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Home Aviação

A400M realiza teste de REVO com sucesso

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
28/08/2014 - 11:21
em Aviação
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A400_AAR

O Airbus A400M realizou com sucesso os testes de Reabastecimento em Voo (REVO) com um caça F/A-18 Hornet. A campanha de ensaios foi desenvolvida em cinco voos em que o A400M realizou 33 contatos secos, ou seja, sem a tranferência de combustível, e outros 35 contatos molhados, com transferência de ​​18,6 toneladas de combustível para o caça F/A-18 Hornet.

Com uma capacidade de carregar 50,8 toneladas de combustível, ela ainda pode ser aumentada pelo uso de tanques de carga extra, o que torna o A-400M uma aeronave muito versátil.

A aeronave padrão já tem todas as provisões para REVO já instaladas, exigindo apenas a rápida instalação do kit de reabastecimento em voo, opcional para se tornar um avião reabastecedor.

Projetado desde o início para ser uma aeronave de dupla função, transporte e reabastecimento em voo, o A400M fornece assim uma opção de baixo custo para forças aéreas adquirirem capacidade de REVO, além da versatilidade de ter um avião de transporte logístico e tático.

DIVULGAÇÃO: Airbus

Tags: A400A400M AtlasAARAir-to-Air Refuelling (AAR)AirbusAirbus GroupREVO
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Comentários 5

  1. Marco says:
    11 anos atrás

    Quanto ao 390 ele deverá frear muito em para pistas curtas e semi-preparadas mas não da para competir com o poderoso reverso de um turbo hélice! Depois que vi o filme da campanha de pousos e decolagens de um Hércules em Porta aviões sem gancho e sem catapulta acredito em tudo o que ele faz! O Hércules até de bombardeiro já serviu, com lançadores de bombas de Camberra e mira adaptada de Pucara atacou um navio tanque de mesmo nome nas Malvinas! Nenhuma bomba explodiu mas o navio foi afundado depois na costa do Brasil.

    Responder
  2. Marco says:
    11 anos atrás

    Esse está bem maior que o 390, será que cabe o Pantsir dentro?

    Responder
    • FERNANDO RODRIGUES DE FREITAS says:
      11 anos atrás

      CAbe sim

      Responder
  3. Luiz Gabriel Garcia says:
    11 anos atrás

    Vamos ver neh, se nao sair um kc-390 logo, um desses vem a calhar bem na FAB

    Responder
    • Topol-M says:
      11 anos atrás

      A FAB já “descolou” três tampões de longo alcance para REVO, recentemente adquiriu mais três C-295, tudo isso para segurar a peteca enquanto não saem as primeiras entregas do KCzão.
      O A-400 é ótimo mas também proporcionalmente caro de comprar, manter e operar teria de ser pensado caso não tivéssemos o KC-390 “a caminho”, pois aí eu seria a favor de adquirir uma boa frota, no mínimo uns 24 unidades, mas como a FAB está direcionando seus recursos para o KC, de que adianta ela adquirir 2 ou 3 A-400 para ganhar uma pequena capacidade extra e ficar com um grande abacaxi logístico nas mãos?

      Responder

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