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Home Aviação

Aviação do Exército inicia a desativação do HM-3 Cougar

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
08/04/2025 - 11:10
em Aviação
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No contexto da modernização das frotas de aeronaves de emprego geral da Aviação do Exército, no dia 31 de março de 2025, iniciou-se o processo de desativação da frota HM-3 Cougar.

Tal atividade permitirá a incorporação de novos modelos de aeronaves mais modernos à frota da Aviação do Exército.

A aeronave de fabricação francesa Eurocopter AS532UE recebeu a designação militar do Exército Brasileiro de HM-3 e os numerais de EB-4001 a EB-4008.

Desde a chegada da primeira aeronave em 2002, o HM-3 Cougar EB-4001, foram mais de vinte anos de emprego da frota por todo o território Nacional e alguns países vizinhos, cumprindo missões diversas pela Força Terrestre.

O Cougar atuou nos diversos biomas do nosso território nacional, provendo a aeromobilidade da Força Terrestre e apoiando uma ampla gama de cursos realizados nas diversas regiões do nosso país, da Selva à Montanha, da Caatinga ao Pantanal, do Cerrado aos Pampas.

Ele foi essencial para proporcionar experiências de treinamento realistas e desafiadoras, moldando o futuro de nossos combatentes. Cada missão cumprida a bordo dessa aeronave representa não apenas o conhecimento técnico, mas o espírito indomável da nossa Força e a dedicação incansável de todos que trabalham para mantê-la em pleno funcionamento.

Com a formatura de entrega do primeiro Cougar da Aviação do Exército ao Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército, inicia-se a diagonal de desativação da frota Cougar, conforme planejado para os próximos anos até o desfazimento da EB-4008, último Cougar da frota, previsto para 2032.

Que a memória do HM-3 Cougar EB-4001 permaneça viva em nossos corações, simbolizando a paixão, a perseverança e a dedicação de todos que fizeram parte dessa grandiosa história.

Tocador de vídeo
https://www.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2025/04/Desfazimento-HM-3-Cougar-EB-4001.mp4

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Fazer download do arquivo: https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2025/04/Desfazimento-HM-3-Cougar-EB-4001.mp4?_=1
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FONTE: Aviação do Exército

Tags: Airbus HelicoptersAS532UE CougarAviação do Exército (AvEx)Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército (BMS)Comando de Aviação do Exército (CAvEx)EurocopterExército Brasileiro (EB)HelibrasHM-3 CougarHM-3 Cougar EB-4001Taubaté
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Comentários 15

  1. Gustavo Tavares says:
    1 mês atrás

    A grande questão caro Juarez é aseguinte;
    Investiram uma imensa fortuna, com a promessa de nacionalizar o equipamento e em 2022(se nãoe falhe a memória) já estaríamos produzindo um helicóptero nacional devido a transferência de tecnologias.
    Pous bem, Gastaram a fortuna, o helicóptero continua quase todo importado, apenas pintado na Helibras, e ainda não temos um produto nacional.
    O mesmo acontece com o AMX, Gripen, CCT Tamandaré etc etc etc.
    Sou só eu, ou mais alguém acha isso muito estranho?
    Quem embolsou essa grana toda?
    Porquê nunca saímos do ponto “zero”, mesmo gastando fortunas?
    Com a palavra as autoridades!

    Responder
  2. José Rodrigues says:
    1 mês atrás

    Estou me divertindo com os comentários, trabalhei com esse modelo que está se aposentando, com. H225 e os Black Hawks no EB, GOSTEI dos três, agradeço pelas oportunidades.

    Responder
  3. Gustavo Tavares says:
    1 mês atrás

    Depois os militares reclamam de falta de verbas.
    O helicóptero extremamente novo, é eles vão desativar.
    Até pouco tempo atrás, a Espanha ainda operava os Seaking.
    Não faz sentido isso para mim.

    Responder
    • Santamariense says:
      1 mês atrás

      Novo?? Tem 23 anos de uso! Para continuar operando precisaria passar por revisão geral para operar mais uns 10 anos, no máximo. Fora que é um aeronave analógica, enquanto todos os outros helicópteros da Força já são digitais. Cumpriu muito bem a missão, mas agora que venham os H-60M.

      Responder
  4. Dudu says:
    1 mês atrás

    Os “estrelas” do exército são muito estragados pra não dizer outra coisa : O País tem uma linha do H 225 Caracol, que é o sucessor do helicóptero que está sendo desativado e em vez de substituir tal pelo H 225 Caracol nacional, vai colocar os Black Hawks, exportando empregos pra fora e renovando a dependência.

