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Home Geopolítica

Marinha do Brasil desmente revista americana e nega interesse pelos navios Mistral

Luiz Padilha por Luiz Padilha
20/07/2015 - 15:04
em Geopolítica
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BPC Sebastopol - Foto © AFP 2015/ EAN-SEBASTIEN EVRARD
BPC Sebastopol – Foto © AFP 2015/ EAN-SEBASTIEN EVRARD

A Marinha brasileira refutou as especulações feitas por uma revista americana, de que o Brasil poderia comprar os navios da classe Mistral construídos pelos franceses e não entregues à Rússia. Nota oficial diz não haver qualquer estudo em andamento sobre o assunto.

O suposto interesse brasileiro pelos porta-helicópteros não entregues à Marinha russa foi divulgado pela publicação “The National Interest” na semana passada. Segundo a revista, a venda ao Brasil seria a melhor solução para o problema criado em relação ao contrato de US$ 1,3 bilhão, já que, impedida pela política de sanções do Ocidente contra a Rússia, a França ficou sem poder entregar ao comprador os navios feitos em seus estaleiros.

“Os Mistrais podem aumentar a influência do Brasil na região, (…) e poderiam tornar-se os navios de guerra de maior impacto na marinha da América do Sul desde os primeiros dias do século XX”, especula a “National Interest”.

“Os dois navios [da classe Mistral] poderiam até mesmo operar ao longo do Amazonas, que é navegável por navios de grande porte”, acrescenta.

As autoridades navais brasileiras, porém, em comunicado oficial exclusivo para a Sputnik Brasil, esclarecem que “no âmbito da Marinha do Brasil não há qualquer estudo em andamento para aquisição de navios de guerra da classe ‘Mistral’”.

FONTE:Sputniknews

Tags: BPC SebastopolBPC Vladvostok
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Comentários 40

  1. Galvão says:
    8 anos atrás

    A compra do Porta-helicópteros Mistral pela nossa Marinha de Guerra seria muito importante militarmente e para proteger todo este Mar territorial brasileiro e fluvial.Ou seja,principalmente neste momento, com a desativação do Porta-aviões São Paulo.É um navio moderno e de grande utilidade e uso por muitos anos.A urgência é outro problema!

    Responder
  2. recruta zero says:
    10 anos atrás

    Concordo com o Topol, Aliás, o Brasil não tem grana para comprar, quanto mais para fazer as adaptações necessárias.

    Responder
  3. Topol says:
    10 anos atrás

    Esses navios vão ficar exatamente onde estão… até 2017. A indenização também não será aceita até lá. Depois disso o Vladivostok vai para a frota do Pacífico e o Sebastopol vai para a frota do Mar Negro… Já está tudo acertado com Marine Le Pen.

    Responder
  4. Carlos José de Oliveira Bonfim says:
    10 anos atrás

    A vida é feita de oportunidades, essa é uma das raras oportunidades para o Brasil. Justamente o Brasil que tanto precisa de um navio desses, reuni todas as condições para ter um ou os dois navios da classe mistral (justamente por ter boas relãções com a França e com Rússia), a um preço que podemos pagar, o que é um reles bilhão e 300 milhôes de dolares para quem arrecadou mais de 20 bilhões de dolares em propinas (segundo dados da operação LAVA JATO) como os ex-diretores da PETROBRAS. A mediocridade desse desgoverno não tem limite, o pior é que pode estar contaminando o um dos últimos baluarte moral desse país: As nossas Forças Aramadas.

    Responder
  5. Leonardo says:
    10 anos atrás

    Esses dois Mistrais iriam cair bem em nossa MB. Brasil tem uma das maiores costa marítimas do mundo, deveria ter no mínimo 2 PH e 1 PA modernos e operacionais. Isso pensando somente na defesa.
    Sds

    Responder
  6. Gabriel says:
    10 anos atrás

    Me arrisco a Dizer que é impensável durante esse próximos 5 anos

    Responder
  7. Gabriel says:
    10 anos atrás

    Não temos dinheiro , o governo quebrou as pernas do Estado quando deu as costas ao setor produtivo e inflou as contas com aumentos salariais absurdo para o funcionalismo.

    Responder
  8. Proud says:
    10 anos atrás

    Ué…este navio não foi projetado para especificamente utilizar armas russas
    Então como especular que o possível comprador deste abacaxi possa ser o Canadá (justo ele??!!)?
    A MB pode até ser realmente o mais sensato porém com menos bala na agulha (carteira) pode até ter surgido uma sondagem afinal se sair a preço de banana e financiado a longo prazo qual o problema? Talvez um…a Russia embaçar nos armamentos a serem disponibilizados.
    Ou seja: Estes navios é um enorme abacaxi azedo.

    Responder
  9. Fábio says:
    10 anos atrás

    Realmente parece ter sido só uma especulação, mas o que chamou minha atenção foi a ideia de operamos um porta helicópteros a partir do Rio Amazonas! Até poderia ser os Sabre que já estão lá, isso daria uma mobilidade interessante para a Marinha na região Norte.

    Responder
  10. Carlos Crispim says:
    10 anos atrás

    Tudo o que foi falado acima está certo, não temos dinheiro, pessoal, escoltas, manutenção, aeronaves embarcadas e todo resto, é uma quimera falar em comprar o Mistral, sandice de quem não conhece o Brasil das maracutaias.

    Responder
  11. Celso says:
    10 anos atrás

    correcao……..tivessem estes recursos ja gastos ou comprometidos c as FAs,…

    Responder
  12. Celso says:
    10 anos atrás

    Se toda esta porcaria megalomaniaca dita OLIMPIADAS e a fundo perdido ja enterrada la no RJ e nas obras faroonicas e cheias de roubos ditas estadios da COPA somente estivesem alocadas para as FAs, tenho absoluta certeza q ja teriamos nao so subs de primeira linha, tanques no estado da arte tipo Leo A26, o KC390 ja estaria em servico, as fragatas e corvetas ja estariam navegando ou ja em compasso de entrega, o A12 ja estaria navegando e equipado, a defesa AA ja estaria c sistemas de primeira , …enfim, eh tanto senao q ja estou morrendo de raiva….Brasil, pais de tolos e q acreditam em papai noel, mentiras, etc….

    Responder
  13. satyricon says:
    10 anos atrás

    A reforma do SP custará R$ 1Bi aos cofres publicos, para uma belonave de 75 anos ao final do processo,. É um despropósito de qualquer forma que se olhe. A MB já possui contrato em vigência e linha de credito com o estado francês e a DCNS pelo ProSub. Nada que um aditivo contratual não resolva. Dá-se baixa no A12 e Ceará, encerra-se os contratos dos A4 e S-2 e a MB pode, finalmente, entrar no século 21.

    Responder
    • Dalton says:
      10 anos atrás

      O ex-Foch foi comissionado na marinha francesa em 1963, portanto,
      terá cerca de 57 anos quando e se forem realizadas as obras para
      então permanecer em serviço por outros 15 anos ou quem sabe
      um pouco mais talvez alcançando mesmo os 75 anos, tempo considerado
      suficiente para se construir um novo NAe…ao menos no papel é !

      Responder
    • Gabriel says:
      10 anos atrás

      Pensando Bem nossa crise não vai durar para sempre…
      Se os sistemas russos fossem substituídos por sistemas ocidentais e o negócio fosse financiado a longo prazo seria uma excelente oportunidade.

      Responder
  14. teropode says:
    10 anos atrás

    Canada senhores , serah o destino de pelomenos um Mistral , a Italia eh a mais forte candidata a ficar com a outra versao , fechando negocio , indenizao os russos , desmontam suas tranqueiras e substitui por equipagens ocidentais ! ( A Polonia ta na pareo )

    Responder
  15. zoraky says:
    10 anos atrás

    Fácil de resolver no caso de não conseguir manter navios desse porte…Solução?
    Vai no Amazonas,derruba algumas arvores,beneficia a madeira e construa algumas Caravelas.

    Temos condições sim de manter navios desse tipo,é só os militares das três forças se unirem,e terem uma conversa de pé de orelha com Dilma.Cunha e Renan que infelizmente governam essa nação.Gostaria de dizer mais,mas o site não permite.
    É triste saber que poderíamos ter uma dúzia desses navios,fragatas,corvetas e submarinos e outras armas mais.Mas eles(governo)dizem,não temos dinheiro para isso ou para aquilo e fica por isso mesmo.

    Até quando ficaremos na sonolência,seremos passivos até quando?????????

    Responder
    • Edson says:
      10 anos atrás

      Mais do que uma duzia, poderiamos ter centenas destes navios, milhares . . . . Mas tem que ser com o Aécio, o Aécio é que é bom nesta coisa de avião e navio, seu avô foi um grande navegador . . . . . um descobridor dos sete mares como diria o Tim . . . . . .

      Responder
    • Elison says:
      10 anos atrás

      É Zoraky, essa falácia de que não tem dinheiroé velha. Mas como é que tem bilhões que vão pelo ralo da corrupção e mesmo assim o país ainda não quebrou, ou querem que sobre pra poderem encher os bolsos e ninguem dá falta, a não ser quando aguem espião americano vaza a informação!

      Responder
  16. Marcos Henrique says:
    10 anos atrás

    Ilmo senhores Almirantes da nossa marinha, me dirijo com todo respeito aos senhores para fazer uma sugestão, sabido que os senhores são leitores deste conceituado site… Como leigo que sou…pergunto……é de suma importancia para defesa do nosso pais, a MB operar um porta aviões, juntamente com todo efetivo de aeronaves de asa fixa embarcadas? …ao inves de remormar o sp, não seria melhor vendelo, juntamente com os A4, e com esses recursos tornar possivel a compra e operação do mistral juntamente com os novos h225m ?…agradeço imensamente pela atenção, certos de se tratar tão somente a pergunta de um leigo…

    Responder
    • josedavi says:
      10 anos atrás

      Amigo ,porta-aviões em todas as marinhas consiste em ser uma plataforma para projeção de poder , no caso do Brasil onde as ambições nesse sentido não são grandes , uma dupla de mistrais bem equipados com helicopteros de combate cumpriria muito bem essa tarefa

      Responder
    • RomauBR says:
      10 anos atrás

      Olha, sua sugestão de vender o opalão e sua ala aérea embarcada até que é boa, mas a pergunta mesmo é:

      – Será que alguém quer?

      Quanto aos aviões pode até ser, a preço de banana deve ser fácil se desfazer deles, mas o monte de ferrugem e oxidação flutuante?? Nãããão, tem que ser alguém muito “especial”, se é que me entendem. Precisa ser muito “especial” pra comprar essa tranqueira. Mas claro, ser desmantelado pra virar panela e outras cositas + é também uma ótima opção; que o diga nosso saudoso Minas Gerais (RIP).

      Responder
  17. kemen says:
    10 anos atrás

    Não tem sentido comprar Mistral que não teriam a minima proteção de escoltas cabíveis tal como o São Paulo que também não tem. Primeiro novas escoltas modernas que permitam defesa de área com lançadores verticais e misseis de médio e longo alcance, as Niteroi já foram ultrapasadas a anos, os colegas que me perdoem mas esta é a realidade da nossa Marinha.

    Responder
  18. Octavio Lima says:
    10 anos atrás

    Comprar até que é fácil, o difícil é depois manter os ditos e colocar os helicópteros a bordo…

    Responder
  19. BrunoFN says:
    10 anos atrás

    Sem estudos ?? pera ai …. mudou comando da MB mudou tudo ? n e o q se especulava .. ta certo q a MB n tem dindin nem pra caneta …. agora negar qualquer chance .. ou possibilidades de navios do tipo …. e surpreendente … no mínimo … e óbvio q uma compra do tipo n sairia direto do orçamento da MB .. isso e claro .. a possibilidade existe caso os gov de França. Russia e o Brasil … se entendem e q saia um acordo bom pra todos .. acordo gov gov … basta a opinião e aprovação da MB e pronto (sinal verde ) … oportunidade batendo na porta e a MB fica de doce ?.. blz … nem adianta falar q navios desse tipo são ”caros d+ ” pra se usar …. tudo e caro hj em dia …. veremos então o q o futuro nos aguarda …

    Responder
  20. Tiago Vicente says:
    10 anos atrás

    O Brasil seria a solução ideal para este problema, pois temos boas relações com ambos os lados, e a Russia, em tese, não vetaria a venda dos dois navios para a Marinha do Brasil, mais existem alguns pontos a se levar em conta:
    1 – Os navios foram concebidos para a Marinha da Russia, e para os equipamentos russos, e no caso do Brasil, não operamos aeronaves russas (com exceção do H2 – Sabre), teria que ser feito um estudo para se saber se as aeronaves que operamos, podem ser usadas no Mistral Russo, alem de uma tradução completa de todos os sistemas do Russo para o Inglês;
    2 – A questão financeira também é importante, a Marinha do Brasil não tem dinheiro para esta compra, este problema poderia ser solucionado com um empréstimo feito pelos países interessados na não entrega dos navios a Russia (França e EUA);
    3 – Convencer a Marinha do Brasil a aceitar esta compra, pois, como todos nós sabemos, a Marinha do Brasil já está envolvida em um projeto gigantesco de construção de submarinos convencionais e nuclear, que já tem um custo alto, alem de não conseguir verba hoje para se manter a esquadra operando normalmente;
    Solucionados estes três problemas a venda é viável, e solucionaria o problema da França, OTAN e EUA.

    Responder
    • Douglas Schuindt says:
      10 anos atrás

      Não viaja. Esses navios nunca vão sair do do porto com os sistemas russos embarcados neles. Terão de ser trocados para o troux.., quer dizer, o cliente que se habilitar a comprar eles. Conhecendo bem os franceses dá pra adivinhar que eles vão querer ganhar o máximo possível nessa troca de sistemas para poder compensar o prejuízo.

      Responder
  21. maurico matos says:
    10 anos atrás

    Nossa Mb está matando cachorro a grito não teríamos como pagar esse navio.

    Responder
  22. Farias says:
    10 anos atrás

    Bom o FHC que comprou um porta-aviões que até hoje só tem dado prejuízos a marinha.

    Responder
  23. Cassio says:
    10 anos atrás

    Realmente seria sonhar demais achar que um governo hipocrita, politico, gerido por corrupções confirmaria uma noticia relevante destas, nem que fosse para anunciar a parceria com qualquer pais para construção de um navio de assalto anfibio ou de reaparelhamento da nossa marinha de Guerra, roubam bilhões do governo e os ladroes continuam soltos e roubando e as nossas forças armadas fazendo milagres e se submetendo a ser marionete na mão desses lacaios, peço desculpas aos colegas blogistas pela minha indignação é que se torna impossivel separar uma coisa da outra e esta cada vez mais dificil de digerir..

    Responder
    • afonso says:
      10 anos atrás

      faço minhas as palavras do farias

      Responder
    • Gabriel says:
      10 anos atrás

      Digo Disse oq eu queria dizer

      Responder
  24. yuri says:
    10 anos atrás

    comprar com que dinheiro ?

    Responder
  25. Gilberto Rezende - Rio Grande/RS says:
    10 anos atrás

    Um balão de ensaio para ver se tem um otá.. uma solução para salvar a França de um baita prejuízo…

    Responder
    • teropode says:
      10 anos atrás

      Kkkkkkkk, nao viaja na maionese , se o objetivo da materia fosse criar um balao de ensaio , nao iriam citar uma naçao cuja FAs estao rastejando com pires nas maos , a INDIA , Coreia d SUL , Australia e ateh mesmo o Canada seriam os mais indicados , que viajem alucinante !

      Responder
      • Fernando says:
        10 anos atrás

        Me diga, porque a Coreia do Sul seria um país indicado a comprar esses mistral, se eles tem a classe Dokdo?
        Porque a Australia compraria o mistral se eles tem a classe Camberra?
        Me diga quando Canada, India e Polonia deram qualquer informação de estarem enterresados nesses mistrais?
        A Italia esta projetando um novo navio de assaulto anfibio, então me diga porque a Italia seria indicada a ter seu proprio mistral se eles podem projeta e construir o seu proprio navio
        Então me diga, quem é que está viajando na maionese agora hein?

        Responder
        • Adriano RCC says:
          10 anos atrás

          Pois é! Agora eles estão procurando um palhaço pra comprar essa cagada mau feita! Isso aí vai ficar para aquela mulher que está na frente das pesquisas para a presidência na França resolver: ela já confirmou “foi um erro total negar cumprir os contratos dos Mistal com os russos”… Agora estão procurando uma latrina, mas aqui não é mais isso não!!!

          Responder
        • teropode says:
          10 anos atrás

          Aguarde o anuncio das aquisiçoes , sua logica nao condiz com as nuances das alianças militares ,saia da frente da carroça !

          Responder
          • Fernando says:
            10 anos atrás

            Minha logica condiz com as necessidades da marinhas citadas acima e tambem com a capacidade de construçao naval destes países, o que voce citou é apenas uma opiniao sua( ou sonho) que nao condiz com a realidade, mesmo assim vou aguardar qualquer noticia referente a esses mistrais.

            Responder
    • antonio carlos says:
      10 anos atrás

      Olá! a França não teve prejuízo, pois não devolveu a grana para seu PutinKGB. tem Bloqueio da UE e nem isso podem ter de volta. a Turquia pensa que compra-los

      Responder

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