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Home Acidente aéreo

Israel paralisa operações com 11 F-35A após acidente com o F-35B no Texas

Luiz Padilha por Luiz Padilha
26/12/2022 - 17:09
em Acidente aéreo
4
Caça F-35A da IAF - Foto: Maj. Ofer

Caça F-35A da IAF - Foto: Maj. Ofer

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Israel suspendeu as operações de onze de seus caças furtivos F-35A seguindo o conselho do F-35 Lightning II Joint Program Office (JPO).

Os dados e as descobertas da recente falha em um caça F-35B dos EUA no Texas indicam a necessidade de uma inspeção dedicada para determinar se o sistema israelense está em risco de um mau funcionamento semelhante.

Tocador de vídeo
https://www.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2022/12/F-35B-Texas.mp4

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Fazer download do arquivo: https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2022/12/F-35B-Texas.mp4?_=1
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Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.

“A Força Aérea de Israel (IAF) analisará as descobertas do incidente e tirará conclusões e recomendações para o retorno seguro da aeronave ao setor operacional”, disse o porta-voz da IDF.

Israel tem 33 caças F-35A entregues até agora e eles estão baseados no 116th Lions of the South Squadron e no 140th Golden Eagle Squadron.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Tags: F-35A Lightning IIF-35B Lightning IIForça Aérea de Israel (IAF)Lockheed Martin
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Comentários 4

  1. frapal says:
    2 anos atrás

    Falha no F-35? Não brinca! É sério isso? Esta maravilha da engenharia intergalática….kkkkkk!!!!

    Responder
  2. HMS TIRELESS says:
    2 anos atrás

    Muito provavelmente os aparelhos afastados do voo para inspeção são dos lotes mais recentes lembrando que o F-35B envolvido no incidente em Fort Worth ainda estava em testes de aceitação.

    Por outro lado ainda estão na linha de voo da Heyl Ha’Avir, e atacando alvos iranianos na Síria e no Iraque, 22 F-35I o que coloca Israel como detentor de mais caças de quinta geração que a “Mãe Rússia”, a famigerada segunda maior potência militar….do terceiro mundo.

    Responder
  3. Gilberto Rezende says:
    2 anos atrás

    Que bobagem MONUMENTAL!!!
    O acidente no Texas foi de um F-35B numa operação de pouso vertical que só cabe àquela variante.
    Qualquer problema técnico existente dirá respeito SOMENTE às aeronaves F-35B!!!
    Os F-35A não tem qualquer relação com o acidente no Texas isso é de uma IGNORÂNCIA MILITAR que chega a ser TOSCA…
    Nunca esperei algo desse calibre dos Israelenses!!!
    Estou surpreso com esta notícia…
    Tem mais cheiro de coisa política que qualquer outra coisa…

    O acidente no Texas foi claramente um acidente onde o piloto realizou um temerário pouso vertical com uma velocidade de descida excessiva e ao invés de ABORTAR o pouso e recomeçar a manobra numa descida mais lenta, ele tentou manter a manobra MUITO PRÓXIMO AO SOLO.

    Como já comentei aqui no canal as diferenças de arquitetura entre o Harrier e o F-35B…

    A diferença de fundamento no voo vertical é que o Harrier se apoia em quatro exaustores principais, alinhados, com dois lado a lado e ligados a mesma turbina no voo.
    Já o F-35B usa apenas dois exaustores alinhados longitudinalmente sendo o dianteiro gerado por uma turbina AUXILIAR que trabalha próximo ao seu regime máximo (sem reserva de potência significativa) com um diâmetro de fluxo MENOR e cuja a altura do seu ponto de exaustão é significativamente mais alto que o FLUXO TRASEIRO oriundo da turbina principal, de maior diâmetro de fluxo e ao contrário do fluxo dianteiro trabalha próximo ao regime mínimo de potência na operação de pouso vertical.

    Este projeto do F-35B por QUALQUER mal funcionamento (principalmente no pouso) que eleve subitamente a potência do exaustor traseiro não pode ser EFICAZMENTE compensado pela turbina dianteira. E a falta de APOIO LATERAL nas exaustões torna qualquer pouso vertical com rajadas LATERAIS quase um suicídio certo no F-35B em comparação ao venerando Harrier…

    Como já disse no caso do acidente no Texas foi o não aborto imediato do pouso que gerou uma aproximação demasiada e DEMORADA do solo em que a DIFERENÇA da altura de exaustão e dos DIÂMETROS de fluxos dianteiro e traseiro fez surgir um poderoso colchão de ar conforme o bocal traseiro se aproximou DEMAIS do solo.

    E foi este colchão de ar traseiro que surgiu subitamente é que fez a traseira da aeronave “corcovear” a traseira para cima e ao mesmo tempo o aparecimento de uma pequena inclinação lateral para direita, por sua vez, TAMBÉM teve o efeito concomitante de diminuir a atuação aerodinâmica do propulsor dianteiro desviando o seu fluxo direto do solo e dispersando o muito o seu efeito aerodinâmico/efeito solo que por construção já é menor e mais fraco que o colchão de ar dianteiro tornando a manobra IRRECUPERÁVEL.

    As capacidades dos fluxos diferentes dianteiro e traseiro, as potências dos dois sistemas e sua capacidade de ajuste fino e rapidez de resposta nos transientes e tempos necessários na manobra crítica de pouso vertical, NA MINHA OPINIÃO, estão além da capacidade técnica ATUAL do sistema de controle computadorizado do F-35B…

    Mas isso é só a minha opinião de crítico ETERNO do design do F-35B e da falta de coluna vertebral dos Britânicos que se deixaram convencer que um Harrier supersônico era IMPOSSÍVEL e embarcaram nesta canoa furada que é esta variante B…

    Responder
  4. Dodô says:
    2 anos atrás

    Esse avião é a mais nova versão do F104 starfighter “widowmaker”, avião cheio de problemas, que não atende os requisitos das forças em que opera e cujos fabricantes estão envolvidos em supostos escândalos de corrupção por meio de pressão política, lobby e compra de licitações internacionais.

    Quem quiser que compre esse “Pato” tecnologico e ache que esta fazendo vom negócio

    Responder

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