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Home Geopolítica

Aeronave de ataque leve B-250 Bader é apresentada no Dubai Airshow 2017

Luiz Padilha por Luiz Padilha
12/11/2017 - 13:37
em Geopolítica
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Caça de ataque leve B-250 bader nas cores da Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos

Por Helen Haxell

A empresa Calidus com sede nos Emirados Árabes Unidos, revelou pela primeira vez sua nova aeronave de ataque leve, a B-250 Bader, com capacidades multirole no Dubai Airshow 2017.

O B-250 Bader faz parte de um programa que se originou em 2015 com uma série de parceiros, incluindo a empresa brasileira Novaer, fornecedora da estrutura da aeronave e a Rockwell Collins, fabricante do sistema de aviônica de bordo com a tecnologia Pro Line Fusion.

A aeronave é o primeiro caça militar a ser desenvolvido no país e foi resultado de uma lacuna de capacidade, disse Hamdan Abdulla Al Shkeili, engenheiro-chefe de software de Calidus à Shephard. A primeira entrega da aeronave é esperada iminentemente. “Hoje estamos apresentando nosso projeto, o B-250.

Ele possui uma aviônica de ponta muito forte para permitir que a aeronave faça suas missões com precisão, disse ele. A aviônica Pro Line Fusion terá interfaces gráficas que estão integradas com um HUD digital e janelas de exibição multifunções. A percepção do terreno e os ecrãs de vídeo EO / IR também devem fornecer aos pilotos uma maior conscientização do espaço aéreo. As capacidades de missão da aeronave de voo único/duplo serão centradas em contra-insurgências, ISR, suporte aéreo próximo e operações de treinamento avançado.

Em relação às capacidades de armamento, o B-250 pode receber uma série de armas com seus 7 pontos duros, bem como uma EO/IR. “Ele foi projetado para ser flexível para os usuários finais, podendo levar diferentes tipos de armas e foguetes. Ele está cobrindo uma lacuna que o mercado precisa para a guerra moderna com custos operacionais muito baixos”, comentou Al Shkeili. Ele explicou ainda que a empresa está recebendo muito interesse nacional e internacional para o B-250 e a “comunicação ativa” está ocorrendo atualmente com os usuários finais.

A Novaer desenvolveu a estrutura da aeronave, que é composta por fibra de carbono, que era um requisito fundamental da Calidus devido às suas capacidades leves. “Tem um excelente desempenho devido ao fato de ser a primeira aeronave nesta categoria a ser totalmente feita de fibra de carbono. A fibra de carbono significa que tem melhor peso e anti-fadiga [componentes], o que dá mais vida útil à aeronave”, disse Al Shkeili.

A instalação de produção da aeronave está em estágios iniciais de desenvolvimento e estará localizada em Al Ain, embora Al Shkeili tenha confirmado que há uma oportunidade para uma “produção muito alta” no site. Nesta fase, o B-250 voou mais de 50 horas de voo. Segundo os relatórios, acredita-se que, no verão deste ano, o primeiro protótipo da aeronave realizou sua primeira rotação do motor. Atualmente, existem duas aeronaves em exposição estática no show, e uma que participa na exibição do voo.

O B-250 bader utiliza um motor PT6A-68 de 1,600shp P & WC e a carga útil máxima é de 1.796kg, com teto do serviço de 30.000 pés com uma autonomia de 2.400nm a 301kt.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Shepard News

Tags: B-250 baderCalidusForça Aérea do Emirados Árabes Unidos
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Comentários 6

  1. Lucas Senna says:
    8 anos atrás

    A Novaer vai abrir uma fábrica por aquelas bandas? Ou fabricação da fuselagem e integração vai ocorrer aqui no Brasil?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      8 anos atrás

      Essa é uma boa pergunta. A Novaer ainda não se pronunciou.

      Responder
  2. Leonardo Rodrigues says:
    8 anos atrás

    Nada como pensar na autonomia.

    Responder
  3. Gilberto Rezende says:
    8 anos atrás

    Para ter a autoria do projeto, comprada da NOVAER, e ter um adversário SÉRIO para o Super Tucano.
    Tem a mesma instrumentação/aviônica do KC-390 numa fuselagem de fibra de carbono e todos os brinquedinhos que os petrodólares podem comprar e a mesma motorização TOP do avião da Embraer…

    Este será um concorrente SÉRIO se a integração for bem feita…

    Imagina-se que, no mínimo, uma fuselagem de 100% de fibra de carbono possa resultar numa maior velocidade e limites de resistência estrutural superiores ao Super Tucano…

    Responder
  4. Galitto says:
    8 anos atrás

    Roberto, eles não desenvolveram nada !
    O projeto foi desenvolvido pela Novaer (sediada em São José dos Campos – SP).
    O que foi que fizeram foi fazer uma parceria (associação) com a mesma e injetaram muita grana.
    Lembrando aqui que a Novaer é profunda conhecedora da aeronaves T-27 Tucano e o A-29 Super Tucano, não restando dúvida pela imagem acima que ela usou esses dois modelos como ponto de partida.
    O projeto é 100% da Novaer, isto não resta dúvida.

    Responder
  5. Roberto says:
    8 anos atrás

    Não entendi os Árabes. Desenvolveram mais um avião, em ver de comprarem o T 29 ???!!! Por que não fazer parceria com a embraer e fabricar lá o Avião T 29.

    Responder

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