    Ainda tem quem diga: “Ah, mas o filtro de oleoo do H 225 é problemático e a hora de voo e cara quando comparado com o Black Hawk”.
    Amigão, se helicoptero tá com problemas, informe o fabricante para que ele corrija ou notifique o fornecedor para consertar o defeito. E mais muito mais CARO para uma força armada é depender de fornecedor estrabgeiro de equipamento maior e melhor que ela pode fabricar em casa.

    Responder
    • Juarez says:
      1 mês atrás

      E por acaso tu acredita que a nossa dependência em relação ao 225, também conhecido como “The Kombi”, eu quero te lembrar que os motores são Franceses, a transmissão franco alema, os sistemas de vôo europeus, os de missão Israelenses. Ahh, mas nós fabricamos portas e rodas do trem de pouso, então tá resolvido. A propósito eles continuam voando dentro de Tecnical Ordens de restrição pois , pois aquela transmissão é sub dimensionada para os motores. Pronto, agora volte a comer capim e deixe a Avex comprar o que voa, treina, opera e combate, BH.

      Responder
      • Mjgborges says:
        1 mês atrás

        Excelente resposta, tirou daqui Tmj

        Responder
    • Gustavo Tavares says:
      1 mês atrás

      Mas ao que parece, eles buscam e querem essa dependência.
      Recentemente o EB buscou no mercado “parceiro” para fabricar localmente Obuse.
      Imagina quem eles buscaram (dentre as inúmeras possibilidades)?
      Sim, a Baysistens.
      Mesmo tendo opções de parceiros dos BRICS ++.
      Ou mesmo partir para desenvolvimento solo (porque conhecimento temos para isso).

      Responder
    • Cipinha says:
      1 mês atrás

      O H225 é muito maior do que o Black Hawk, mais caro de manter e mais problemático (com certeza a Airbus Helicopter sabe dos problemas), mas existem opções no catálogo da Airbus que são “concorrentes” do BH, caso do H160 e H175 que poderiam ser “produzidos” aqui no Brasil

      Responder
      • Dudu says:
        1 mês atrás

        “Caro” é depender do exterior para operar seus equipamentos . ‘Caro’ é negar trabalho qualificado aos seus cidadãos.. “Caro é espantar possiveis exportações da máquina que é maior e mais capaz que o Black Hawk, pois qualquer País que vê isso pensa logo: “O helicóptero que fabricado lá é tão bom que eles mesmos não o querem e preferem importar o Black Hawk. Por comprariamos deles?”

        Parabéns aos “estrelas” por mais esse desserviço a indústria nacional, à Força e ao contribuinte. Essa é a especialidade de vocês.

        Responder
        • Santamariense says:
          1 mês atrás

          O Exército optou pelo melhor helicóptero de manobra disponível no mercado, o Black Hawk. Quem não concorda é porque não conhece a aeronave e menos ainda os problemas do H225M. Graças a Deus não compraram mais H225M. Ah, tu sabe que a própria França está substituindo os H225M pelo NH90 Caiman 2? Por que será?

          Responder
          • Alex Tiago says:
            1 mês atrás

            Santamarinense, apenas lembrando que esse é o Cougar e que tem pouco mais de 20 anos. Penso que tivéssemos com muitos equipamentos e sobrando concordaria mas estamos a míngua e temos poucas coisas. Fico pensando, que outros Países estão melhor do que nos e mesmo assim os operam em até versões mais antigas e ou operaram por muito mais tempo e porque nós não podemos fazer upgrade???? Direcionar parte desses recursos para outras áreas??? E ou pense tivemos a possibilidade de fabricar black hawk no Brasil e optou por não fazer, outra coisa concordo que o Black hawk é o melhor helicóptero de manobra do mundo e pergunto e porque não podemos operar o que temos por uma economia enorme??? Mesmo não sendo o melhor. Está faltando tantas outras prioridades e vamos gastar 1 BI dólares ou mais em 12 helicópteros. MBT, defesa antiaérea entre outros não sei penso que podemos operar e até substituir pelo melhor desde que as outras áreas estão bem atendidas tbm.

            Alex Tiago

            Responder
            • Santamariense says:
              1 mês atrás

              Alex, o contrato dos UH-60M não é de 1 bilhão de dólares. O valor poderia chegar em 950 milhões de dólares se fossem adquiridos todos os extras e opcionais oferecidos. Porém, a compra feita pelo EB é de aproximadamente
              451,5 milhões de dólares e envolve os 12 helicópteros completos, motores extras, peças e sobressalentes, treinamento, metralhadoras Miniguns e outros itens.

              Responder
          • Dudu says:
            1 mês atrás

            Óh meu Deus! Falou o cientista da NASA e super engenheiro ‘aerohiperespacual’, “Dr. Ssntamariense”

            Responder
            • Santamariense says:
              1 mês atrás

              Resposta típica sua…zero conteúdo. Sai da 5ª série, guri.

              Responder

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