Por Guilherme Wiltgen
Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (13.06), nas instalações da Helibras em Itajubá (MG), o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, recebeu o primeiro helicóptero EC725 que passou por todas as etapas de produção no Brasil.
Além do Comandante da Marinha, também estiveram presentes a cerimônia a Deputada Federal Perpétua Almeida, vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e presidente da Subcomissão Permanente para acompanhar os Projetos Estratégicos das Forças Armadas, o Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Carlos Augusto de Souza, o Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Wilson Barbosa Guerra, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, Almirante-de-Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos, o Comandante da Escola Superior de Guerra, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Liseo Zampronio, o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Carlos Alberto Matias, o Diretor de Aeronáutica da Marinha, Contra-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, o Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, Contra-Almirante José Roberto Bueno Junior, o Presidente da Helibras, Eduardo Marson Ferreira, o Presidente do conselho de Administração da Helibras, Daniel Mandelli, o Vice-Presidente Executivo e Industrial da Helibras, Richard Marelli, entre outras autoridades civis e militares.
O UH-15 Super Cougar N-7106 (BRA017) representa um marco para a indústria nacional e para a própria Helibras, pois materializa o compromisso assumido pela empresa no projeto H-XBR, para o fornecimento de 50 aeronaves EC725 para as três Forças Armadas com transferência de tecnologia, alto índice de nacionalização e amplo envolvimento da cadeia industrial nacional.
“A Helibras mostrou mais uma vez que é uma indústria forte, moderna e está capacitada a atender um mercado cada vez mais exigente”, resumiu Eduardo Marson, presidente da Helibras.
A aeronave, que foi recebida pela COPAC (Comissão Coordenadora do Programa de Aeronaves de Combate) e entregue à Marinha, representa à quarta etapa de transferência de tecnologia e nacionalização do conteúdo, realizando no Brasil as atividades da montagem, que inclui pacote de missão, pista e entrega, enquanto que os outros 11 EC725 já entregues às Forças Armadas, receberam no Brasil, itens de pré-equipagem, equipagem elétrica e mecânica, cablagem, caixa de transmissão, rotor e toda a configuração básica, além dos ensaios em voo.
Na Marinha do Brasil, a aeronave recebeu o indicativo visual N-7106 (Pégasus 06) e será destinada ao 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ).
Logo após ter sido transferido para o setor operativo, o Pégasus 06 já cumpriu a sua primeira missão, transportando o Comandante da Marinha, e demais Almirantes, para São Paulo.
Quarto UH-15 da Marinha
Nesta mesma sexta-feira, a Marinha do Brasil também recebeu o N-7103 (BRA012), passando a Aviação Naval a contar agora com quatro EC725 da versão básica, designada UH-15, de um total de 8 unidades destinadas a realizarem apoio às Operações Anfíbias, SAR, missões de esclarecimento e Operações Especiais.
Produção do EC725 no Brasil
Durante um tour pela linha de produção do EC725, Eduardo Marson destacou a capacidade da planta de Itajubá que, desde a implantação do programa, contratou mais de 600 funcionários, ressaltando que o cronograma de entregas, estabelecido em contrato, e a cargo da Helibras e da Airbus Helicopters, está rigorosamente dentro do prazo e prevê para 2014 a entrega de um total de 13 helicópteros, sendo que cinco unidades já foram entregues.
Tal informação pôde ser facilmente constada durante a nossa visita a linha de produção, onde observamos 12 unidades em avançado estágio de produção.
Mais três helicópteros estão sendo finalizados para entrega, o HM-4 Jaguar EB-5005(BRA013) para a AvEx, o UH-15 Super Cougar N-7107 (BRA019) para a MB e o H-36 Caracal FAB 8514 (BRA014). Esta última, é a primeira aeronave a receber o eixo de engrenagem cônica vertical reprojetado pela Airbus Helicopters, dispensando o uso da MOD 45. Marson também destacou quanto a importância desta modificação, que somente será realizada na sede da Airbus Helicopter, em Marignane, e na Helibras, em Itajubá, que atenderá a todo mercado civil e militar da América Latina, demostrando a elevada capacitação técnica e industrial da empresa brasileira.
Esta modificação também será realizada em todas as unidades do EC725 já entregues as Forças Armadas brasileiras.
Outra novidade foi a entrega dos dois primeiros cones de cauda produzidos pela empresa Aernnova, sediada em São José dos Campos (SP) para o EC725.
O H-36 FAB 8511 e o UH-15A N-7108
Se encontram também em Itajubá o FAB 8511 (BRA004), que será a primeira aeronave C-SAR da FAB, e que está realizando voo de testes com o FLIR Star Safire III e que em breve receberá o probe de reabastecimento em voo (REVO), que já se encontra na fábrica, e o UH-15A Super Cougar N-7108 (BRA039), primeira aeronave da versão de guerra ar-superfície (ASuW) da Marinha, que pela primeira vez são mostrados à imprensa, e que o DAN trás em primeiríssima mão aos seus leitores.
NOTA DO EDITOR: Agradecemos ao Sr. Eduardo Marson (Presidente da Helibras), a Sra. Elaine Watoniki (Gerente de Comunicação da Helibras) e a Srta. Natascha Ariceto (Assessora de Imprensa da Convergência Comunicação Estratégica) pela atenção dispensada com o DAN.
Excelente reportagem ! Parabéns !
Parabéns também as forças armadas brasileiras por essas novas aquisições , importantes para nossa defesa !
Sim, eu vi! Seria muito bom se os nossos responsáveis do MD também considerassem isso, não só no tocante ao EB como também para nossos UH-15 para nossos Fuzileiros Navais e H-36 e H-60, na FAB! rsrs…bem, sonhar não custa nada!
Com certeza Ricardo, seria lindo vê-los armados assim!
FA
Excelente matéria! Acho que os HM-4 Jaguar deveriam receber, também, armamento ar-solo, como casulos pesados de foguetes guiados, canhões e mísseis, como o MAS-5 , em desenvolvimento pela indústria nacional, para oferecer apoio aéreo aproximado à tropa em terra, semelhantemente à função dos AH-2 Sabre, mesmo não tendo uma blindagem poderosa como estes últimos, poderiam ficar como uma opção à mais para essa função, caso fosse necessário! Isso já foi mostrado com os helis franceses em vôos de teste e capacidade de carregarem armamento!
Obrigado Ricardo Santos!
Eu também gostaria de ver, mas acho muito pouco provável, pelos motivos que escrevi um pouco mais acima.
FA
Os motores desta aeronave, são produzidos no Brasil, ou são importados?
Ótima reportagem , parabéns .
Aurélio,
Por enquanto estão recebendo os motores feitos na França, mas em breve já vão começar receber os Makila 2 montados no Brasil.
Obrigado!
FA
Excelentes fotos!!!
Parabéns ao DAN.
Obrigado RR!
FA
fico feliz , pois o helicóptero é lindão, e acredito com grande capacidade para favorecer as três forças
reportagem excelente ,
Grandes notícias, agora trabalhar com sua letalidade .
Pq brasileiro so acha q armas,caças,helicoptero, so e bom guando e dos EUA ou Russo so deixa de compra um progeto para combra um caça utrapassado com f 18
Concordo agora so folta gripen F so vai para de criticado guando tive operando aki
O sorriso nasce da satisfação de estarem participando deste projeto exitoso, o H-XBR, que está dentro dos prazos, entregando o prometido e contribuindo pra o desenvolvimento da indústria nacional, parabéns! E ponto para Lula e Jobim que lá atrás tiveram peito e visão para fechar o contrato com a hoje Airbus Helicopters…
Espero que amarrem bem o contrato e que o Gripen NG siga pelo mesmo caminho!
Isto que é confiança no fornecedor Alte Júlio!
Receber o heli novo fabricado no Brasil e sair voando nele de retorno para São Paulo !
Ato mais que significativo…
Ainda mais que diziam que a MB não queria estas aeronaves, ia voar cabrado, não ia ter como instalar míssil e etc…
Pois é…
Gilberto Rezende,
Para bons entendedores, meia palavra basta!
FA
Apesar dos preços incompatíveis com os helis, espero que a Helibras alcance o mesmo sucesso da EMBRAER quando adquiriu os conhecimentos necessários com a parceria com Italianos no projeto AMX.
Fico na torcida para que surja alguma encomenda internacional ou até mesmo nacional para a aviação civil, para que a linha de montagem continue em funcionamento após a entrega dessa encomenda.
E torço também para o governo investir no projeto de um heli nacional exclusivo de ataque, sem a função de carregar tropas como os sabres, e que seja assemelhe ao Apache, (como sonhar no Brasil não paga impostos).
Parabéns ao editores pela matéria, muito esclarecedora.
Obrigado Atirador 33!
Continue nos acompanhando que teremos mais novidades!
FA
Alguns dos editores poderia responder, por favor, qual a função daquela estrutura redonda vermelha na lateral traseira da fuselagem esquerda que aparece bem nitidamente na quarta foto de cima para baixo?
Lucas Lasota,
Aquele é o Crash Position Indicator.
FA
O pessoal está com o sorriso COLGATE
E não é para menos Maurício, eu também fiquei, só não apareci nas fotos! rsrsrsrs
FA
” Esta última, é a primeira aeronave a receber o eixo de engrenagem cônica vertical reprojetado pela Airbus Helicopters, dispensando o uso da MOD 45. ”
Essa é a modificação que faltava, agora as naves estão saindo 100 % e a escala também vai aumentar.
Excelente cobertura Srs., mais uma vez parabéns e obrigado pelas informações e pelas belas imagens em primeira mão!
Obrigado Topol!
FA
Alguns do EB vão ser armados igual ao do vídeo que vem com foguetes e canhão acoplado de lado ou vai ficar nessa versão básica . O projeto desabrochou o mais importante disso tudo é a capacitação da nossa industria de defesa.
Maurício Matos,
Até onde eu sei não vão, pois os helicópteros do EB são HM (Helicóptero de Manobra) e provavelmente vão receber armamento de auto-defesa.
FA
Parabéns pela reportagem DAN !!!!
Gostaria de saber dos amigos, se procede a notícia que a Helibrás, começará a projetar o ano que vem, o primeiro Helicóptero nacional, se sim, quais seriam as característica deste ?
Mais uma vez parabéns pela excelente materia !
Gallito,
Infelizmente, o tempo é curto para perguntarmos tudo o que queremos saber, mas posso te falar que a Helibras vai conceber, desenvolver e produzir o “helicóptero brasileiro” a partir de 2020.
Quanto as características, por enquanto, vou ficar te devendo.
FA
Perfeita reportagem senhores.
DAN e TD estão afiadíssimos.
Parabéns, o Brasil merece este Helicóptero, melhor ainda tendo o eixo de engrenagem cônica vertical trocado para operar 100%.
Obrigado Stenio e continue nos acompanhando!
FA
Isso é reportagem de primeiríssima qualidade, com muitas novidades e muitos esclarecimentos de dúvidas que têm surgido sobre o H-XBR nos diversos fóruns e sítios militares na internet. Parabéns à equipe do DAN.
Valeu Augusto!
Aguarde que ainda teremos mais novidades.
FA
Babei agora.
Linda matéria e mto bom ver os Helis muito bem equipados.
Parabens DAN
Obrigado Fernandobill!
FA