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Home Aviação

A instalação dos assentos ejetáveis do Gripen no Brasil

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
27/04/2023 - 09:50
em Aviação
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O bom funcionamento da tecnologia de ejeção é fundamental para a garantia da segurança de pilotos do Gripen Brasileiro

O Gripen é um caça de última geração, e conta com sistemas de alta tecnologia que garantem não só a soberania aérea durante o combate, mas também a segurança dos pilotos. Um dos equipamentos de segurança mais importantes para esses profissionais são os assentos ejetáveis, que visam salvar a vida do piloto em caso de emergência.

Você sabia que quando o caça chega ao Brasil o assento vem desmontado e fora da aeronave? Os assentos chegam ao país em caixas de transporte apropriadas, pois possuem elementos explosivos que compõem o sistema de ejeção e precisam de cuidados no manuseio.

Assim que os Gripen da Força Aérea Brasileira chegam ao aeroporto brasileiro, o sistema de emergência é instalado e os aviões são preparados para o voo.

Esse processo é feito por engenheiros que passam por treinamentos especiais, tanto na Força Aérea Sueca, quanto na Saab, para conduzirem essa atividade minuciosamente.

“É importante realizar esse trabalho corretamente, pois pode significar a chance de sobrevivência do piloto em casos de acidentes. Então é primordial que seja feito por uma pessoa muito bem-preparada”, disse Robert Gustavsson, engenheiro de manutenção da Saab, que atua há mais de 2 anos no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC – Gripen Flight Test Centre), em Gavião Peixoto (SP).

Além do sistema de ejeção, os assentos também dispõem de um kit sobrevivência pessoal.

Cada Força Aérea pode customizar seu kit, mas de maneira geral, os itens que o compõem são:

  • Lanterna,
  • Apito,
  • Canivete,
  • Alimento,
  • Água,
  • Botes salva-vidas,
  • Comunicadores, entre outros.

Quando acionado, o sistema demora somente 1,8 segundos para ejetar o piloto e abrir seu paraquedas.

FONTE: Saab

Tags: Assento ejetorF-39E GripenGripen EGripen FJAS39 GripenJAS39E GripenSaab ABSaab AeronauticsSaab Brasil
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Comentários 2

  1. Douglas Rodrigues says:
    2 anos atrás

    Aí já tá um grande diferencial da FAB e do Gripen para o hermano mais ao sul…
    O assento ejetor (provavelmente Martin-Baker) é autorizado a ser operado aqui.

    Responder
  2. Sequim says:
    2 anos atrás

    Fico imaginando que seja uma situação extrema e estressante uma ejeção.

    Responder

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