar um aeronave ainda mais capaz para serviço em Anápolis e manter o Gripen E/F espalhado pelo Brasil aumentando a cobertura das bases da FAB conforme a situação FUTURA permitir…

      Responder
      • Flanker says:
        3 anos atrás

        “O que o novo governo tem de FOCAR é RE-estabelecer a PRIORIDADE e encomenda ORIGINAL do NOSSO programa original do KC-390 e passar o Programa Gripen para SEGUNDO PLANO em resposta.”

        Ah, é?!?! Passar o Gripen para segundo plano? Só de birra, mimimi, coisa de guri mimado? Enquanto isso, como fica a aviação de combate da FAB?? Ora, por favor!

        “Procurar uma aeronave substituta para substituir o AMX e o Super Tucano como treinador avançado possivelmente baseado OU nas aeronave M-346 OU no YAK-130 (óbvio que M-346 é mais fácil politicamente mas o YAK-130 PODERIA incluir um programa de produção da turbina no Brasil).
        O SONHO seria comprar o Leonardo M-346 e licenciar a turbina Spey com pós combustão feita para os chineses!!!”

        O substituto do A-1 é o Gripen e, possivelmente no Poker, uma ARP mais capaz e robusta que as atuais ARP’s que operam no Horus e no Orungan. O treinador avançado da FAB é o A-29, no esquadrão Joker e depois nos 3 esquadrões do 3° GAV, onde os pilotos refinam suas capacidades e se formam líderes de esquadrilha. Hoje, esses pilotos saem dos esquadrões do 3° GAV e vão voar F-5M e A-1M, sem problemas! Sair do A-29 para o Gripen terá menos problema ainda, visto ser uma aeronave de voo e comandos muito mais dóceis que o F-5M e A-1M.
        Turbina Spey com PC feita na china?? Para que? Para usar em qual aeronave? Ora, por favor (de novo)!

        Responder
  10. Jefferson says:
    3 anos atrás

    Eu avisei que isso ia acontecer há meses. Já havia esse boato.
    Enquanto aqui no Br temos motociata e outras 1000 babaquices de direita e esquerda (2 grupos criminosos) o país afunda em pobreza, recessão, perda de direitos e roubalheira generalizada.

    Responder
    • Johan says:
      3 anos atrás

      Nesse ano a nova projeção é de 5% de alta do PIB! Que recessão é essa? Se esses países deram um pé na …. do Brasil o erro não é nosso!

      Responder
      • Jefferson Kami says:
        3 anos atrás

        5% de crescimento hahahahaha
        Você mora na Faria Lima, fazendeiro ou é servidor de alto nível aposentado?
        Ande nas ruas e vai no mercado ver os preços…aproveite e veja preço dos imóveis e dos veículos.
        Também pesquise a média salarial, a inflação real (não a manipulada), veja o nível de endividamento.
        O país está tão bom que em 2 anos o teto do bolsa família saiu de 160 reais para 600 reais. O caminhoneiro, taxista etc…recebendo auxílio às pressas para conter a pobreza.
        Pergunte para a classe média sufocada pelos tributos o que ela acha de crescimento de 5% 🙂

        Responder
        • Mirão says:
          3 anos atrás

          Tá bom garoto Jefferson, já entendemos que você não gosta do Bolsonaro, e pelos motivos que você apontou aqui você deve ser um desses telespectadores de um UOL da vida, portanto, uma causa perdida.

          Mas ao menos deixe para dar os seus chiliques na seção de comentários dos seus jornais militantes, pois lá você vai conseguir muito mais atenção.

          Responder
          • Jefferson Kami says:
            3 anos atrás

            Não entendi o seu comentário, refute o meu discurso, não ataque a minha pessoa, aliás, você não me conhece.
            Você teve chilique, fazendo ataques contra mim.

            Responder
          • Flanker says:
            3 anos atrás

            A questão não é gostar ou deixar de gostar de quem quer que seja. Eu mesmo, votei neste presidente que está aí. Mas, você acredita que não tem inflação? Ontem mesmo fui abastecer: paguei 6,74 o litro de gasolina aditivada. O litro do diesel no mesmo posto estava por 7,14. Com mais de 60% da logística deste país sendo feita por caminhões e outra grande parte por trens à diesel, onde vai refletir esse valor? Tu faz compras em supermercados? Aqui no RS, um dos maiores produtores de leite do Brasil, o litro deste produto está em torno de 7 reais! Carne, sabe quanto custa? Arroz?
            E não adianta mudar a Constituição para criar um estado de emergência e com isso poder distribuir 43 bilhões de reais em subsídios. De onde vai sair essa montanha de dinheiro? Quem vai pagar a conta?
            O problema maior deste país é essa maldita polarização, onde os torcedores fanáticos de esquerda e direita só sabem dizer amém para seus ídolos e não enxergam os erros cometidos por eles.

            Responder
            • Johan says:
              3 anos atrás

              Flanker, me desculpe, mas o Brasil não passaria imune à crise gerada pela ações errôneas da pandemia e nem à guerra. Quanto aos preços você sugere o que? Tabelamento/congelamento de preços como na Argentina? Essa medida foi um fiasco e levou a inflação acima dos 30% para 61% em menos de um ano! Qualquer um que acompanha economia e mercado financeiro sabia que isso daria uma grande M. Levante as mãos par ao céu e agradeça que ainda tenha o que comprar. Tem país aí fora passando um perrengue com falto de todo tipo de insumos.

              Responder
              • Flanker says:
                3 anos atrás

                Ações errôneas da pandemia? Quais? Por acaso você acredita que não deveria ter acontecido o fechamento de tudo que não fosse essencial? Você acha que deveria ter continuado tudo funcionando como se nada houvesse de errado? O Brasil viveu um caos completo na saúde, com a maioria esmagadora da população em casa. Imagina como teria sido se as pessoas continuassem circulando normalmente.
                Eu não sugiro congelamento. Não sou economista. Sou um cidadão como qualquer outro, pagador de impostos – algumas dezenas de milhares de reais anualmente, só em imposto de renda – que não sonega 1 centavo sequer. Peço nota fiscal até de um copo d’água. Por isso, cobro do administrador público que for, a correta administração deste dinheiro. E cobro também a administração correta da crise que for. Só sei que a inflação está aí e afeta todos nós.

                Responder
        • Kornet says:
          3 anos atrás

          Oh militante insano e irracional, vc sente saudades do seu amado capo que saqueou o pais e o aparelhou no que há de pior,lembra do que vcs pregavam :fica em casa que a economia a gente vê depois.
          Vcs são muito cínicos e hipócritas.
          Mascapesar de vcs estamos tentando reverter o estrago de 16 anos de um governo nefasto e desastroso.

          Responder
          • Jefferson Kami says:
            3 anos atrás

            Kornet, sou de direita (de verdade) não essa direita bolsonarista que viveu e vive às custas do Estado. Todos aposentados pelo Estado.
            Nunca votei no PT, já o Bolsonaro disse ter votado 2 vezes no Lula e o partido dele, PP, 23 anos nessa sigla, foi a que mais teve presos na lava jato por esquemas gigantescos de corrupção na Petrobras.
            Flanker, perfeito comentário.

            Responder
            • Johan says:
              3 anos atrás

              Você de direita e usando de termos típicos de frequentadores de sites de esquerda ( sim, olho os dois lados). Tá bom, agora conta outra.

              Responder
        • Johan says:
          3 anos atrás

          Já ouviu falar da antiga, e põe antiga nisso, lei da oferta e demanda? Se você fizer o mínimo de pesquisa vai encontrar notícias do tipo ” motoristas brigam por gasolina em posto” ” com prateleiras vazias, uma senhora conseguiu apenas uma lata de salsicha”. Ah isso não foi aqui. Foi na Inglaterra e Argentina. Maior inflação dos últimos 40 ano…, Maior inflação dos últimos 50 anos…, Larga de ser mimado e encare a realidade! O mundo está mudando e para pior.

          Responder
  11. J R says:
    3 anos atrás

    se existia alguma esperança de ver o KC-390 na Suécio, já era.

    Responder
  12. MARCELO MARTINS says:
    3 anos atrás

    Mais um concorrente para o kc390

    Responder
  13. Miguel Felicio says:
    3 anos atrás

    Bancamos a Suécia, no desenvolvimento do F-39, os possíveis compradores, serão atendidos diretamente pela SAAB, talvez possamos ser protagonistas nas vendas para a América do Sul (kkkkkkk). Temos o C-390 e a Suécia, escolheu o C-130J, pagamos muito mais do que valem os nossos F-39 (pela sempre chamada transferência de tecnologia)………agora a mesma Suécia se une a outros para desenvolver uma aeronave concorrente ao C-390 (deverá ser talvez um mini A-400)…………já escrevi aqui e fui contestado, mas me aparenta termos feito lá, mais um acordo CARA…, com a Suécia….

    Responder
    • Liuber says:
      3 anos atrás

      Com certeza! “Parceria estratégica” só no blabláblá…

      Responder
    • Henrique says:
      3 anos atrás

      o que é: Estudos de viabilidade industrial
      .
      o que o Miguel Felicio leu: “omg a Suécia vai construir um avião igual ao KC e ja uniu forças com Alemanha e França e o Brasil é vai bancar isso tudo”

      kkkkk

      Responder
    • André says:
      3 anos atrás

      De onde você tirou essa ideia de bancar a Suécia? O Brasil faz parte desse projeto, tanto que o painel dos aviões também foram adotados na versão sueca. Ninguém é obrigado a comprar nosso avião. Não tem nada a ver os caças com esses cargueiros e as pessoas ainda não entenderam isso, tanto que quando os caças foram comprados nem se imaginava a criação desse projeto europeu.

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval