Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Artigos

Por dentro do NApLog BAC Cantabria (A 15) da Marinha Espanhola

Luiz Padilha por Luiz Padilha
10/08/2020 - 18:07
em Artigos, Naval
2
0
compartilhamentos
1.2k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

CANTABRIA_logo

Em 2014, os editores do Defesa Aérea & Naval (DAN), visitaram o BAC Cantabria (A-15), que se encontrava na Estação Naval de La Graña. Incorporado pela Armada Espanhola em 29 de julho de 2010, este navio também fazia parte da oferta da Navantia para o programa Prosuper da Marinha do Brasil, o qual acabou não seguindo adiante. Nele era prevista a aquisição de um NApLog – Navio de Apoio Logístico. A Marinha do Brasil ainda pretende adquirir um NApLog construído no Brasil.

Após operar o Cantabria por 1 ano, a Royal Australian Navy, optou por adquirir 2 navios baseados nesta classe. O AOR Supply, primeiro da classe que se encontra em testes de mar, com o segundo (AOR Stalwart) em construção.

Por dentro do Cantabria

Após algumas fotos do navio ainda no cais, subimos a bordo onde fomos recebidos pela tripulação de serviço e levados ao camarote do comandante do navio, Capitão-de-Fragata Javier Roca Rivero, na época de nossa visita. O comandante nos expôs algumas características do Cantabria, ressaltando as capacidades do navio e sua alta disponibilidade.

Navantia       Navantiacantabria

bac-cantabria-7
Tripulação de serviço do BAC Cantabria

Seguimos com um oficial destacado pelo comandante em nossa visita ao navio, que operou por 1 ano à serviço da Royal Australian Navy com tripulação espanhola, mostrando todo o seu potencial e suas capacidades no dia a dia de operações com a RAN.

bac-cantabria-38
Editores do DAN recebidos a bordo pelo comandante do BAC Cantabria

Segundo informações do comandante, o navio agradou plenamente à RAN, pois supriu todas suas necessidades operacionais, abrindo portas para futuras encomendas deste tipo de navio. tanto agradou que em breve o AOR Supply, muito similar ao Cantabria será comissionado junto à Royal Australian Navy.

bac-cantabria-10     cantabria australia     bac-cantabria-9

bac-cantabria-8     bac-cantabria-15     bac-cantabria-12

O navio possui amplos corredores e elevadores centrais por onde toda a carga é movimentada de seu interior até o convés. A carga é movimentada por tratores em seu interior, o que proporciona maior velocidade, o demonstra a modernidade do projeto do Cantabria.

bac-cantabria-18     bac-cantabria-27     bac-cantabria-43

bac-cantabria-28       bac-cantabria-25

O navio além dos 4 estações para transferência de óleo entre os navios, possui uma 5ª estação à ré, como pode ser vista nas fotos acima. Taticamente, uma vantagem para a Marinha que operar com este navio.

bac-cantabria-33

O amplo hangar tem a capacidade para receber até 3 helicópteros Agusta-Bell AB212, 2 Sikorsky SH-3 Sea King ou 2 NH90.

bac-cantabria-16     bac-cantabria-37     bac-cantabria-45

bac-cantabria-20
Uma das 4 estações para controle de movimentação de carga e transferência de óleo

No convés principal, o navio possui 4 estações para controle de movimentação de carga e para a faina de transferência de óleo entre navios.

bac-cantabria-35     bac-cantabria-44     bac-cantabria-13

Outra importante característica do navio é a sua capacidade de atuar em ações de ajuda humanitária, pois ele tem um hospital completo com dez leitos, sala de cirurgia totalmente equipada com instalações para a realização de telemedicina por videoconferência, sala de raios-X, consulta dental, laboratório de esterilização e consulta médica.

bac-cantabria-36
Centro Cirúrgico do BAC Cantabria

bac-cantabria-24     bac-cantabria-31     bac-cantabria-32

Sua ampla cozinha fornece alimentação para seus 122 tripulantes, fora os destacados (extras).

bac-cantabria-26       bac-cantabria-17

Com um moderno passadiço, o Cantabria é amplamente utilizado para apoio logístico às missões de projeção de força expedicionária estratégica, suportando forças terrestres também.

bac-cantabria-39
Moderno Passadiço do BAC Cantabria

bac-cantabria-41     bac-cantabria-40     Navantia-51

Características do Cantabria:

Deslocamento: 19.500 toneladas

Comprimento: 174 metros

Propulsão: 2 motores diesel Navantia de 10.890 kW acoplados a um eixo

Velocidade: 20 nós sustentada

Autonomia: 6.000 mn

Capacidade de armazenamento: 8.920 m³ de combustível para navios, 1.585 m³ de JP-5, 215 m³ de água doce, 280 toneladas de munição e  470 toneladas de carga geral

Capacidade para operações aéreas: 1 Convoo com Hangar para 3 AB-212 , ou 2 NH-90

Sensores

Sistema de Combate (SCOMBA) – Navantia

Sistema de navegação DIANA – Indra

O controle integrado SICP plataforma de sistema – Sistemas FABA

Console Multifunção CONAM – Sainsel

Radar de superfície Modelo ÁRIES-NAV – Indra

Radar de controle de voo Modelo ÁRIES PAR – Indra

Radar ESM/ECM – Indra

ESM sistema Communications/ECM – Modelo Regulus MK-9500 – Indra

SHF Communications sistema SATCOM – Indra

Sistema de comunicações integrado CIEC-5 – EID

Sistema Optrônico de Vigilância – Tecnobit

Sistemas de dados – Link-11 e Link-22

Carta náutica eletrônica – WECDIS – Sainsel

Armamento

2 canhões automáticos M242 Bushmaster

2 metralhadoras Browning M2 12,7 milímetros

bac-cantabria-47
BAC Cantabria em Ferrol
Tags: AOR Suplly (A 195)BAC Cantabria (A-15)NavantiaRoyal Australian Navy - RAN
Notícia Anterior

Vídeo - Caça chinês J-15 realizando reabastecimento aéreo noturno

Próxima Notícia

ABIMDE completa 35 anos de trabalho em prol da BIDS

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Naval

Vídeo: Futura fragata F-110 da Marinha Espanhola

16/02/2021 - 11:53
Naval

NAVIRIS e Navantia assinam MoU para o programa European Patrol Corvette

11/02/2021 - 09:08
Membros da Australian Clearance Diving Team One retornam em um barco inflável Zodiac após uma busca bem-sucedida por munições não explodidas. SITTICHAI SAKONPOONPOL, RAN/AP
Naval

Navio da marinha australiana reboca bomba não detonada para o mar

12/10/2020 - 12:08
Carregar mais
Próxima Notícia

ABIMDE completa 35 anos de trabalho em prol da BIDS

Comentários 2

  1. Souto. says:
    7 meses atrás

    Boa noite Padilha esse navio pode vir para MB?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      7 meses atrás

      Fabio. Como assim, vir para o Brasil? Você diz passar pelo Rio de Janeiro?

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • 2Hard4U em Ao vivo: Acompanhe o lançamento do Satélite Amazônia-1
  • Celso em Ao vivo: Acompanhe o lançamento do Satélite Amazônia-1
  • Bepo em A nova fragata do Canadá está ficando mais pesada e mais cara
  • Sequim em Ao vivo: Acompanhe o lançamento do Satélite Amazônia-1
  • Cavalli em Comandante da Marinha visita importantes projetos em andamento no AMRJ
  • Wellington Góes em Comandante da Marinha visita importantes projetos em andamento no AMRJ
  • Clibanario em Comandante da Marinha visita importantes projetos em andamento no AMRJ




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

NPaOc ‘Amazonas’ realizou exercício PASSEX com o USCGC ‘Stone’ da Guarda-Costeira dos EUA

Dia do Marinheiro é comemorado com dois importantes marcos do Prosub

Operação Poseidon: Exército, Marinha e Aeronáutica operam juntos pela primeira vez a partir do PHM ‘Atlântico’

Esquadrão HS-1 realiza o primeiro pouso a bordo com OVN na Marinha do Brasil

EXOP Tápio 2020 – Cenários de guerra durante exercício simulado

Por dentro do NApLog BAC Cantabria (A 15) da Marinha Espanhola

Docksta CB90 HSM – Uma embarcação multifunção para diferentes Marinhas











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval