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Home Aviação

Aviação do Exército recebe o 31° Pantera modernizado

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
11/11/2023 - 09:01
em Aviação
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Por Guilherme Wiltgen

A Chefia de Material de Aviação do Exército (CMAvEx), por meio do Batalhão de Manutenção e Suprimento da Aviação do Exército (BMS), recebeu o HM-1A Pantera EB 2001, 31ª aeronave AS365K Pantera que passou pelo processo de modernização na Helibras para a versão AS365K2.

Programa de Modernização

O programa para modernização dos 34 helicópteros Pantera da Aviação do Exército Brasileiro, adquiridos em 1988, vai dar às aeronaves mais 25 anos de vida útil.

O serviço tem um custo de 35% menor do que o valor de um helicóptero novo e, após o processo de modernização, as aeronaves terão um aumento de 400 kg na capacidade de carga paga em operação em áreas restritas (em comparação ao modelo anterior), maior velocidade (260 km/h contra 220 km/h) e alcance (660 km contra 550 km).

As unidades que foram modernizadas na Helibras foram equipadas com novas cablagens, novo capô do motor, novo motor Arriel 2C2CG (com 40% a mais de potência), um novo painel Glass Cockpit compatível com uso de OVN (Óculos de Visão Noturna), piloto automático de quatro eixos, maior autonomia, maior velocidade e menor carga de trabalho aos pilotos.

Com o recebimento da 31ª aeronave,
há um aumento significativo da capacidade operacional da AvEx, proporcionando avanços em termos de tecnologia e desempenho aéreo, além de contribuir com a nova rearticulação das aeronaves da Aviação do Exército, com o início da operação do HM-1A Pantera pelo Destacamento de Aviação do Exército (DstAvEx) no Comando Militar do Norte (CMN).

FOTOS: BMS/AvEx

Tags: Airbus HelicoptersAS365K PanteraAS365K2 PanteraBatalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército (BMS)Chefia de Material de Aviação do Exército (CMAvEx)Exército Brasileiro (EB)HelibrasHM-1 PanteraHM-1A Pantera
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Comentários 7

  1. Miguel Felicio says:
    8 meses atrás

    Eu sou leigo obviamente, para alguns que aqui comentaram, dizem ser essa modernização desperdício de dinheiro (aliás no Brasil, isso é mais que normal)…..Então por que outros países, com muito mais capacidade que nós (Estados Unidos, Israel, Inglaterra, etc..), modernizam seus vetores?

    Responder
  2. Kornet says:
    2 anos atrás

    Pq não fazem o mesmo com os 4 BH e os 8 Cougar?

    Responder
  3. Roberto says:
    2 anos atrás

    Eu em particular acho este modelo, design, estilo de helicoptero muito bonito, é um dos meus preferidos.
    Moro na capital de São Paulo ou selva de pedra e da p houvir e distinguir o helicoptero de longe voando em velocidade q muitas vezes é mais rápidos q os outros modelo…
    Alguns da “família de entusiastas e especialistas de temas e assuntos militares”, criticam o modelo por ser civil transformado em militar, mas a minha queixa é q todos os helicopteros militares têm q ser blindados e outra se a Helibras “fabrica”, porque ele é tão caro p nós brasileiros, pois eles ganham muitos nas vendas, manutençoes e atualizações, outra a venda da Helibras foi um grande erro do governo de Minas Gerais, teria q ter sido transferido p o governo federal, como empresa estratégica as ações, ao meu ver.
    A China também fabrica e opera este modelo, pergunto a versão mandarim ou chinesa é mais barata q a nossa e as peças de reposicao são baratas, se for não seria mais prático comprar deles principalmente em caso de possíveis emergências…
    Na minha ótica, seria mais prático vender estes modelos usados e com o dinheiro compraria os novos modernizados e atualizados, é a lógica…
    A Embraer por ter muitos engenheiros aeronáuticos, mecânicos e eletrônicos, poderia fazer parceria com a Helibras e fabricarem um helicoptero grande e pesado com rampa traseira, e até fazer um “bem bolado”, com outros países do brics p está empreitada…
    Abraco

    Responder
  4. Colombelli says:
    2 anos atrás

    Aquele que caiu um tempo atras no CMA vai pra modernização/ recuperação tb?

    Responder
  5. Henrique says:
    2 anos atrás

    Se entendi direito, o valor da modernização custou para cada aeronave o valor de 65% do valor de uma nova? Está correto isso? Vale a pena isso? Nas minha contas não! Forma 37 anos de trabalho de 1988 até hoje 2023. Vai durar mais 25 anos, então o valor está 3% maior que uma aeronave nova pelo tempo de vida útil que vai esticar.
    Então ou tem dados errados ou o exército não sabe fazer conta!

    Responder
    • Augusto says:
      2 anos atrás

      Exato, Henrique. Quando li, pensei a mesma coisa.

      Responder
    • Juarez says:
      2 anos atrás

      Prezado, é que você não entendeu:
      Valeu a pena para Faz de Conta Copter e talvez Lara o iluminado que assinou está pouca vergonha
      Além do que, eles não falam que o rage dele diminuiu sencivelmente por conta do aumento consumo de combustível e aínda não adicionaram nenhum.sustena de alerta/despiste de míssil. Não sobrevive 5 minutos em um.TO de intensidade .

      Responder

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