Por Guilherme Wiltgen
O Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, recebeu nesta sexta-feira (30) na sede do 8º Distrito Naval, em São Paulo, os principais representantes da imprensa especializada e não especializada, para um descontraído café manhã, que contou com a presença do editor Guilherme Wiltgen e de Francisco Ferro, editor-chefe da revista Tecnologia & Defesa, que tiveram a primazia de se sentarem à mesa do Comandante da Marinha.
O objetivo do encontro foi aproximar a Marinha do Brasil da imprensa em geral, colocando de forma clara e transparente, que a instituição está de portas abertas aos jornalistas e aos veículos de imprensa.
A parte inicial foi realizada pelo Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM), Contra-Almirante Flávio Augusto Viana Rocha, que fez uma ampla explanação sobre a Marinha do Brasil (MB), seus programas e as principais ações e missões hoje executadas, tanto no Brasil como no exterior.
Na sequência, o AE Leal Ferreira fez uma breve apresentação da real situação da Esquadra brasileira e como a restrição orçamentária está impactando diretamente nos projetos da MB, se colocando em seguida a disposição para responder aos questionamentos do jornalistas presentes.
A Esquadra
O Comandante da Marinha abriu sua apresentação mostrando um slide com as idades dos principais meios que dispõe hoje a MB para cumprir com as suas obrigações constitucionais.
Quando se vê o Capitânia da Esquadra, o NAe. São Paulo (A 12), com 52 anos (completando 15 só de MB) e o NDD Ceará (G 30) com 59 anos (26 de MB), os principais escoltas com quase 40 anos e o mais novo, a Corveta Barroso (V 34), com sete, é fácil perceber que pela a idade da maior parte da nossa Esquadra, a defasagem tecnológica e o custo que a Marinha tem para manter estes navios operacionais é muito alto, agravado ainda pelos sucessivos cortes de verbas para a Defesa.
Para nós, da imprensa especializada, isso não é nenhuma novidade, pois acompanhamos de perto o dia a dia, as dificuldades e a situação de cada navio. Mas, um raio X da sua situação, apresentada para a imprensa em geral, ajuda a mostrar à sociedade brasileira, ou pelo menos deveria, a importância da modernização dos meios de superfície, despertando na mesma um maior interesse na defesa de nossa soberania e dos nossos interesses no mar.
E é justamente neste ponto que a falta de verbas mais impacta, pois se encontram parados os principais programas de renovação da Esquadra brasileira, como o de Obtenção de Meios de Superfície (PROSUPER) e o de construção das novas corvetas Classe Tamandaré, a segunda evolução das Corvetas Classe Inhaúma (a primeira evolução foi a Cv Barroso), de projeto nacional.
Estes programas poderiam alavancar a indústria naval brasileira, gerando emprego e qualificação, além de desenvolver novas tecnologias por meio de transferência de tecnologia na construção de modernos navios de guerra, abrindo uma janela de oportunidades, como no caso das Corvetas da Classe Tamandaré, que poderiam ser exportadas para Marinhas amigas, tanto na América Latina, como nos mercados africano e asiático.
Outro ponto que sofreu muito com os cortes, foi o de navios patrulha de 500 ton, que não serão mais construídos os 27 inicialmente programados, impactando diretamente no desempenho das ações de fiscalização e patrulha naval junto aos Distritos.
NAe São Paulo
Segundo o Comandante da Marinha, a avaliação do casco do nosso porta-aviões está sendo concluída, e o que se está vendo é que ele ainda está em boas condições, podendo ainda ser utilizado por muitos anos. Porém, será necessário a substituição dos sistemas de propulsão e de geração de energia, para que o mesmo possa retornar ao setor operativo. Mas, como a MB não dispõe desta verba no momento, optou-se por mantê-lo parado no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), até que se tenha recursos suficientes.
PROSUB
Apesar dos cortes, o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), continua em um ritmo mais lento, mas continua. O que era o grande investimento na proteção da nossa Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e a garantia da soberania da Amazônia Azul, e por conseguinte do Pré-Sal, tão anunciada durante o governo do ex-presidente Lula, agora deverá sofrer atrasos, principalmente no nosso primeiro submarino de propulsão nuclear, o Álvaro Alberto (SNB-10), que já foi postergado para 2025.
A falta de investimento do Governo Federal vai impactar principal e diretamente nas empresas que prestam serviços em Iperó, no interior do Estado de São Paulo, onde se encontram o Centro Experimental de Aramar e onde está localizado o Laboratório de Geração Núcleo-Elétrica (LABGENE), que vai abrigar o protótipo do reator nuclear. Inicialmente se prevê o corte de pelo menos 200 postos de trabalho nestas empresas.
Com relação ao Estaleiro e Base Naval de Submarinos em Itaguaí, no Rio de Janeiro, o AE Leal Ferreira informou que as obras estão em dia.
Grupamento Naval do Sul-Sudeste
Sob o Comando do Vice-Almirante Glauco Castilho Dall’Antonia, o 8º Distrito Naval, sediado em São Paulo, também sofrerá com os impactos das restrições orçamentárias.
A criação do Comando do Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste, que funcionaria na sede da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), em Santos, por enquanto não vai se concretizar.
Segundo o Comandante da Marinha, as patrulhas navais na Bacia de Santos não serão prejudicadas, pois o Navio Patrulha continuará se deslocando do Rio para Santos para o cumprimento da missão. Mas com isso, mais custos serão gerados para a MB, tendo em vista que terá que manter o deslocamento para a região, ao invés de transferir o efetivo para a cidade paulista.
Não é preciso ressaltar a importância da criação deste Grupamento de Patrulha, tendo em vista que estamos falando do maior porto da América Latina, e por onde passa mais de um quarto da movimentação da balança comercial brasileira e a sua área de influência econômica concentra mais de 50% do produto interno bruto (PIB), ocupando a 39ª posição no ranking mundial de portos em movimentação de contêineres, e da estratégica Bacia de Santos, que abrange uma área de cerca de 352 mil quilômetros quadrados.
NDM Bahia e baixa do NDD Ceará
Desde anunciada a sua aquisição em primeira mão pelo Defesa Aérea & Naval, em agosto, pela primeira vez em público, o AE Leal Ferreira confirmou a compra do Navio de Doca Multipropósito (NDM) Bahia, ressaltando a importância da aquisição do ex-Siroco, pertencente a Marinha Nacional francesa, em uma boa compra de oportunidade.
Segundo o Comandante da Marinha, o NDM Bahia vai ocupar uma lacuna existente hoje nas operações anfíbias em apoio ao Corpo de Fuzileiros Navais, face a suas características de poder transportar até 400 combatentes, além da capacidade de operar com lanchas e veículos anfíbios, devido a sua doca alagavel.
Com isso, aproxima-se a inevitável baixa do serviço ativo do NDD Ceará (G 30), ex-USS Hermitage (LSD 34) da Classe Thomaston, que dos seus 59 anos, 26 são de serviço ativo na Marinha do Brasil, a se completar no próximo dia 28 de novembro.
NOTA do EDITOR: Agradecemos ao AE Eduardo Bacellar Leal Ferreira (Comandante da Marinha), ao VA Glauco Castilho Dall’Antonia (Comandante do 8º DN), ao CA Flávio Augusto Viana Rocha (CCSM), ao CMG Daniel Américo Rosa Menezes (Chefe do Estado-Maior do 8º DN), ao CF Vagner Berlarmino de Oliveira (CCSM) e ao CC Henrique Afonso Lima (CCSM).
Gostaria de saber como demos baixa em uma moderna Corveta se ainda operamos Type 22 das Malvinas e nossas Niterói bem antigas Tb são o carro chefe da frota. O plano era ter Navios que atacariam como Fragatas e operassem a custo de NaPaOc essas eram as Corvetas da Classe Inhaúma, seriam 16 delas lembram? A insistência da instalação do pesado canhão 114mm e todo seu sistema de carregamento sob o Deck numa proa muito baixa e afilada resultou num navio que em velocidade mergulhava muito a proa. A turbina foi outro tiro no pé, com 4 motores Diesel ela ficaria muito mais barata e econômica e ainda sim rápida. Por último acreditamos que o 114mm com sua baixa cadência de fogo seria capaz de derrubar um Exocet, nós realmente acreditamos que em 30 de maio de 82 uma fragata Type 21 derrubou com se canhão MK8 114mm o último Exocet Argentino durante o que foi conhecida como Missão Invencible e não colocamos nenhuma defesa de ponto missilistica nas nossas Corvetas nem mesmo um Simbad. Estes novos tempos sao das grandes contratações, para que manter se vc pode adiar um pouco mais e contratar uma reforma? E se não houver recursos para a reforma? Coloca na reserva e desmantela, o substituto pode ser sempre uma belonave de segunda à preço baixo, não é isso que estamos prestes a ver?
Gostaria de saber como demos baixa em uma moderna Corveta se ainda operamos Type 22 das Malvinas e nossas Niterói bem antigas Tb são o carro chefe da frota. O plano era ter Navios que atacariam como Fragatas e operassem a custo de NaPaOc essas eram as Corvetas da Classe Inhaúma, seriam 16 delas lembram? A insistência da instalação do pesado canhão 114mm e todo seu sistema de carregamento sob o Deck numa proa muito baixa e afilada resultou num navio que em velocidade mergulhava muito a proa. A turbina foi outro tiro no pé, com 4 motores Diesel ela ficaria muito mais barata e econômica e ainda sim rápida. Por último acreditamos que o 114mm com sua baixa cadência de fogo seria capaz de derrubar um Exocet, nós realmente acreditamos que em 30 de maio de 82 uma fragata Type 21 derrubou com se canhão MK8 114mm o último Exocet Argentino durante o que foi conhecida como Missão Invencible e não colocamos nenhuma defesa de ponto missilistica nas nossas Corvetas nem mesmo um Simbad. Estes novos tempos sao das grandes contratações, para que manter se vc pode adiar um pouco mais e contratar uma reforma? E se não houver recursos para a reforma? Coloca na reserva e desmantela, o substituto pode ser sempre uma belonave de segunda à preço baixo, não é isso que estamos prestes a ver?
A grana que esses caras recebem pra dizer que reformar uma sucata completamente inútil (São Paulo) deve ser muito boa, deve garantir uma aposentadoria e tanto!
Não acredito que defender esse “porta-aviões” seja simplesmente inocência de um almirantado completamente dopado, não creio mesmo! Ninguém pode ser tão bobinho assim, rs.
Já a FAB e o EB parecem que tem os pés no chão.
A grana que esses caras recebem pra dizer que reformar uma sucata completamente inútil (São Paulo) deve ser muito boa, deve garantir uma aposentadoria e tanto!
Não acredito que defender esse “porta-aviões” seja simplesmente inocência de um almirantado completamente dopado, não creio mesmo! Ninguém pode ser tão bobinho assim, rs.
Já a FAB e o EB parecem que tem os pés no chão.
Pelo jeito vamos ter que ir no mercado de usados mesmo comprar umas escoltas ou então assumiremos de vez que somos uma guarda costeira. Tirando as AB não tem no mercado navios com 20 anos ou menos para venda, mas sinceramente não temos a menor condição de de irmos de AB, estamos mais para O.B. rsrs
Há muito tempo as forças armadas viraram cabides de emprego. Mesmo com a crise ainda está abrindo concurso! Pra que marinheiro se não temos navio? Procurem ver como foi o corte nas modernizações e compras na FAB: modernização dos F5 ex Jordania só os F, modernização do AMX menos de 20 unidades e por aí vai. O pior que eu havia comentado sobre a modernização (sem sentido) do COD/ REVO, pois foi leberada mais uma verba enquanto que o A12 não tem verba para deixá-lo operacional já que sem a troca do sistema gerador d energia não tem como operá-lo.
Pelo jeito vamos ter que ir no mercado de usados mesmo comprar umas escoltas ou então assumiremos de vez que somos uma guarda costeira. Tirando as AB não tem no mercado navios com 20 anos ou menos para venda, mas sinceramente não temos a menor condição de de irmos de AB, estamos mais para O.B. rsrs
Há muito tempo as forças armadas viraram cabides de emprego. Mesmo com a crise ainda está abrindo concurso! Pra que marinheiro se não temos navio? Procurem ver como foi o corte nas modernizações e compras na FAB: modernização dos F5 ex Jordania só os F, modernização do AMX menos de 20 unidades e por aí vai. O pior que eu havia comentado sobre a modernização (sem sentido) do COD/ REVO, pois foi leberada mais uma verba enquanto que o A12 não tem verba para deixá-lo operacional já que sem a troca do sistema gerador d energia não tem como operá-lo.
Entendo a posição do CM ao convocar a mídia especializada e também a mídia convencional para expor a necessidade na MB da revitalização de sua frota na tentativa de atrair a opinião pública de forma sutil para o problema porém sinto informar que apenas isso não vai funcionar…
Infelizmente nesse país estamos acostumados com escândalos… será necessário um escândalo para literalmente forçar os governantes a tomar uma decisão sobre a renovação da frota de superfície assim como a modernização em geral da Marinha do Brasil… Uma convocação com tom de ultimato a presidência da república e a imposição do estabelecimento de uma data para a definição e assinatura do contrato do PROSUPER… Uma paralisação geral talvez… tem que ficar claro para todo mundo que a MB está sem condições de cumprir a missão e que está intimando o governo a cumprir a sua parte, que é viabilizar os recursos para a renovação da frota, caso contrário nada será feito… eles estão muito ocupados tentando não serem presos e não tem o mínimo senso e nem vontade de correr atrás de resolver os problemas da Marinha… só o farão na marra, sob ameaça, sob crise, e sob escândalo, que é o modus operandi de nossos políticos.
Infelizmente essa atitude terá de ser tomada e rápido, pois mesmo que o contrato de obtenção de novos navios fosse assinado hoje, quantos anos ainda levará até que as primeiras unidades passem para o setor operativo??? Então todos devem entender que a coisa é muito séria… Algo tem que ser feito com urgencia senhor CM, está na hora de colocar o cargo em risco e bater de tapa na mesa dos fanfarrões de Brasília.
Topol,
O problema está na demora de investigação e sentença dos políticos, dando margem a um sentimento do “nada vai Acontecer”.
Pelo que “parece”, já tem o suficiente para lotar algumas celas. Devemos e podemos dar um voto de confiança ao MPF, DPF, PGR, STJ, STE, STF e também a OAB e às FFAA. Estamos passando por um processo de amadurecimento social e eleitoral. Esse processo é lento. EEUU, Grã-Bretanha, Rússia, China, França, Itália, Japão e tantos outros países maduros nos processos eleitorais e sociais demoraram até séculos para atingir um equilíbrio sociológico e eleitoral.
“Uma convocação com em tom de ultimato a presidência e a imposição de uma data”, como você disse, soa muito forte, pois não depende só do GF. Depois que todo o FX2 foi exaustivamente estruturado, analisado, concluído e aprovado pelo COOPAC, COMAER e GF, ainda precisou o MD e comandante da FA ir à comissão parlamentar para aprovação pelo Congresso. Lá, cada um que aparecer e ser considerado também como participante. Foi uma lástima ver o MD e Comandante da FA se submeter à algumas perguntas pra lá de explicitadas no projeto. Era só ler. Só faltou algum parlamentar se era o “Roberto Carlos quem deveria estra marcando o Zidane”
Vamos ter esperança que todos os investigados, julgados e sentenciados nunca mais sejam eleitos nem para ser do conselho ou síndico de um prédio.
Vai ser trabalhoso e demorado colocar (quase?) todos os maus políticos pra fora do cenário político nacional, mas vamos conseguir com o tempo, eu acredito. Espero estar vivo até lá.
O pior é que muitos parecem como a Hidra, quando você corta “uma cabeça e nasce duas”.
Meu pai buscou o NDD Ceará , e a possível baixa do G30, me faz sentir orgulho em fazer parte da ultima Guarnição desta Belonave !!
Isto me dá nojo!
Criar Comando de Grupamento de Patrulha Naval em Santos? Você precisa de toda uma estrutura de comando desta para comandar 1 navio de patrulha? O cais da Marinha em Santos não tem condições de atender a isto? Lá vamos nós criar mais OMs. Ahhh éhhhh! Atende a END, então vamos gastar.
Só fazem reclamar de falta de verbas. E não tem um para perguntar oque realmente interessa:
– É correto gastar 80% do orçamento da Marinha com pessoal?
– O senhor concorda com a END e que precisamos de um PA e de um SubNuc?
– Como o orçamento é enorme e não terá novos aumentos, oque o senhor vai fazer para modernizar a MB?
– Precisamos realmente de 80.000 militares e tantas OMs se não temos navios?
– Vão finalmente cortar pessoal e reduzir o número de OMs?
Mas estas perguntas ninguém faz.
Zoranm…….exatamente isso…..estes conviscotes seriam uma otima oportunidade para q certos assuntos q realmente importam sejam questionados…mas a imprensa…ora bolas……….cade a coragem…….
São as perguntas que precisavam ser feitas.
Afinal o orçamento não terá aumentos substanciais pelos próximos 10 anos (neste governo não terá e no próximo tem que se arrumar a bagunça, ou seja, também não terá)
Vão passar 10 anos dando baixa em navios sem reposição?
E o A-12 vai ficar parado esperando verbas? Só porque está na END? Mas quem foi que pôs o tal PA na END? A MB é claro.
Zorann,
Quem faz esse tipo de pergunta não recebe convite… E se faz, é excluído do “círculo de amizades”.
Exato!!
Entendo a posição do CM ao convocar a mídia especializada e também a mídia convencional para expor a necessidade na MB da revitalização de sua frota na tentativa de atrair a opinião pública de forma sutil para o problema porém sinto informar que apenas isso não vai funcionar…
Infelizmente nesse país estamos acostumados com escândalos… será necessário um escândalo para literalmente forçar os governantes a tomar uma decisão sobre a renovação da frota de superfície assim como a modernização em geral da Marinha do Brasil… Uma convocação com tom de ultimato a presidência da república e a imposição do estabelecimento de uma data para a definição e assinatura do contrato do PROSUPER… Uma paralisação geral talvez… tem que ficar claro para todo mundo que a MB está sem condições de cumprir a missão e que está intimando o governo a cumprir a sua parte, que é viabilizar os recursos para a renovação da frota, caso contrário nada será feito… eles estão muito ocupados tentando não serem presos e não tem o mínimo senso e nem vontade de correr atrás de resolver os problemas da Marinha… só o farão na marra, sob ameaça, sob crise, e sob escândalo, que é o modus operandi de nossos políticos.
Infelizmente essa atitude terá de ser tomada e rápido, pois mesmo que o contrato de obtenção de novos navios fosse assinado hoje, quantos anos ainda levará até que as primeiras unidades passem para o setor operativo??? Então todos devem entender que a coisa é muito séria… Algo tem que ser feito com urgencia senhor CM, está na hora de colocar o cargo em risco e bater de tapa na mesa dos fanfarrões de Brasília.
Topol,
O problema está na demora de investigação e sentença dos políticos, dando margem a um sentimento do “nada vai Acontecer”.
Pelo que “parece”, já tem o suficiente para lotar algumas celas. Devemos e podemos dar um voto de confiança ao MPF, DPF, PGR, STJ, STE, STF e também a OAB e às FFAA. Estamos passando por um processo de amadurecimento social e eleitoral. Esse processo é lento. EEUU, Grã-Bretanha, Rússia, China, França, Itália, Japão e tantos outros países maduros nos processos eleitorais e sociais demoraram até séculos para atingir um equilíbrio sociológico e eleitoral.
“Uma convocação com em tom de ultimato a presidência e a imposição de uma data”, como você disse, soa muito forte, pois não depende só do GF. Depois que todo o FX2 foi exaustivamente estruturado, analisado, concluído e aprovado pelo COOPAC, COMAER e GF, ainda precisou o MD e comandante da FA ir à comissão parlamentar para aprovação pelo Congresso. Lá, cada um que aparecer e ser considerado também como participante. Foi uma lástima ver o MD e Comandante da FA se submeter à algumas perguntas pra lá de explicitadas no projeto. Era só ler. Só faltou algum parlamentar se era o “Roberto Carlos quem deveria estra marcando o Zidane”
Vamos ter esperança que todos os investigados, julgados e sentenciados nunca mais sejam eleitos nem para ser do conselho ou síndico de um prédio.
Vai ser trabalhoso e demorado colocar (quase?) todos os maus políticos pra fora do cenário político nacional, mas vamos conseguir com o tempo, eu acredito. Espero estar vivo até lá.
O pior é que muitos parecem como a Hidra, quando você corta “uma cabeça e nasce duas”.
Meu pai buscou o NDD Ceará , e a possível baixa do G30, me faz sentir orgulho em fazer parte da ultima Guarnição desta Belonave !!
Quando vamos discutir de verdade o projeto NaPa 500? Projeto penosamente detalhado aqui e já descontinuado em seu país de origem, enquanto isso a nova classe Amazonas, compra de oportunidade fantástica, tamanho certo, velocidade certa, de quem tem um mundo de água para patrulhar e opera helicóptero. Complementando temos os Napa 200, compactos, muito rápidos, bem armados para seu tamanho e propósito, numerosos, econômicos e presentes (fiquei surpreso vendo-o no meio do Atlântico procurando os destroços do Air France, foi o primeiro navio nosso a chegar lá que me lembro, depois nossa velha corveta o reabasteceu). Para que Napa 500? E rápido? Opera heli? Opera Drone? Tem rampa para lançamento rápido da lancha interceptadora? Eu gostaria de ouvir estas respostas.
Isto me dá nojo!
Criar Comando de Grupamento de Patrulha Naval em Santos? Você precisa de toda uma estrutura de comando desta para comandar 1 navio de patrulha? O cais da Marinha em Santos não tem condições de atender a isto? Lá vamos nós criar mais OMs. Ahhh éhhhh! Atende a END, então vamos gastar.
Só fazem reclamar de falta de verbas. E não tem um para perguntar oque realmente interessa:
– É correto gastar 80% do orçamento da Marinha com pessoal?
– O senhor concorda com a END e que precisamos de um PA e de um SubNuc?
– Como o orçamento é enorme e não terá novos aumentos, oque o senhor vai fazer para modernizar a MB?
– Precisamos realmente de 80.000 militares e tantas OMs se não temos navios?
– Vão finalmente cortar pessoal e reduzir o número de OMs?
Mas estas perguntas ninguém faz.
Zoranm…….exatamente isso…..estes conviscotes seriam uma otima oportunidade para q certos assuntos q realmente importam sejam questionados…mas a imprensa…ora bolas……….cade a coragem…….
São as perguntas que precisavam ser feitas.
Afinal o orçamento não terá aumentos substanciais pelos próximos 10 anos (neste governo não terá e no próximo tem que se arrumar a bagunça, ou seja, também não terá)
Vão passar 10 anos dando baixa em navios sem reposição?
E o A-12 vai ficar parado esperando verbas? Só porque está na END? Mas quem foi que pôs o tal PA na END? A MB é claro.
Zorann,
Quem faz esse tipo de pergunta não recebe convite… E se faz, é excluído do “círculo de amizades”.
Exato!!
Não deve ser somente a imprensa especializada ou não a dar recados ao governo os próprios comandantes militares e seus assessores devem fazer pessoalmente a presidente Dilma, sem ministro da defesa ou qualquer outro interlocutor, isso não é golpe é necessidade do Estado Brasileiro e não de um governo passageiro, segurança nacional tem a ver com todos nós e não com políticos que são substituíveis, quem é incompetente na gestão pública são os políticos e não os militares, portanto os políticos devem ser cobrados com veemência, porque, afinal é a segurança de nosso país e não de governos, tenho certeza que o povo apóia as forças armadas em detrimento à políticos que medem apenas seus interesses e dos seus.
O país não tem dinheiro para nada. Não vai modernizar a frota nem tão cedo. O país gasta muito salários( ai vai todo mundo servidores civis, militares, judiciário, MP, INSS, Bolsa-Família etc…) e eexistem outras prioridades.
Prezado Guilherme,
Parabéns pelo convite e participação.
Obrigado Paulo!
Abs
O problema é que só teremos um meio com doca alagável…………….
André,
Quantos nós temos hoje?
É que acho que valeria tentar , a princípio, tentar manter o CEARÁ(PARA MANTERMOS DOIS MEIOS COM DOCA) e continuo dizendo, que como o navio anfíbio não requer tanta tecnologia , acho que seria interessante a MB observar a classe do LPD chinês type 071; pois vejo como vantagem o PREÇO e a RÁPIDA PRODUÇÃO COM CURTO PRAZO DE ENTREGA.
Até gostaria de sugerir uma matéria sobre a classe e como ele poderia ser adequado pra nós.
Então está confirmado. O NDD Ceará que passou longos 7
anos passando por um PMG será retirado de serviço em
breve, ao menos muito antes dos 7 anos que davam de vida
a ele pós PMG.
O futuro Bahia então não estará apenas substituindo o NDD
Rio de janeiro que deu baixa em 2012, mas, o Ceará também.
Quem sabe o Mattoso Maia tenha mais sorte no seu PMG já
que manutenção de navio “velho” é sempre uma caixinha de
surpresas.
Pois é!!
Gastaram os tubos no Ceará e vão retira-lo de serviço. Quem será que errou a avaliação e julgou que valeria a pena um PMG?
Zoranm…eh obvio….seus comandantes sao os responsaveis, mas sobre isso ninguem quer falar ou explicar…nao serao punidos em qualquer forma…..e la nave va………
Eu acho o máximo não ter condições de fazer o PMG das Inhaúma e estar retirando de serviço navios com cerca de 20 anos de serviço e ao mesmo tempo cogitar-se a compra de oportunidade (emergencial) de navios usados com 40 anos de idade.
Quando vamos discutir de verdade o projeto NaPa 500? Projeto penosamente detalhado aqui e já descontinuado em seu país de origem, enquanto isso a nova classe Amazonas, compra de oportunidade fantástica, tamanho certo, velocidade certa, de quem tem um mundo de água para patrulhar e opera helicóptero. Complementando temos os Napa 200, compactos, muito rápidos, bem armados para seu tamanho e propósito, numerosos, econômicos e presentes (fiquei surpreso vendo-o no meio do Atlântico procurando os destroços do Air France, foi o primeiro navio nosso a chegar lá que me lembro, depois nossa velha corveta o reabasteceu). Para que Napa 500? E rápido? Opera heli? Opera Drone? Tem rampa para lançamento rápido da lancha interceptadora? Eu gostaria de ouvir estas respostas.
15 anos com o NAe São Paulo constando no quadro da MB, mais da metade de sua vida na MB passou docado, “em manutenção ” e os caras não sabem a real situação do casco… Só daí você já tira o profissionalismo da mais antiga.
Só queria ter feito um questinamento: Almirante… Porquê cortam o dinheiro de investimento e a contraponto a MB incha seu quadro pessoal, passando dos 80 mil “marinheiros” para navegar uma esquadra de papel? Não esta um tanto quanto errada essa gestão do dinheiro dentro da MB? Que quanto mais recebem do dinheiro da pasta da defesa mais geram despesas e os investimentos não aumentão na mesma proporção, e sendo que nem navegam e patrulham a contento?
Perfeito Bardini!!
O NDM BAHIA , na realidade substitui o NDD RIO DE JANEIRO, então ainda ficará um vácuo na força de desembarque………….
infelizmente tinha que deixar bem claro e com palavras bem mais agressivas em vez de cafezinhos para o governo e a imprensa e todos os meios de comunicações que não temos uma marinha de superfície !!!!! simmmm a verdade nua e crua…não temos !!!!!!!! e ponto final ….
Cledson,
Os principais meios de imprensa estavam presente, mais claro do que foi o CM em suas palavras, impossível!
Agora, em qual meio da imprensa não especializada você leu algo sobre o encontro de sexta?
Agora essa turma da MB tá muito fora de forma Gulherme..rs!
Não deve ser somente a imprensa especializada ou não a dar recados ao governo os próprios comandantes militares e seus assessores devem fazer pessoalmente a presidente Dilma, sem ministro da defesa ou qualquer outro interlocutor, isso não é golpe é necessidade do Estado Brasileiro e não de um governo passageiro, segurança nacional tem a ver com todos nós e não com políticos que são substituíveis, quem é incompetente na gestão pública são os políticos e não os militares, portanto os políticos devem ser cobrados com veemência, porque, afinal é a segurança de nosso país e não de governos, tenho certeza que o povo apóia as forças armadas em detrimento à políticos que medem apenas seus interesses e dos seus.
O país não tem dinheiro para nada. Não vai modernizar a frota nem tão cedo. O país gasta muito salários( ai vai todo mundo servidores civis, militares, judiciário, MP, INSS, Bolsa-Família etc…) e eexistem outras prioridades.
Falaram alguma coisa sobre a Aviação Naval e a troca dos Bellzinhos e dos Esquilos hein
O relatório da MB à imprensa é preocupante no que tange a idade dos meios navais, ao que parece o governo federal deixou de se preocupar com a segurança do pré-sal e tá preocupado com sua própria sobrevivência, senhores tá na hora dos militares pedirem uma reunião com a Presidente da República, afim de esclarecer algumas coisas, tais como: defesa é ou não uma prioridade, esclarecer pessoalmente que o investimento em tecnologia nacional será prejudicada com o corte dos recursos e mais o mundo mudou, a qualquer momento o Brasil, pode estar envolvido em conflito assimétrico ou com outra nação por causa de interesses variados. É preciso falar pessoalmente, e os 3 comandantes militares e firmar o pé e não transigir, pois da mesma forma que recursos são garantidos para emendas parlamentares é muito mais importante para a segurança nacional, garantir recursos para a indústria de defesa, que diga-se de passagem é a base da economia dos Estados Unidos, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias de uso dual; e a operacionalidade das Forças Armadas do Brasil. Eu sei que vão dizer que esse governo não vai aceitar e tem outras prioridades, mas afinal eles não querem permanecer no poder até 2018? Tá na hora de marcar posição, independente do que os outros acham.
Prezado Guilherme,
Parabéns pelo convite e participação.
Obrigado Paulo!
Abs
O problema é que só teremos um meio com doca alagável…………….
André,
Quantos nós temos hoje?
É que acho que valeria tentar , a princípio, tentar manter o CEARÁ(PARA MANTERMOS DOIS MEIOS COM DOCA) e continuo dizendo, que como o navio anfíbio não requer tanta tecnologia , acho que seria interessante a MB observar a classe do LPD chinês type 071; pois vejo como vantagem o PREÇO e a RÁPIDA PRODUÇÃO COM CURTO PRAZO DE ENTREGA.
Até gostaria de sugerir uma matéria sobre a classe e como ele poderia ser adequado pra nós.
Acelerar e desacelerar programas de construção naval em função da situação econômica do país é a coisa mais velha e natural do Mundo, acontece até em potências como o Reino Unido e os EUA. Pena que no relato nada se tenha comentado sobre os programas de desenvolvimentos de armas como o MANSUP, a posição da MB sobre o desenvolvimento da versão Gripen Naval se adotará a versão biplace e/ou procurará a US Navy para obter acesso a nova turbina F-414 Enhanced para melhorar o desempenho do Gripen embarcado e a necessidada da MB participar do projeto AVTM-300 para obter o seu míssil de cruzeiro.
O fato de estarmos numa crise no momento NÃO IMPEDE a MB de planejar para um futuro onde as restrições atuais estejam superadas.
Quanto ao NAe São Paulo fico impressionado o fato de não se perguntar uma obviedade ululante, uma vez que a MB está finalizando a análise do casco da unidade e a unidade ficará para um ano pelas palavras do Comandante da MB porque não dispõe desta verba no momento (para substituir o sistema de propulsão e de geração de energia).
Afinal a MB quer ou não operar NAes ? Com a possibilidade técnica de operar o Gripen sobre este casco não seria o CORRETO usar este casco para construir uma unidade realmente NOVA E MODERNA sobre este casco como as Marinhas da China e Índia ANTES da MB se aventurar no ProNAe ??? Mais que manter um NAe em operação não é mais vital usar este bom casco para um Aprendizado inicial na construção de Navios Aeródromos ???
Este formato de reunião com a imprensa em zona de conforto sem pressão me dá nos nervos…
Gilberto, so um reparo……projetos nas 3 forcas estao sendo acelerados e desacelerados a mais de 40 anos…….e o q temos agora depois de tanta verba e dinheiro desperdicado…….nadaaaaaaaaaaaaaaaa q justifique………ja passou dos limites aceitaveis tanta desinformacao destes senhores, a realidade eh nua e crua e ai esta para ser vista….e nao eh so nas FAs hemmmmm eh geral e historico, nao cabe so a um partido ou governo inda q alguns sejam muito piores q outrens. Nao existe futuro qdo nao se faz o presente e muito menos se aprende c o passado….isso sao favas contadas. Sds
Viram? Está indo tudo bem. São só pequenos atrasos, mas o Brasil está em vias de se tornar uma potência militar.
Douglas……….KKKKKKKKKKKKK……rir pra nao chorar…….o mesmo de sempre a muitos anos, so q agora c menos pompa, so pra alguns q ainda acreditam………………..kkkkkkkkkkkkkkkk
Então está confirmado. O NDD Ceará que passou longos 7
anos passando por um PMG será retirado de serviço em
breve, ao menos muito antes dos 7 anos que davam de vida
a ele pós PMG.
O futuro Bahia então não estará apenas substituindo o NDD
Rio de janeiro que deu baixa em 2012, mas, o Ceará também.
Quem sabe o Mattoso Maia tenha mais sorte no seu PMG já
que manutenção de navio “velho” é sempre uma caixinha de
surpresas.
Pois é!!
Gastaram os tubos no Ceará e vão retira-lo de serviço. Quem será que errou a avaliação e julgou que valeria a pena um PMG?
Zoranm…eh obvio….seus comandantes sao os responsaveis, mas sobre isso ninguem quer falar ou explicar…nao serao punidos em qualquer forma…..e la nave va………
Eu acho o máximo não ter condições de fazer o PMG das Inhaúma e estar retirando de serviço navios com cerca de 20 anos de serviço e ao mesmo tempo cogitar-se a compra de oportunidade (emergencial) de navios usados com 40 anos de idade.
Pra mim a marinha tinha que fechar com o estaleiro Damien sigman e comprar 2 mistrais 140
15 anos com o NAe São Paulo constando no quadro da MB, mais da metade de sua vida na MB passou docado, “em manutenção ” e os caras não sabem a real situação do casco… Só daí você já tira o profissionalismo da mais antiga.
Só queria ter feito um questinamento: Almirante… Porquê cortam o dinheiro de investimento e a contraponto a MB incha seu quadro pessoal, passando dos 80 mil “marinheiros” para navegar uma esquadra de papel? Não esta um tanto quanto errada essa gestão do dinheiro dentro da MB? Que quanto mais recebem do dinheiro da pasta da defesa mais geram despesas e os investimentos não aumentão na mesma proporção, e sendo que nem navegam e patrulham a contento?
Perfeito Bardini!!
Infelizmente com o atual governo e as besteiras com a economia e a até um possível golpe que o governo queria dar pois eu não vejo essa possibilidade
Como não existindo acho que a situação só vai piorar pois das três forças o esquipamento mais caro e da marinha pois precisa de qualidade e quantidade
Ao menos 10 fragata
12 corvetas
18 npo 1800
30 npo 500
2 ndd novos
2 navio de transporte e apoio
12 navio de minagem e varredura
10 subs convencionais
6 subs nucleares de ataque
2 navios de socorro submarino
2 porta helicóptero
4 navios tanque
Lembrando que é meu ponto de vista para um
Marinha ao mínimo respeitável.
Se não fosse o atual governo não teria ProSub, ou o distinto acredita que o José Serra, Geraldo Alkmin ou Aécio Neves se eleitos aprovariam um programa de construção de um Submarino Nuclear ???
Aliás se não fosse o LULA, pois com sua mentalidade de economista conservadora TAMBÉM não consigo ver a Dilma Roussef aprovando o ProSub se o Lula não o tivesse feito…
A situação da MB vem de décadas atrás e não foi o governo atual que comprou o São Paulo e o Ceará. É o desenvolvimento do Pré-Sal que gerará os recursos para a MB se equipar para protegê-la. E não só a MB. o EB e a FAB também…
Como nos mostraram os Russos na Síria é da mais alta importância a MB parar de enfiar a cabeça na areia no seu apoio prioritário ao ManSup e procurar obter um míssil de cruzeiro para a MB no futuro.
O MdD do Brasil TEM de transformar o projeto do AVTM-300 de um componente do Astros 2020 para um programa das três forças e colocar a TurboMacchine como parceira responsável pelo seu propulsor por ser a empresa expert e não a Avibrás que ficaria com o resto do míssil.
Isto teria que ser feito para ONTEM antes que a Turbomachine seja perdida para a concorrência internacional.
Se a Avibrás não quiser colaborar/abrir mão do AVTM-300 na atual concepção fechada para o Astros 2020, PELO MENOS o Ministério da Defesa deveria montar um programa de míssil de cruzeiro, com a Turbomachine e a ODT-Mectron, para atender a MB e a FAB com mísseis de cruzeiro.
Você continua no mundo encantando da propaganda do ParTido meu caro GIba em acreditar piamente que essa árvore de dinheiro chamada “Pré-sal” irá financiar os delírios megalomaníacos da Marinha mas se esquece o mercado do petróleo mudou. E muito. Hoje em dia a maior parte da produção de petróleo do mundo está em países fora do cartel da OPEP, e os papéis de maior produtor e consumidor estão concentrados nos EUA que, como tal, agora podem ditar o preço no mercado internacional. E como estamos vendo e sabemos, apenas interessa aos EUA que o preço do barril permaneça baixo
A cotação do petróleo tipo Brent está, neste momento em : US$ 45,59 o barril. Basta a economia mundial aquecer um pouco, ou dar algum problema no Oriente Médio, que não esteja previsto , e , veremos o petróleo atingir patamares de 75-80 dólares o barril. Isto sem levar em conta que o petróleo é uma fonte não renovável de energia. Aí, o Pré-Sal começa ficar interessante.
HMS, sonhar ainda nao eh proibido rsrsrsrrs deixa o cara viver e sonhar sob este veu de devaneios…..ainda nao percebeu q papel e mentira aceita tudo ………….o Brasil eh o pais do futuro….so q nao chega nunca…….e nao vai chegar c este tipo de mentalidade e politicalha q se apoderou do poder. Sds
Caro Gilberto quando falamos de um governo corrupto não falamos apenas do PT e sim de vários outros partidos, mencionamos o PT em primeiro lugar por que ele é inevitavelmente a cabeça, e governo corrupto existe desde que José Sarney assumiu o poder daí em diante nunca tivemos um governo bom e as forças armadas só forças armadas só foram bem equipadas mesmo no período do governo militar.
Sr. Gilberto Desça do Palanque . .. nem munições as nossas Forças estão tendo ;;;;; ESTAMOS A DERIVA …. TE Convido a ler a entrevista com o GENERAL VILLAS BOAS no jornal Estadão . 02/11/2015
Mais uma vez o cego não quer enxergar…Volte pra sua terra pois nada tem a acrescentar…Lamentável.
Concordo com o amigo, também creio que faltaria uns 2 NAE de pequeno porte, que poderia operar os A4 e futuramente quem sabe uns F-35 VSTOL ou outro, alem de houver craft, e lanchas porta misseis!
O NDM BAHIA , na realidade substitui o NDD RIO DE JANEIRO, então ainda ficará um vácuo na força de desembarque………….
infelizmente tinha que deixar bem claro e com palavras bem mais agressivas em vez de cafezinhos para o governo e a imprensa e todos os meios de comunicações que não temos uma marinha de superfície !!!!! simmmm a verdade nua e crua…não temos !!!!!!!! e ponto final ….
Cledson,
Os principais meios de imprensa estavam presente, mais claro do que foi o CM em suas palavras, impossível!
Agora, em qual meio da imprensa não especializada você leu algo sobre o encontro de sexta?
Agora essa turma da MB tá muito fora de forma Gulherme..rs!
Falaram alguma coisa sobre a Aviação Naval e a troca dos Bellzinhos e dos Esquilos hein
O relatório da MB à imprensa é preocupante no que tange a idade dos meios navais, ao que parece o governo federal deixou de se preocupar com a segurança do pré-sal e tá preocupado com sua própria sobrevivência, senhores tá na hora dos militares pedirem uma reunião com a Presidente da República, afim de esclarecer algumas coisas, tais como: defesa é ou não uma prioridade, esclarecer pessoalmente que o investimento em tecnologia nacional será prejudicada com o corte dos recursos e mais o mundo mudou, a qualquer momento o Brasil, pode estar envolvido em conflito assimétrico ou com outra nação por causa de interesses variados. É preciso falar pessoalmente, e os 3 comandantes militares e firmar o pé e não transigir, pois da mesma forma que recursos são garantidos para emendas parlamentares é muito mais importante para a segurança nacional, garantir recursos para a indústria de defesa, que diga-se de passagem é a base da economia dos Estados Unidos, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias de uso dual; e a operacionalidade das Forças Armadas do Brasil. Eu sei que vão dizer que esse governo não vai aceitar e tem outras prioridades, mas afinal eles não querem permanecer no poder até 2018? Tá na hora de marcar posição, independente do que os outros acham.
Acelerar e desacelerar programas de construção naval em função da situação econômica do país é a coisa mais velha e natural do Mundo, acontece até em potências como o Reino Unido e os EUA. Pena que no relato nada se tenha comentado sobre os programas de desenvolvimentos de armas como o MANSUP, a posição da MB sobre o desenvolvimento da versão Gripen Naval se adotará a versão biplace e/ou procurará a US Navy para obter acesso a nova turbina F-414 Enhanced para melhorar o desempenho do Gripen embarcado e a necessidada da MB participar do projeto AVTM-300 para obter o seu míssil de cruzeiro.
O fato de estarmos numa crise no momento NÃO IMPEDE a MB de planejar para um futuro onde as restrições atuais estejam superadas.
Quanto ao NAe São Paulo fico impressionado o fato de não se perguntar uma obviedade ululante, uma vez que a MB está finalizando a análise do casco da unidade e a unidade ficará para um ano pelas palavras do Comandante da MB porque não dispõe desta verba no momento (para substituir o sistema de propulsão e de geração de energia).
Afinal a MB quer ou não operar NAes ? Com a possibilidade técnica de operar o Gripen sobre este casco não seria o CORRETO usar este casco para construir uma unidade realmente NOVA E MODERNA sobre este casco como as Marinhas da China e Índia ANTES da MB se aventurar no ProNAe ??? Mais que manter um NAe em operação não é mais vital usar este bom casco para um Aprendizado inicial na construção de Navios Aeródromos ???
Este formato de reunião com a imprensa em zona de conforto sem pressão me dá nos nervos…
Gilberto, so um reparo……projetos nas 3 forcas estao sendo acelerados e desacelerados a mais de 40 anos…….e o q temos agora depois de tanta verba e dinheiro desperdicado…….nadaaaaaaaaaaaaaaaa q justifique………ja passou dos limites aceitaveis tanta desinformacao destes senhores, a realidade eh nua e crua e ai esta para ser vista….e nao eh so nas FAs hemmmmm eh geral e historico, nao cabe so a um partido ou governo inda q alguns sejam muito piores q outrens. Nao existe futuro qdo nao se faz o presente e muito menos se aprende c o passado….isso sao favas contadas. Sds
Viram? Está indo tudo bem. São só pequenos atrasos, mas o Brasil está em vias de se tornar uma potência militar.
Douglas……….KKKKKKKKKKKKK……rir pra nao chorar…….o mesmo de sempre a muitos anos, so q agora c menos pompa, so pra alguns q ainda acreditam………………..kkkkkkkkkkkkkkkk
Pra mim a marinha tinha que fechar com o estaleiro Damien sigman e comprar 2 mistrais 140
Infelizmente com o atual governo e as besteiras com a economia e a até um possível golpe que o governo queria dar pois eu não vejo essa possibilidade
Como não existindo acho que a situação só vai piorar pois das três forças o esquipamento mais caro e da marinha pois precisa de qualidade e quantidade
Ao menos 10 fragata
12 corvetas
18 npo 1800
30 npo 500
2 ndd novos
2 navio de transporte e apoio
12 navio de minagem e varredura
10 subs convencionais
6 subs nucleares de ataque
2 navios de socorro submarino
2 porta helicóptero
4 navios tanque
Lembrando que é meu ponto de vista para um
Marinha ao mínimo respeitável.
Se não fosse o atual governo não teria ProSub, ou o distinto acredita que o José Serra, Geraldo Alkmin ou Aécio Neves se eleitos aprovariam um programa de construção de um Submarino Nuclear ???
Aliás se não fosse o LULA, pois com sua mentalidade de economista conservadora TAMBÉM não consigo ver a Dilma Roussef aprovando o ProSub se o Lula não o tivesse feito…
A situação da MB vem de décadas atrás e não foi o governo atual que comprou o São Paulo e o Ceará. É o desenvolvimento do Pré-Sal que gerará os recursos para a MB se equipar para protegê-la. E não só a MB. o EB e a FAB também…
Como nos mostraram os Russos na Síria é da mais alta importância a MB parar de enfiar a cabeça na areia no seu apoio prioritário ao ManSup e procurar obter um míssil de cruzeiro para a MB no futuro.
O MdD do Brasil TEM de transformar o projeto do AVTM-300 de um componente do Astros 2020 para um programa das três forças e colocar a TurboMacchine como parceira responsável pelo seu propulsor por ser a empresa expert e não a Avibrás que ficaria com o resto do míssil.
Isto teria que ser feito para ONTEM antes que a Turbomachine seja perdida para a concorrência internacional.
Se a Avibrás não quiser colaborar/abrir mão do AVTM-300 na atual concepção fechada para o Astros 2020, PELO MENOS o Ministério da Defesa deveria montar um programa de míssil de cruzeiro, com a Turbomachine e a ODT-Mectron, para atender a MB e a FAB com mísseis de cruzeiro.
Você continua no mundo encantando da propaganda do ParTido meu caro GIba em acreditar piamente que essa árvore de dinheiro chamada “Pré-sal” irá financiar os delírios megalomaníacos da Marinha mas se esquece o mercado do petróleo mudou. E muito. Hoje em dia a maior parte da produção de petróleo do mundo está em países fora do cartel da OPEP, e os papéis de maior produtor e consumidor estão concentrados nos EUA que, como tal, agora podem ditar o preço no mercado internacional. E como estamos vendo e sabemos, apenas interessa aos EUA que o preço do barril permaneça baixo
A cotação do petróleo tipo Brent está, neste momento em : US$ 45,59 o barril. Basta a economia mundial aquecer um pouco, ou dar algum problema no Oriente Médio, que não esteja previsto , e , veremos o petróleo atingir patamares de 75-80 dólares o barril. Isto sem levar em conta que o petróleo é uma fonte não renovável de energia. Aí, o Pré-Sal começa ficar interessante.
HMS, sonhar ainda nao eh proibido rsrsrsrrs deixa o cara viver e sonhar sob este veu de devaneios…..ainda nao percebeu q papel e mentira aceita tudo ………….o Brasil eh o pais do futuro….so q nao chega nunca…….e nao vai chegar c este tipo de mentalidade e politicalha q se apoderou do poder. Sds
Caro Gilberto quando falamos de um governo corrupto não falamos apenas do PT e sim de vários outros partidos, mencionamos o PT em primeiro lugar por que ele é inevitavelmente a cabeça, e governo corrupto existe desde que José Sarney assumiu o poder daí em diante nunca tivemos um governo bom e as forças armadas só forças armadas só foram bem equipadas mesmo no período do governo militar.
Sr. Gilberto Desça do Palanque . .. nem munições as nossas Forças estão tendo ;;;;; ESTAMOS A DERIVA …. TE Convido a ler a entrevista com o GENERAL VILLAS BOAS no jornal Estadão . 02/11/2015
Mais uma vez o cego não quer enxergar…Volte pra sua terra pois nada tem a acrescentar…Lamentável.
Concordo com o amigo, também creio que faltaria uns 2 NAE de pequeno porte, que poderia operar os A4 e futuramente quem sabe uns F-35 VSTOL ou outro, alem de houver craft, e lanchas porta misseis!