Por Guilherme Wiltgen
Linköping, Suécia – A Saab realizou hoje (10) a cerimônia de entrega do primeiro caça Gripen E da Força Aérea Brasileira. O FAB4100 agora vai iniciar o programa de ensaios em voo.
A cerimônia ocorreu na tarde desta terça-feira e iniciou em grande estilo com o F-39 FAB4100 realizando uma demonstração em voo para aproximadamente 300 convidados, incluindo as principais mídias especializadas brasileiras. O Gripen E se baseia no design bem-sucedido da versão “A”, se constituindo em um caça moderno, com um design balanceado, equipado com sistemas, aviônicos, sensores e armamentos no estado da arte, necessários para um caça multimissão como o Gripen E.
O evento contou com a presença de Fernando Azevedo e Silva, Ministro da Defesa do Brasil; do Tenente-Brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez, Comandante da Força Aérea Brasileira; de Nelson Antonio Tabajara de Oliveira, Embaixador do Brasil na Suécia; do Tenente Brigadeiro Carlos Augusto Amaral Oliveira, Secretário-Geral do Ministério da Defesa; de Peter Hultqvist, Ministro da Defesa da Suécia; do Major General Mats Helgesson, Comandante da Força Aérea Sueca; e, representando a Saab, Håkan Buskhe, Presidente e CEO; e Jonas Hjelm, Vice-Presidente Sênior e head da área de negócios Aeronautics na Saab.
Convidados a permanecerem do lado de fora do hangar, onde acontecia o evento, o Ministro da Defesa brasileiro, assistiu a demonstração aérea acompanhado do seu homólogo sueco, do Comandante da Aeronáutica, do CEO da Saab e da Embraer Defesa & Segurança.
O caça, que ostenta uma bela Bandeira do Brasil na deriva e um esquema de pintura comemorativo, impressionou a todos os presentes que acompanharam suas manobras.
“O Gripen aumenta a capacidade operacional da Força Aérea Brasileira e impulsiona uma parceria que garante transferência de tecnologia para o Brasil, fomenta a pesquisa e o desenvolvimento industrial dos dois países”, disse o Gen. Fernando Azevedo e Silva, Ministro da Defesa brasileiro.
Håkan Buskhe, Presidente e CEO da Saab disse que “Tenho orgulho por, junto com a indústria brasileira, fazer parte da construção de uma parceria estratégica de longo prazo com o Brasil e a Força Aérea Brasileira. Com o Gripen, o Brasil terá um dos caças mais avançados do mundo e o programa de transferência de tecnologia permitirá ao País desenvolver, produzir e manter caças supersônicos”, diz
Entrega do FAB4100
Jonas Hjelm, Vice-Presidente Sênior e head da área de negócios Aeronautics e o Tenente-Brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez foram convidados para realizarem a entrega oficial do novo caça da FAB.
“O F-39 Gripen representa, para a Força Aérea Brasileira, um significativo salto tecnológico na aviação de caça, mas também um exemplo exitoso de um desenvolvimento colaborativo, baseado na transferência de tecnologia e fomento à base industrial de defesa. Assim, a FAB terá um novo vetor multimissão para o cumprimento de suas ações de Controlar, Defender e Integrar o território nacional, a partir de um projeto que, desde a sua concepção, já traz benefícios para a sociedade brasileira. Sinto-me muito feliz em fazer parte deste momento histórico para a aviação de caça do Brasil”, disse o Comandante da FAB.
Ensaios de voo
Inicialmente, os ensaios em voo serão feitos na Suécia e, até o final de 2020, a aeronave irá para o Brasil para dar continuidade à campanha de testes no país.
Para isso, pilotos de ensaio de voo da FAB e da Embraer, também vão participar da campanha na Suécia.
De volta ao Brasil, a aeronave que deve ser enviada de navio para o Brasil (ainda não está 100% decidido, podendo vir voando via América do Norte), onde o FAB4100 vai realizar aproximadamente 900 HV de ensaios e, em 2021, será iniciada a entrega à Força Aérea Brasileira.
Parceria Brasil-Suécia
A parceira com o Brasil começou em 2014, quando o caça sueco venceu o programa F-X2, com o contrato (no valor de 39,3 bilhões de coroas suecas) para o desenvolvimento e produção de 36 caças Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas relacionados, suporte e equipamentos.
A Saab está impulsionando o desenvolvimento da indústria aeronáutica local, através das empresas parceiras no programa Gripen Brasileiro, que inclui um amplo programa de transferência de tecnologia ao Brasil, que será entregue pelo prazo de aproximadamente dez anos.
As aeronaves Gripen E/F do Brasil são desenvolvidas e produzidas com a participação de técnicos e engenheiros brasileiros. Essa integração faz parte da transferência de tecnologia e visa proporcionar o conhecimento prático necessário para a execução dessas mesmas atividades no Brasil, resultando, partir de 2021, na montagem integral de 15 aeronaves no Brasil.
O desenvolvimento do Gripen F (versão biplace), está progredindo no GDDN (Gripen Design and Development Network), localizado na Embraer Defesa & Segurança, em Gavião Peixoto.
Segundo a Saab, as entregas do Gripen F devem começar em 2023.
Além da Suécia, quatro países operam o Gripen: África do Sul, República Tcheca, Hungria e Tailândia. Ao lado da Suécia, o Brasil se juntará a esse grupo utilizando a versão mais nova do consagrado JAS39 Gripen. A Escola de Pilotos de Teste do Reino Unido (ETPS) utiliza o Gripen como plataforma para o treinamento de pilotos de teste.
Os avioes da marinha vao ser usados em quais porta avioes?
A primeira foto está espetacular, só faltou vocês a postarem em alta definição para poder virar papel de parede no PC.
Deixa o Wiltgen voltar da Suécia. Ele vai ler seu comentário mas agora não dá. Ok?
Um caça de geração 5
Custa 90 milhões de dólares F35 últimas notícias.
Se a tecnologia já foi absorvida, o gripen obrigatoriamente terá que custar menos que um f35.
Por ser de tecnologia inferior.
Então chuto um valor de 70 milhões de dólares por gripen do segundo lote.
“Um caça de geração 5 Custa 90 milhões de dólares”. No mínimo, pois há fontes que dão conta de que F-35 custará 115mi por unidade. Mas mesmo que custe 90mi deve-se levar em conta que todo o programa custará 1.5 trilhões, a taxa de disponibilidade é baixíssima, em média 50%, mas em alguns casos não chega a 10% ( https://www.pogo.org/investigation/2019/08/f-35-test-fleet-struggling-with-low-readiness-rates/ ) e seu custo operacional é tão alto que o Qatar e os sauditas preferiram o F-15 ao F-35 pois embora a diferença de preço por aparelho seja muito pequena, o F-15 é muito mais barato de operar ( https://www.foxbusiness.com/politics/need-for-new-f-15s-reflects-f-35-catastrophe ), e olha que esse povo equipa seus policiais com Lamborghinis, rs. Mas finalizando o assunto, em termos de comparação o custo operacional do F-35 gira em torno $29.000 dólares hora voo contra $4.700 do Gripen. Ou seja, ao fim do dia a mera comparação de preço final não significa praticamente nada pois não reflete os custos reais.
Agota tá na hora do Brasil da um aperto nos Suecos, pra eles comparem alguns KC-390 kkk
Se o Lula tivesse dado continuidade ao FX original e escolhido o Gripen C, de repente estaríamos encomendando agora o Gripen E, que se somaria aos 2 primeiros lotes de Gripen C (com muito otimismo). Já teríamos 72 Gripen C/D e esperaríamos pelos Gripen E/F…
Vc está sendo irônico né ???? Ah nemmmmmmm!!!??♂️
Claro, onde já se viu, um programa militar brasileiro seguir o cronograma?
Nunca li tamanha asneira, meeeeeeeeeeeeeeeeeu Deus
Que asneira?Que asneira eu disse? Me ilumine com sua infinita sabedoria!
Em 2002 a FAB tinha escolhido o Gripen C, FHC passou a bola pro Lula, q cancelou falando q o dinheiro (que não existia) iria para o fome zero.
Exercício de imaginação não é asneira. Seja menos presunçoso.
Essa é boa a culpa é do Lula e não o repassador FHC…
Nesta ótica a culpa da não escolha do Rafale foi da Dilda e não do Lula que repassou o F/X-2porque não quis enfrentar a resistência do Brigadeiro Nipônico e da sua turma na FAB…
Pau que dá Chico dá em Francisco…
Quem desmontou o FX original foi o FHC vivente…