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Home Aviação

43 anos do primeiro voo do Lynx

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
21/03/2014 - 08:00
em Aviação
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Lynx_first flight

Por Guilherme Wiltgen

Em 21 de março de 1971, ocorreu o primeiro voo do Westland Lynx (WG-13) matrícula XW835. Desde então, suas várias versões tiveram um enorme sucesso em diversas Forças Armadas, inclusive na Marinha do Brasil, um dos primeiros operadores do Lynx no mundo, e que opera hoje a versão Super Lynx (Mk21A).

Apropriadamente chamado de “o melhor helicóptero do mundo para navios pequenos”, nesses 43 anos a aeronave participou de diversos conflitos em diferentes teatros de operação, comprovando a sua efeiciência em combate.

Desde o seu voo inaugural, o Lynx original foi sendo modificado e modernizado pela AgustaWestland, se mantendo sempre atualizado.

A versão mais nova do consagrado Lynx, é o AW159 Wildcat.

Tripulação do primeiro voo, da esq. para dir: Gerry Smallbridge, Ron Gellatly and Roy Moxam.
Tripulação do primeiro voo, da esq. para dir: Gerry Smallbridge, Ron Gellatly and Roy Moxam.
Tags: AgustaWestlandAH-11A Super LynxLynxSAH-11 LynxWestland LynxWestland Super LynxWG-13 Lynx
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Comentários 3

  1. David Gibbings MBE says:
    7 anos atrás

    I am afraid your report is not correct.I was the Flight Test engineer on the first two flights of the Lynx prototype. gerry Smllidge flewon flights 3 and 4.
    Gerry was Chief Flight Test Enineer, I was the Project fte working for Gerry who gerously gave me the privilidge of being the first. He was a fine man.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      7 anos atrás

      Mr Gibbings, I apologize for the mistake and for us to the DAN website is an honor to have the comments of one of the crew of the Lynx’s first flight and a Member of the Order of the British Empire.

      Thank you sir!

      Responder
  2. Marco says:
    7 anos atrás

    Esse heli quebrou paradigmas, chegou a ser recordista mundial de velocidade em Helis, graças a ele hoje as Corvetas conseguem disparar seus misseis em alvos além do horizonte! Operam em condições de mar impossiveis para os outros Helis graças ao passo negativo do rotor e seu arpão que o puxa de volta para o convés de vôo.

    Responder

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