Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

1° Grupo de Defesa Aérea realiza campanha de tiro aéreo

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
13/10/2016 - 17:54
em Aviação
5
0
compartilhamentos
239
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

f-5_01

Militares do 1° Grupo de Defesa Aérea (1° GDA), sediado em Anápolis (GO), realizaram, no final de setembro, o primeiro treinamento de tiro aéreo com as aeronaves F-5M. O objetivo foi capacitar os pilotos do esquadrão no emprego armado ar-ar da aeronave. A campanha ocorreu em Santa Cruz (RJ).

No treinamento, os pilotos utilizaram o canhão de 20 mm contra um alvo aéreo de 10m de comprimento por 1,8m de altura. O alvo foi rebocado por outra aeronave F-5M a uma distância de 500m.

Para verificar os acertos, os pilotos utilizaram um método com cores. As aeronaves atiradoras, por exemplo, tinham munições pintadas de verde, azul, vermelho ou amarelo. Já o alvo, que também é chamado de biruta, ao ser alvejado em voo, ficava com as marcações das cores das munições. Dessa forma, cada piloto pode aferir os resultados após o recolhimento do alvo.

Além de aperfeiçoamento dos pilotos, a campanha de tiro aéreo foi importante para o treinamento dos militares que lidam direta ou indiretamente com armamentos aéreos e dos mecânicos de aeronaves. Eles realizaram o preparo e municiamento das aeronaves, com foco especial na segurança de voo, ao longo de todo o exercício que teve duração de 12 dias. O 1º GDA contou ainda com o apoio de manutenção do 1º Grupo de Aviação de Caça (1° GAVCA).

f-5_02

Segundo o Comandante do 1° GDA, Tenente-Coronel Cezar Fischer da Silva, a campanha é importante para manter os pilotos treinados no emprego ar-ar de armamentos. “É primordial para que a III Força Aérea (unidade que coordenada a aviação de caça da FAB), possa aferir o desempenho das tripulações e dos sistemas de armas no cumprimento das Ações de Defesa Aérea. Além disso, a esse tipo de deslocamento operacional permite também treinar uma importante característica do poder aeroespacial: a mobilidade”, ressaltou sobre a distância percorrida pelo esquadrão entre Anápolis e Santa Cruz (RJ): cerca de 920 km.

Líderes de esquadrão

O treinamento também foi a oportunidade para formar novos líderes de esquadrão da aviação de caça. Isso foi possível porque eles comandaram a missão de deslocamento de Anápolis para o Rio de Janeiro com a condução segura de sete aeronaves.

FONTE e FOTOS: FAB

Tags: 1° Grupo de Defesa Aérea (1° GDA)FABForça Aérea Brasileira
Notícia Anterior

USAF pretende adquirir mais 4 Super Tucano no programa LAS

Próxima Notícia

FAB: H-36 Caracal realiza EVAM em alto-mar

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

Nota da FAB sobre a interrupção temporária das Operações Aéreas na região de SP

09/04/2026 - 11:05
Aviação

Saab reitera potencial da OGMA para produção do Gripen E em Portugal

09/03/2026 - 20:35
Aviação

F-39 Gripen inicia Alerta de Defesa Aérea do Planalto Central a partir da Base Aérea de Anápolis

24/02/2026 - 17:04
Carregar mais
Próxima Notícia

FAB: H-36 Caracal realiza EVAM em alto-mar

Comentários 5

  1. Barreto says:
    10 anos atrás

    A Venezuela que fique brincando nem tem papel higiênico!

    Responder
  2. Flanker says:
    10 anos atrás

    Uma coisa que se depreende dessa notícia é que realmente o GDA está operando com oito aeronaves. Sete que foram pra Santa Cruz e uma que fica no alerta em Anápolis. São sete mono e uma biplace. Ainda podemos fazer uma conta de padaria sobre as dotações de todos os esquadrões que operam o F-5: 8 no GDA, 6 no Pacau (que já foi noticiado em vários meios ser essa a dotação daquele esq.), 10 a 12 no Pampa e 10 a 12 no Grupo de Caça. A essas soma-se as 10 a 12 que sempre estão no PAMA-SP pasando por revisão nível parque. Isso engloba todas as 46 células do inventário. Dos 3 -F ex-Jordânia, pelo menos 1 já foi entregue modernizado à FAB, segundo informações extra-oficiais, com os outros 2 passando pelo processo na Embraer, aguradando-se para breve sua entrada em serviço.

    Responder
  3. Natan Pereira Gazola says:
    10 anos atrás

    Tu queria que um atirasse no outro é?

    Responder
  4. Flanker says:
    10 anos atrás

    Fabio, esse é o treinamento para uso do canhão de 20 mm. Pode ser feito com vários tipos de alvos rebocados. No Brsil usa-se o que é descrito no texto, por se mais simples e barato e também eficaz. Já para o tiro míssil para ser treinado, usa-se os sistemas da aeronave, uqe simulam com perfeição o lançamento e o acerto, ou não, do alvo. E isso vale tanto para mísseis de curto ou médio alcance. Inclusive, todos os anos a FAB realiza exercício BVR reuninido todas unidades operadoras do F-5M. São realizados também, periodicamente, exercícios de lançamento real de mísseis, quando as unidades desses que estão perto do final de sua vida útil, são lançados. Então, não precisa se asssutar, pois a FAB treina com todos os tipos de armamentos de que dispõe.

    Responder
  5. Fabio says:
    10 anos atrás

    É sério mesmo isso? Rebocar um alvo, e outros caças atingirem esse alvo com o canhão? Esse é o treinamento de tiro? Estamos mal hein…

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

Mac Jee assina contrato internacional de aproximadamente USD 60 milhões para fornecimento de munições de tecnologia avançada

Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Saab Experience: Marcus Wandt revela como a AI vai ditar o futuro do Gripen E/F

Saab apresenta o primeiro Gripen F em Linköping

O Foco Estratégico da Saab na América Latina

Tecnologia em radares e sensores: A Saab Surveillance em Gotemburgo

Nova fábrica de espoletas: A expansão industrial da Saab Dynamics em Karlskoga

USS ‘Nimitz’ no Brasil: Um dia a bordo do “Old Salt”

SIATT entregará o primeiro lote de mísseis MAX ao Exército Brasileiro

  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval