A classe U212 CD foi desenvolvida pela thyssenkrupp Marine Systems (tkMS) para este programa de modernização e é baseada na classe de submarinos Type 212 anterior, mas significativamente maior com um comprimento de 73 metros em comparação ao atual Tipo 212A com 56 metros.
Os submarinos serão equipados com um novo sistema de combate chamado ORCCA, fornecido pela KTA Naval Systems, um consórcio formado pela tkMS, Atlas Elektronik e o fabricante norueguês Kongsberg Defense & Aerospace. Isso permitirá que as tripulações analisem quantidades maiores de dados do sensor e aumentem a interoperabilidade com as forças aliadas.
A HENSOLDT recebeu um pedido para equipar os submarinos com um sistema optrônico, composto por um sistema de mastro optrônico OMS150, um OMS300 e o sistema de vigilância panorâmica i360°OS para cada um dos novos submarinos. Com esta solução de mastro optrônico duplo, as Marinhas optaram pelo salto tecnológico do sistema de periscópio tradicional para uma solução de sistema digital completamente sem penetração no casco.
Para a classe U212 CD, a combinação de OMS150 e OMS300 está sendo comissionada pela primeira vez. Enquanto o OMS150 em sua versão multiespectral será usado como mastro optrônico de busca e vigilância, o mastro optrônico furtivo OMS300 assume a chamada função de “ataque”.
Com o OMS300, os engenheiros da HENSOLDT projetaram um mastro difícil de detectar visualmente e via radar.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: HENSOLDT