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Home Aviação

Esquadrão HA-1 completa 70 mil horas de voo no Lynx

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
11/02/2025 - 08:18
em Aviação
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O 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1) celebrou o marco das 70.000 horas de voo, no mês de janeiro, dedicadas à Defesa Nacional e à projeção do Poder Naval Brasileiro.

Em seus 45 anos de história, “os olhos e ouvidos da Esquadra” consolidaram-se como unidade aérea de excelência, demonstrando versatilidade e eficácia em missões complexas, tanto nacionais quanto internacionais, contribuindo para o incremento da operatividade da Esquadra, bem como para a interoperabilidade do binômio Navio-Aeronave.

Lynx Mk21 (SAH-11)

Fundado em 15 de maio de 1978, o EsqdHA-1, inicialmente designado como 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque Antissubmarino, integrou-se às Fragatas Classe “Niterói”, sendo uma extensão dos seus sensores e sistemas de armas, operando com os helicópteros SAH-11 Lynx (Lynx Mk21) e introduzindo capacidades inovadoras à Aviação Naval, como a integração de Mísseis Ar-Superfície, que revolucionaram o cenário das Operações Navais.

A substituição do SAH-11 Lynx pelo AH-11A Super Lynx (Super Lynx Mk21A), em 1996, marcou o início da modernização do Esquadrão, resultando na sua renomeação para a atual designação: 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclareci-mento e Ataque (HA-1).

A incorporação de sistemas eletro-ópticos/infravermelhos (FLIR) e metralhadoras laterais calibre .50, ampliou ainda mais a versatilidade da unidade, comprovada em operações realizadas durante a UNIFIL (United Nations Interim Force in Lebanon) no Mediterrâneo.

A atualização para o AH-11B Super Lynx (Super Lynx Mk21B), em 2014, trouxe novos motores, aviônica digital, sensores de última geração e equipamentos de Guerra Eletrônica, incluindo capacidade de voo com Óculos de Visão Noturna (OVN).

 

Preparados para integrar as Fragatas Classe “Tamandaré”, o Super Lynx garante maior segurança, precisão e eficiência nas operações de esclarecimento e ataque, evacuação aeromédica (EVAM), busca e salvamento (SAR) e apoio logístico, assegurando a soberania e a defesa da Amazônia Azul.

As 70.000 horas de voo refletem o comprometimento e a expertise acumulados ao longo de décadas de operações complexas e desafiadoras. Através de inúmeras operações as quais o Esquadrão participou ativamente, como a “Fraterno”, que reforçou a interoperabilidade com a Armada Argentina; a Operação “Poseidon”, que aprimorou as capacidades de guerra naval em exercícios conjuntos; o “Lançamento de Armas”, que avaliou e aperfeiçoou a prontidão combativa das aeronaves e tripulações; a Operação “UNITAS”, que fortaleceu a cooperação multilateral com Marinhas de diversas nações, além do primeiro exercício de Evacuação Aeromédica (EVAM) em submarinos da Classe “Riachuelo”, tornando-se evidente toda a versatilidade e capacidade de adaptação em diferentes cenários operacionais.

Este marco é um símbolo do compromisso, da dedicação e do profissionalismo dos militares que, ao longo do tempo, integraram e continuam a integrar o Esquadrão, sendo fonte de inspiração para as futuras gerações.

Tags: 1°Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1)AH-11A Super LynxAH-11B Super LynxAviação NavalComando da Força Aeronaval (ComForAerNav)Lynx Mk21Marinha do Brasil (MB)SAH-11 LynxSuper Lynx Mk21ASuper Lynx Mk21BWestland Lynx
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Comentários 5

  1. Angus says:
    3 meses atrás

    Salvo engano serão apenas 5 (cinco) “Super Lynx”, para até o momento 4 (quatro) Tamandaré, sendo que não operam mais nenhum míssil Ar-Superfície.
    É inegável que nesse sentido o binômio Niterói/Lynx (estado da arte para o período) foi superior ao binômio Tamandaré/Super Lynx, considerando o momento da implantação.
    Infelizmente, aparentemente, involuímos.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      3 meses atrás

      Reduziu para 6 helicópteros.

      Responder
      • Koprowski says:
        3 meses atrás

        Realmente, uma lamentável redução de 08 para 06 aeronaves AH-11B, além do fato de estarem sem MAS Sea Skua ou outro tipo.

        Responder
      • Johan says:
        3 meses atrás

        Por qual motivo da redução das unidades modernizada?
        Essa modernização também está se arrastando já por uma década! Impressionante

        Responder
    • Marcos Silva. says:
      3 meses atrás

      Pois é… 6 Lynx,6 Sea Hawk. Vergonhoso o estado da MB!
      Pior é nao3vee ninguém tomando uma atitude pra mudar isso. As FA’s reclaman da situação mas não fazem nada pra resolver .

      Responder

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