Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Artigos

O NAe ‘São Paulo’ na Marinha do Brasil

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
04/08/2022 - 12:18
em Artigos
3
0
compartilhamentos
1.3k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Guilherme Wiltgen

Em 17 de fevereiro de 2001, por volta das 11H30, o recém incorporado Navio-Aeródromo São Paulo (A 12) entrava pela primeira vez na Baia da Guanabara, fundeando próximo a Escola Naval.

Nessa ocasião, recebeu a bordo o Ministro da Defesa (MD), Geraldo Magela da Cruz Quintão, o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Sérgio Gitirana Florêncio Chagasteles, os Almirantes Alfredo Karam, Henrique Saboia e Ivân Serpa, todos ex-Ministros da Marinha, além dos Comandantes do Exército e da Aeronáutica.

O navio foi incorporado a Marinha do Brasil em 15 de novembro de 2000, em Brest, durante uma cerimônia que marcou a transferência ao Brasil do Navio-Aeródromo São Paulo (A 12), agora ex-Foch (R 99).

A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra José Alberto Accioly Fragelli, e contou com ma presença do Comandante da Marinha francesa (Marine Nationale), Almirante-de-Esquadra Jean-Louis Battet e do Capitão-de-Mar-e-Guerra Bertrand Aubriot, último comandante do PA Foch. Nessa ocasião, assumiu como primeiro Comandante o Capitão-de-Mar-e-Guerra Antônio Alberto Marinho Nigro.

Operação ARRIVEX

No dia 1º de fevereiro de 2001, o NAe São Paulo suspendeu de Brest com destino ao Brasil, tendo a bordo 600 marinheiros brasileiros e 16 franceses, que deram assistência durante a travessia.

Nesse dia, o fotógrafo francês Jean Guichard realizou uma seção de fotos do navio pegando uma tempestade no Mar de Iroise, nas proximidades de Brest, que renderam lindas imagens do nosso porta-aviões.

No dia 16 de fevereiro, o A 12 se juntou aos navios do GT 802.1 que foi composto pelo NAeL Minas Gerais (A 11), então Navio-Capitânia, Fragatas Liberal (F 43), Greenhalgh (F 46) e Rademaker (F 49), Corveta Frontin (V 33) e pelo Contratorpedeiro Pernambuco (D 30).

Nesse dia aconteceu uma cena inédita. Pela primeira vez, dois porta-aviões da Marinha do Brasil navegaram juntos. Dificilmente vamos ter a oportunidade de presenciar algo parecido novamente.

Transferência para o Setor Operativo

No dia 28 de abril, atracando no Porto de Santos, o NAe São Paulo foi transferido da Diretoria Geral de Material da Marinha (DGMM) para o Comando de Operações Navais (CON), e deste para o Comando-em-Chefe da Esquadra (ComemCh) em cumprimento a Portaria Nº 94/MB, de 19/04/2001, do Comandante da Marinha.

A cerimônia foi presidida pelo Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, e contou com as presenças do Ministro da Defesa, Geraldo Magela da Cruz Quintão, e do Comandante da Marinha Almirante-de-Esquadra Sérgio Gitirana Florêncio Chagasteles.

CATRAPO I

Em maio, foi realizada a comissão CATRAPO I, quando foram realizadas as primeiras atividades aéreas embarcadas, com toques e arremetidas dos caças AF-1 (A-4KU Skyhawk II), do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1).

O primeiro pouso a bordo do “Falcão” ocorreu em 30 de julho, e dois dias depois, em 1º de agosto, foi realizado o primeiro lançamento pela catapulta de avante. No dia 3, foi a vez de se realizar o lançamento pela catapulta lateral.

Durante a CATRAPO I foram realizados 21 pousos e decolagens, visando a validação dos Boletins de Lançamento e Recolhimento.

NAe São Paulo e USS Ronald Reagan durante a Passex em 2004.

Entre 7 e 11 de junho de 2004, o NAe São Paulo fez parte do GT 706.1 com Submarino Tapajó (S 33), realizando a Passex do USS Ronald Reagan (CVN 76) e do Cruzador USS Thomas S. Gates (CG 51).

O NAe São Paulo em seus 18 anos de serviço ativo na Marinha do Brasil :

– 2001: Catrapo I (52 pousos enganchados e catapultagens),
– 2002: URUEX I/ARAEX VI (69 toques e arremetidas, 31 enganches e 33 catapultagens de aeronaves argeninas Super Etendard e Turbo Tracker, e dos nossos AF-1)
– 2002: TEMPEREX-I/02 (105 catapultagens e 106 enganches)
– 2003: ASPIRANTEX 03, TROPICALEX 03 e CATRAPO
– 2004: PASSEX- USS Ronald Reagan, CATRAPO III/HELITRAPO III e ESQUADREX 04,
– 2005: Acidente
– 2005 a 2011: PMG
– 2011: QRPB, HELITRAPO I e visita a Santos.

A Mostra de Desarmamento do NAe São Paulo ocorreu no dia 22/11/2018, após 18 anos de serviços prestados à MB, 206 dias de mar, 53.024,6 milhas navegadas e 566 catapultagens, ao arriar do Pavilhão Nacional, ato solene que encerrou a vida operativa do “Obelix”.

“Non Ducor, Duco” (Não sou conduzido, conduzo)

 

 

Tags: Marinha do Brasil (MB)NAe São Paulo (A 12)
Notícia Anterior

O DAN e o NAe 'São Paulo'

Próxima Notícia

"Au revoir" Foch! Adeus São Paulo! (Novas fotos)

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

Aviação Naval continua o processo de recebimento do primeiro H125 na Helibras

17/05/2025 - 11:28
Aviação

IPEV realiza estudo de envelope de vento para a ‘Tamandaré’ operar com o Seahawk

17/05/2025 - 10:58
Aviação

Esquadrão VF-1 reforça presença nos limites da Amazônia Azul com caças AF-1

16/05/2025 - 17:16
Carregar mais
Próxima Notícia

"Au revoir" Foch! Adeus São Paulo! (Novas fotos)

Comentários 3

  1. Alaur Ferreira says:
    3 anos atrás

    Infelizmente as políticas equivocadas fizeram que nossa gloriosa marinha perdesse seu alto nível. Muito triste,temos um costa gigantesca para defender. Poucos recursos técnicos e materiais e ainda uma equipe adestrada. De forma muito incompleta….deveríamos investir em sistemas de radares poderosos e em postos equipados com aeronaves aptas a interferir em qualquer tipo de ameaça em nossos aguas.

    Responder
  2. Antonio Augusto Pinto Coelho says:
    3 anos atrás

    O lamentável é que, o único esquadrão aéreo de aviões que a Marinha do Brasil tem, ficou no chão, em São Pedro de Aldeia, sem cumprir seu papel mais importante em estar junto com esquadra. O Atlântico é somente um porta helicóptero. Quando o A12 será realmente substituído, e o nosso pequeno é único esquadrão de aviões embarcados, voltar a fazer seu papel?

    Responder
  3. Roberto says:
    3 anos atrás

    Isso foi mortal apenas a própria tripulação.
    É uma vergonha ter muitas Marinhas mundo afora de países ‘pequeno’ que dão show na marinha brasileira.
    A marinha age como tampão da nação, nada mais. Aliás marinheiro terrestre é o que esse país tem de sobra.
    passou décadas tentando construir 1 fragata e abandonaram tamanha vergonha e falta de noção do que faziam.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval