Na quarta-feira (30/04) o Ministro da Defesa da República do Iraque, Thabet Al-Abbasi, recebeu os dois primeiros H225M CARACAL nas instalações da Airbus Helicopters em Marignane, na França.
O Iraque encomendou doze helicópteros H225M em setembro de 2024. Estas aeronaves substituirão os Mi-17 em uma vasta gama de missões, incluindo contra-terrorismo, operações especiais, transporte tático de tropas, ataque e apoio de fogo terrestre. O Iraque já opera helicópteros Airbus das famílias H125, H135 e H145.
O H225M provou a sua confiabilidade e durabilidade em condições de combate e em zonas de crise. Beneficiando da política de melhoria contínua da Airbus, o H225M CARACAL está agora equipado com novos aviônicos, uma MGB (Main Gear Box) melhorada, sistemas de comunicação e pode ser equipado com o sistema de armas HForce.
O peso máximo à descolagem foi aumentado em 160 kg, atingindo os 11.160 kg.
FONTE: Airbus Helicopters
O Equador recentemente recebeu o primeiro de cinco H 225 Caracol que poderiam ter sido fabricado aqui, mas “as estrelas” do EB não o querem porque alegam ter “problema no filtro de oleo” e por isso optaram se igualar aos seus ídolos e parceiros de CORE, com os Black Hawks.
Como militares como os nossos, nossa indústria não precisa de inimigo nenhum.