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Home Aviação

NH90 dedicado à Operações Especias do Exército francês inicia voos de testes

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
18/06/2024 - 08:55
em Aviação
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Marignane, 18 de junho de 2024 – A Airbus Helicopters iniciou a campanha de voos de testes do protótipo do NH90 Standard 2. Este padrão é uma das configurações mais recentes do NH90 e está sendo desenvolvido especificamente para a Aviação do Exército Francês, para apoiar operações de forças especiais. O Ministério das Forças Armadas francês encomendou um total de dezoito NH90 na configuração Standard 2. Os testes de voo continuarão até o final do ano, de acordo com o cronograma acordado com a DGA (Direction Générale de l’Armement).

A configuração Standard 2 inclui a integração do sistema eletro-óptico Safran Euroflir 410, um novo gerador de mapas digitais, instalação para um terceiro tripulante e novas janelas traseiras deslizantes e ampliadas, capazes de acomodar armas de autoproteção.

Os testes validarão o desenho da nova configuração. O protótipo do NH90 Standard 2 também foi equipado com provisões mecânicas e elétricas dedicadas ao Distributed Aperture System (DAS) e a nova geração do Helmet Mounted Sight Digital Display (HMSD-DD) com vistas a uma integração futura em um estágio posterior. Estes sistemas irão melhorar as capacidades das forças especiais para operar em condições altamente exigentes.

Estes testes de voo fazem parte do programa lançado em 2020 pela NATO Helicopter Management Agency (NAHEMA), NHIndustries (NHI) e suas empresas parceiras (Airbus Helicopters, Leonardo e Fokker) para o desenvolvimento e atualização de dez NH90 Tactical Transport Helicopter (TTH) no padrão Standard 2.

Após o lançamento do programa, em dezembro de 2023, a NAHEMA, em nome do Ministério das Forças Armadas francês, adjudicou um contrato à NHIndustries para a produção de oito NH90 TTH adicionais na configuração Standard 2, renovando assim a sua confiança no programa NH90.

Até o final da década, a Aviação do Exército Francês operará oitenta e um helicopteros NH90 TTH. O NH90 foi entregue pela primeira vez ao Exército Francês em 2011. Sessenta e três NH90 TTH foram entregues até agora.

O NH90 entrou em operação pela primeira vez no Mali em 2014 e, desde então, atingiu 50.000 horas de voo no total.

Os NH90 das forças armadas francesas são apoiados pela NHI sob o contrato de Apoio Operacional NH90 (NOS) comum com a Alemanha, um acordo baseado em desempenho que delega uma parte importante da atividade de logística e manutenção do país à NHI e permite que os clientes se concentrem em suas operações.

NHIndustries é a maior joint venture de helicópteros e é responsável pelo projeto, fabricação e suporte do helicóptero NH90, um dos líderes na última geração de helicópteros militares. A Empresa aproveita o que há de melhor na indústria europeia de helicópteros e defesa, sendo propriedade da Airbus Helicopters (62,5%), Leonardo (32%) e GKN Fokker (5,5%). Cada empresa tem um longo pedigree aeroespacial e traz o máximo de suas habilidades e conhecimentos para o produto final.

Tags: Airbus HelicoptersArmée de TerreAviation légère de l'armée de Terre (ALAT)Exército francêsFokkerLeonardoNH90NH90 Standard 2NH90 TTHNHIndustries (NHI)Tactical Transport Helicopter (TTH)
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Comentários 5

  1. Roberto says:
    11 meses atrás

    A pegada deste helicoptero é boa, tem portas laterais e rampa traseira.

    Se ampliar a 1a foto, verá q as entradas de ar do motor foram alteradas em relação aos 1os modelos, hoje as entradas estão nas laterais e em cima, antes era só em cima do conjunto.

    A disputa por helicopteros médios militares são boas, e a helibras junto com a Airbus poderiam oferece lo na versão simples p o Brasil…

    Acredito q após as reformulações este helicoptero será similar ao leopard no mundo das máquinas voadoras, agora vamos ver o preço e as assistências pós vendas…
    Abraço

    Responder
  2. Augusto says:
    11 meses atrás

    Austrália, Dinamarca, Noruega, Suécia e até Bélgica deixaram esse helicóptero de lado, o que é um atestado de péssimo produto.

    A França tem que insistir nele porque faz parte do seu portfólio de helicópteros de defesa e as instalações e empregos têm que ser mantidos, senão fica ainda pior para o país.

    Responder
    • Rui Mendes says:
      11 meses atrás

      Alemanha, França, Holanda, Itália, Grécia e Bélgica o NFH, todos continuam com helicóptero, os que desistiram foram dos modelos terrestres principalmente, o modelo naval, é elogiado como talvez o melhor Helicoptero de combate anti-submarino, até os Norte-Americanos o elogiaram, em um exercício nos EUA, onde Fremm e nh-90 nfh ganharam um louvor, pelo desempenho, na luta anti-submarina.
      O modelo terrestre sofreu principalmente, de má assistência técnica e ainda por cima, muito caro, mas a empresa tem feito enorme esforço, para melhorar e já melhorou muito, também teve problemas, com alguns materiais com pouca qualidade, mas tem vindo a melhorar bastante, teve dores de crescimento, porque é um helicóptero com muita tecnologia nova.
      Mesmo os tth têm vindo a aumentar e muito, a disponibilidade e número de horas.

      Responder
      • Augusto says:
        11 meses atrás

        Prezado Rui de fato a grande queixa que veio à público seria de que a assistência aos usuários “não nexiste”.

        E, de fato, é um produto novo e, portanto, de alta tecnologia. Com muito investimento, está melhorando, mas como disse você: é caro.

        Responder
      • Paulo says:
        11 meses atrás

        Prezado Rui, e verdade o que Augusto escreveu. Por favor não nega fatos que são de conhecimento publico.

        Noruega, em 10 de junho de 2022 aposentou os NH90, por motivo de total insatisfação. Em 2023 comprou MH-60R Seahawk como substitutos.

        Australia após de acidente em 28 de julho de 2023 perto de Whitsunday, deixou todos em terra sem uso. Em dezembro de 2023 os Ucranianos solicitaram transferência destes para eles, mas Australia negou transferência, porque os retornos de NH 90 para ativa custaria muito dinheiro e não garantiria sucesso. Em 24 de janeiro de 2024 tomou decisão de sucatear todos equipamentos, são mais de 40 unidades. No lugar deles estão comprando MH-60R Seahawk.

        Após do acidente acima mencionado, New Zeland também deixou em terra todos equipamentos deste modelo. Ate agora não voam e governo não decidiu o que fazer com este elefante branco.

        Bélgica idem. Vai comprar provavelmente cerca de 15 H145M para substituir os equipamentos incapazes de voar.

        Suécia decidiu substituir todos por UH-60M BlackHawk e MH-60R Seahawk. Este país além de sofrer atrasos com fornecimentos do modelo NH90 nunca na pratica não usou estes equipamentos em operação e tomou decisão de substituir.

        Grécia possui 14 NH 90 e ate outubro de 2023 recebeu 4 MH-60R Seahawk que irão substituir primeiros quatro, e desde 2024 deseja substituir outros NH 90 por MH-60R Seahawk. Além disso colocou pedido para aquisição de 49 UH-60M BlackHawk.

        Alemanha e um dos maiores usuários de NH 90. Em 23 de fevereiro deste ano enviou para fabricante lista dos defeitos do equipamento com exigência de modificação e reparos de todos os defeitos. Ate agora não tomou nenhuma outra ação. Também não deixou em terra este modelo.

        Itália usa NH 90.

        Franca usa aos equipamentos.

        Deve ser lembrado que os três últimos países são interessados na produção do equipamento porque são maiores usuários que lutam com uma serie de defeitos. Além disso ou talvez mais importante os três últimos países mencionados acima, são fabricantes de pecas e componentes destes equipamentos.

        Escrevendo NH 90 estou falando sobre duas versões, terrestre e naval.

        Responder

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