Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

27 de junho de 1974: A lenda Ecureuil completa 50 anos

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
27/06/2024 - 19:30
em Aviação
1
0
compartilhamentos
605
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Em 27 de junho de 1974, o monomotor AS350 B Ecureuil (Esquilo em português) decolou para seu voo inaugural de Marignane, na França, nas mãos competentes do piloto Daniel Bauchart e do engenheiro de voo de teste Bernard Certain.

Com o dobro da capacidade de carga útil do Alouette II, consumo de combustível 25% menor e custos operacionais 38% menores, este helicóptero tinha tudo para conquistar os operadores e se tornar o campeão de vendas da linha Airbus Helicopters.

No início da década de 1970, a engenhosidade do engenheiro de projeto René Mouille levou ao desenvolvimento completamente novo, o Starflex, que utiliza um rolamento axial esférico capaz de suportar a força centrífuga proveniente da pá. Esta cabeça do rotor, totalmente reinventada, foi a base para a simplificação radical da cabeça do rotor do Ecureuil, que agora contava com 70 peças, em vez das 377 do SA318 Alouette II.

O AS350 fez muito sucesso no mercado norte-americano, mas havia mais demanda por uma versão maior e mais avançada, com dois motores. O resultado foi o AS355 Ecureuil 2.

Em 27 de setembro de 1979, o AS355 Ecureuil 2 (conhecido como Twinstar nos Estados Unidos) fez seu primeiro voo, pilotado por Pierre Loranchet junto com Bernard Certain e Claude Hamonière. O AS355 não apenas garantiu grandes encomendas nos mercados civil e parapúblico, mas também teve uma carreira militar bem-sucedida com várias forças armadas diferentes.

A frota

A lenda cresceu nos últimos 50 anos: uma frota de 7.300 helicópteros (todas as versões) entregues a mais de 2.100 clientes em 127 países, que no início de 2024 tinham voado mais de 40 milhões de horas.

A família Ecureuil compõe 45% da frota em serviço e voou 1,5 milhão de horas em 2023, principalmente na América do Norte e Europa. A aeronave mais antiga é um AS350 B2 pertencente à Air Maui Helicopters, que registrou mais de 39.000 horas de voo.

Versatilidade

Todos os dias, o Ecureuil realiza uma incrível variedade de missões, únicas em sua categoria: trabalho aéreo, transporte de passageiros, combate a incêndios, vigilância, aplicação da lei, resgate, EMS, manutenção de linhas de energia, entre outros.

Os registros

Década após década, o Ecureuil se tornou mais potente, mais seguro e mais capaz.

Em 14 de maio de 1985, Pierre Loranchet e Bernard Certain usaram um AS350 B1 para bater o recorde mundial de subida a 3.000, 6.000 e 9.000 metros em 2 minutos 59 segundos, 6 minutos 54 segundos e 13 minutos 51 segundos, respectivamente.

Em 4 de março de 1997, equipado com uma nova cabeça de rotor, uma nova caixa de velocidades principal, novos aviônicos, motores mais potentes e o FADEC, o AS350 B3 completou o seu voo inaugural em Marignane com Didier Guérin e Bernard Few a bordo.

Foi com este helicóptero e nesta configuração, que o piloto da Light Helicopters Didier Delsalle fez história em 14 de maio de 2005, quebrando o recorde mundial de decolagem em maior altitude (8.850 metros) no Monte Everest.

Deixando os aspectos técnicos de lado, é o potencial de desenvolvimento excepcional do helicóptero que o torna uma aeronave verdadeiramente excepcional, com nada menos que 20 grandes atualizações (versões monomotor e bimotor combinadas).

FONTE: Airbus

Tags: AerospatialeAirbus HelicoptersAS350 ÉcureuilAS355 Ecureuil 2EurocopterFrançaH125HB350 EsquiloMarignane
Notícia Anterior

RPAS tático SIRTAP da Airbus alcança Revisão Crítica de Desenho

Próxima Notícia

Segundo KC-390 Millennium chega na Esquadra 506

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

Corpo de Bombeiros de Tóquio moderniza frota com Airbus H225

29/07/2025 - 13:22
Aviação

Dois helicópteros Airbus H225M Húngaros foram enviados de Szolnok para auxiliar no combate a incêndios na Albânia

26/07/2025 - 12:29
Aviação

Airbus lança campanha de testes de voo do H160M Guépard

25/07/2025 - 08:58
Carregar mais
Próxima Notícia

Segundo KC-390 Millennium chega na Esquadra 506

Comentários 1

  1. Tomcat4,6 says:
    1 ano atrás

    Deve ser o helicóptero mais vendido do mundo este modelo , se não for ao menos o segundo l

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

Mac Jee assina contrato internacional de aproximadamente USD 60 milhões para fornecimento de munições de tecnologia avançada

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    DAN visitou a MBDA UK, e conheceu os novos mísseis da FAB e da Marinha

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval