Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Acidente aéreo

As 4 hipóteses da tragédia do Hércules KC-130 ‘990’, segundo mídia chilena

Luiz Padilha por Luiz Padilha
13/12/2019 - 10:56
em Acidente aéreo
3
Hércule KC-130 990

Hércule KC-130 990

235
compartilhamentos
2.4k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish




Por Gabriel Arce Granizo

“As partes encontradas do avião tornam praticamente impossível a existência de sobreviventes”. Essas palavras, pronunciadas pelo comandante em chefe da Força Aérea do Chile (facH), Arturo Merino, confirmam que a operação para encontrar o Hércules kC-130 que caiu no mar de Drake passou da localização para o resgate de corpos.

Na quarta-feira, foi encontrado um pedaço de esponja que correspondia a um compartimento das asas. Ontem, a Fach também confirmou a descoberta de uma parte do sistema de transmissão de combustível, o tecido da cobertura interior da aeronave e a roda do trem de pouso. A missão agora é montar o quebra-cabeça. A fragmentação e o estado das partes nos fazem presumir que não houve uma tentativa de amerrissagem (aterrissagem no mar), mas um impacto violento contra o mar. No entanto, para ter um diagnóstico claro, mais partes precisarão ser resgatadas do oceano. As hipóteses são muitas, mas para especialistas a possibilidade de “falha catastrófica na estrutura” é a mais plausível. Obviamente, você não pode descartar avarias nos motores turbo-hélices, controlar complicações devido ao clima, alguma falha elétrica, fadiga do material ou deficiências na manutenção da aeronave.

Hércules-KC-130-Chile Foto Javier Torres AFP

Fadiga ou falta de manutenção

O Hércules KC-130 fez seu primeiro voo em 1978. A partir de então, passou pela Força Aérea dos Estados Unidos, os fuzileiros navais, e foi desativado em 2008. Depois, em 2015, foi comprado pela Fach. 41 anos é um problema? “Eles não precisam ser ruins se forem velhos, mas devem cumprir rigorosas fichas de manutenção; caso contrário, coisas sérias podem acontecer”, explica Eduardo Santos. Para o consultor de defesa, um “sério problema de manutenção da Força Aérea” pode ser configurado aqui. Como uma anedota pessoal, lembre-se de que “alguns anos atrás, fui convidado pelo Fach para visitar o F16 em Antofagasta. Curiosamente, entrei em um dos aviões e descobri que as porcas do trem de pouso estavam soltas. Soltei-os com a mão e entreguei-os ao general que estava lá.

O coronel e piloto Alonso Rossi não acredita nisso. “No Chile, somos muito rigorosos com a manutenção. É uma questão de revisar a lista de acidentes aéreos e compará-los com o Peru, Bolívia, Colômbia, Equador. Os números alcançam o alto padrão”, diz ele. Na sua opinião, “falha estrutural, em vez de manutenção, poderia ser uma fadiga do material e isso tem a ver com o fabricante”. A Fach não descarta a possibilidade de uma falha elétrica. O comandante Merino confirmou o áudio de um tripulante que comentou que o avião estava chegando com “problemas” elétricos antes de decolar em Punta Arenas.

Erro humano

Estatisticamente, presume-se que cerca de 86% dos acidentes aeronáuticos sejam causados ​​por erro humano humano. Mas essa possibilidade é praticamente descartada pelo coronel Alonso Rossi. “Os pilotos eram de alta qualidade, pessoas com mais de 5.000 horas de voo. Apenas o coronel teve 2 mil horas de voo para a Antártica, ele fez essa seção inúmeras vezes. Aqui é muito difícil configurar uma falha humana, do ponto de vista da operação”, diz ele. Rossi acredita que a antiguidade do Hércules impossibilita a ocorrência de uma “falha de software” que o levou a perder o controle, como aconteceu com o conhecido caso do Air France 447, que acabou caindo no Atlântico com mais de 200 passageiros. “Ele não tinha tecnologia de ponta, estes (KC130) possuem peças mecânicas, portanto a experiência do piloto é bastante influente”, diz ele. Quanto às condições meteorológicas, no dia do acidente havia ventos muito mais fracos do que o habitual na região, sem grandes tempestades ou ondas gigantes. A nebulosidade, por outro lado, dificilmente explicaria uma desorientação da tripulação que os levaria ao mar.

Falha no motor

A falha de um ou mais motores, embora seja uma possibilidade, não é tão consistente com a forma como os eventos se desenvolveram. Eduardo Santos, engenheiro civil e consultor de defesa, indica que nesse tipo de aeronave a falha de um motor permite voar quase normalmente. Ele pode ficar no ar com metade dos motores, dependendo se eles estão do mesmo lado e das condições de carga. O que não se encaixa nessa tese, diz Santos, é que a falha do (s) motor (es) “daria aos pilotos tempo para pedir socorro pelo rádio com um “May Day”. Além disso, esses aviões carregam um farol e não emitem sinais. O mais lógico é uma falha catastrófica na estrutura que não deu tempo para a tripulação se comunicar. O coronel Rossi acrescenta que essa possibilidade pode ser confirmada ou descartada quando os motores forem recuperados do mar. “Isso permitiria saber se, quando caíam no mar, estavam trabalhando, em que condições as lâminas ou se vinham com tração”.

Hércules KC-130 FACh 990 – Foto Gonzalo Cifuentes Vladilo

Danos na fuselagem

“Provavelmente, o avião perdeu algum elemento de vôo da estrutura. Ele perdeu a sustentação e caiu como uma pedra”, diz Santos. “O fato de não ter se comunicado com o controle implica que a queda foi violenta. Uma falha estrutural que não deu tempo para avisar”, acrescenta Rossi. Para especialistas, não seria incomum um dos estabilizadores falhar, tanto na cauda quanto nas asas. As superfícies horizontais ou spoiler na asa principal”. Atualmente, existem 123 Hércules C-130 no mundo que estão em revisão, devido a um alerta do fabricante sobre “rachaduras incomuns” nas asas. No entanto, a Fach confirmou que após o alerta eles descartaram que o avião apresentasse essa falha. Embora o Hércules seja considerado um dos aviões mais seguros do mundo, para o engenheiro civil, o colapso da fuselagem é algo que já “aconteceu muitas vezes”, mesmo com as asas destacando-se da fuselagem principal. Segundo os registros da Rede de Segurança da Aviação, a partir de 2000 ocorreram 34 acidentes fatais envolvendo o C-130. Desses, pelo menos cinco teriam sido causados ​​por um colapso catastrófico da fuselagem.

FONTE: PUBLIMETRO

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Tags: FAChKC-130 Hércules
Notícia Anterior

13 de Dezembro: Dia do Marinheiro

Próxima Notícia

Saab recebe pedido de componentes para o radar G / ATOR do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Aviação

FAB conclui campanha de REVO com o helicóptero H225M

06/11/2020 - 23:05
Aviação

EUA liberam pacote de atualização de US $ 635 milhões para os F-16 do Chile

29/07/2020 - 11:39
Hércules FACh 990 - Foto Gonzalo Cifuentes Vladilo
Acidente aéreo

O colossal plano logístico de busca ao Hércules C-130-990 da FACh

12/12/2019 - 11:14
Carregar mais
Próxima Notícia

Saab recebe pedido de componentes para o radar G / ATOR do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA

Comentários 3

  1. jorge says:
    1 ano atrás

    Ainda com os devidos respeitos às famílias enlutadas , está na hora do Chile comprar os KC 390 Milleniun .
    05 bastariam aso Chile .

    Responder
    • JR says:
      1 ano atrás

      Antes o KC tem que provar que pode descer na Antártida.

      Responder
  2. Leonardo Costa da Fonte says:
    1 ano atrás

    Bom texto!

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Mário Polverine em ASPIRANTEX 2021: O A-4 Skyhawk da Marinha em ação
  • João Domingues em Navio-Patrulha “Guaíba” realiza “Passex” com navio da Guarda-Costeira dos Estados Unidos
  • WELLINGTON RODRIGO SOARES em Navio-Patrulha “Guaíba” realiza “Passex” com navio da Guarda-Costeira dos Estados Unidos
  • RENAN em NPaOc “Araguari” realiza ações de presença nos Arquipélagos de Fernando de Noronha e de São Pedro e São Paulo
  • Luiz em ‘Cutter’ da US Coast Guard chega ao Rio de Janeiro
  • WELLINGTON RODRIGO SOARES em NPaOc “Araguari” realiza ações de presença nos Arquipélagos de Fernando de Noronha e de São Pedro e São Paulo
  • Wilson Look em Nota de Esclarecimento da FAB sobre o cancelamento da licitação do Boeing 767 300ER (2020)




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Dia do Marinheiro é comemorado com dois importantes marcos do Prosub

Operação Poseidon: Exército, Marinha e Aeronáutica operam juntos pela primeira vez a partir do PHM ‘Atlântico’

Esquadrão HS-1 realiza o primeiro pouso a bordo com OVN na Marinha do Brasil

EXOP Tápio 2020 – Cenários de guerra durante exercício simulado

Por dentro do NApLog BAC Cantabria (A 15) da Marinha Espanhola

Docksta CB90 HSM – Uma embarcação multifunção para diferentes Marinhas

Privatização da Nuclep: o PROSUB corre risco?











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval