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Home Aviação

Aeronaves da FAB transportam isocontainer e pacientes na região Norte do País

Dois aviões C-105 Amazonas e um KC-390 Millennium foram acionados para os transportes de isocontainer e pacientes, nessa sexta-feira (19)

Luiz Padilha por Luiz Padilha
21/03/2021 - 11:54
em Aviação
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A Força Aérea Brasileira (FAB) continua prestando apoio às missões da Operação COVID-19. Nessa sexta-feira (19), três aeronaves realizaram transporte de oxigênio e pacientes na região Norte do País. Um KC-390 Millennium, operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, transportou um isocontainer pesando 15 toneladas, contendo o equivalente a 51 metros cúbicos de volume.

A decolagem da Base Aérea de Manaus (BAMN) ocorreu às 13h40 (horário de Brasília) e o pousou na Base Aérea de Porto Velho (BAPV) foi às 14h30. O equipamento será utilizado para o abastecimento de oxigênio em hospitais da rede pública e privada do Estado de Rondônia. A ação visa atender aos pacientes internados pela contaminação de COVID-19 e foi coordenada, conjuntamente, pelo Ministério da Saúde, Ministério da Defesa e Governo do Estado de Rondônia.

O Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, responsável pela supervisão e pelo preparo do 1º GTT, enfatizou a importância da missão de apoio ao Estado. “Dedicamos permanentemente o esforço de nosso efetivo e de nossas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, no enfrentamento da pandemia do COVID-19”, concluiu.

Para o Chefe da Seção de Operações do 1º GTT e Comandante da missão, Major Aviador Bruno Américo Pereira, essa é uma oportunidade de estabelecer o suporte logístico de oxigênio para o Estado de Rondônia com a aeronave KC-390 Millennium. “É sempre motivo de orgulho e uma tarefa muito gratificante para o Esquadrão ajudar a população Brasileira”, destacou o Oficial.

De acordo com o Superintendente do Ministério da Saúde em Rondônia, Ivo Mendonça, o oxigênio recebido será utilizado para o abastecimento de todos os 52 municípios de Rondônia. “O Ministério da Saúde vai realizar esse trabalho em conjunto com a Força Aérea Brasileira enquanto perdurar essas necessidades de abastecimento de oxigênio aos pacientes internados. Daremos todo o apoio”, afirma.

Transporte de pacientes

Com o objetivo de minimizar os impactos no sistema de saúde da região Norte, dois C-105 Amazonas da FAB, operados pelo Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação – Esquadrão Arara (1º/9º GAV), transportaram 18 pacientes infectados pela COVID-19. O primeiro voo saiu de Porto Velho (RO), transportando 15 pessoas, às 02h10 horas (horário de Brasília) e pousou em Manaus (AM), às 04h15 horas.

Já a segunda aeronave, decolou de Rio Branco (AC) às 01h30 horas (horário de Brasília) e, pousou na capital manauense às 04h25 horas, com três pacientes.

“Estar nesse cenário nos dá percepção real da necessidade dessas famílias que têm a FAB como sua esperança “, disse o Chefe da Seção Aeromédica do Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), Capitão  Médico Waldyr Moysés de Oliveira Junior.

Operação COVID-19
Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a FAB cumpre as missões que tem como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde. O Transporte Aéreo Logístico integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em uma cooperação com o Ministério da Saúde.

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves com colaboração da Tenente Rebeca

Fotos: Tenente Bruna/Ala 8; Tenente Receba/BAPV; Capitão Waldyr/HAMN

Tags: Operação COVID-19
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Comentários 5

  1. Gilberto Rezende says:
    4 anos atrás

    A mera existência do KC-390 NESTE momento podendo transportar estas fábricas de oxigênio conteinerizadas para todo o país pode estar evitando uma tragédia humanitária ainda maior no Brasil pelo COVID-19!!!

    Isso é muita coisa numa hora crítica…

    Obrigado a todos que contribuíram para que o KC-390 pudesse existir!!!

    Obrigado a Boeing por desistir de ficar com a Embraer!!!

    Rezo para todos que possam influir no futuro para que se ILUMINEM e mantenham a EMBRAER uma empresa BRASILEIRA apesar de todas as dificuldades e renunciem ao lucro e as soluções fáceis de vender esta insubstituível e estratégica empresa. O fruto de décadas de esforço de gerações de BRASILEIROS….

    Responder
    • HMS TIRELESS says:
      4 anos atrás

      Só faltou pedir pela estatização da EMBRAER né Giba!?

      Qual seria o próximo passo depois que a EMBRAER voltasse a ser uma “gloriosa estatal”? mandar ela receber autoridades russas na lista negra do departamento de estado dos EUA em homenagem a “Uzbriqui”? ordenar que a empresa venda aeronaves à teocracia fascista iraniana a despeito de usarem muitos componentes produzidos nos EUA? entregar para o “cúmpanhêro” Maduro aqueles 24 Super Tucanos que o “cúmpanhêro” Chávez queria comprar e “uzamericanú mau” vetaram a venda? Ou seria ajudar a COMAC a solucionar os problemas que fazem o C-919 não ter o alcance pretendido?

      E outra: como você espera que a empresa sobreviva sem lucros?

      Responder
      • Gilberto Rezende says:
        4 anos atrás

        Cara deixa de ser ridículo onde eu disse isso????
        A melhor fase da EMBRAER foi depois da desestatização!!!
        Agora NENHUM EMPRESÁRIO, capitalista ou acionista brasileiro tem o direito MORAL E ÉTICO de a título de satisfazer SEU LUCRO PRIVADO as custas da entrega a um grupo estrangeiro de uma empresa tão crucial ao país como a EMBRAER.
        O Governo Americano jamais admitiria a venda da Boeing aos russos ou chineses.
        O Governo Francês jamais admitiria a venda da Dassault…
        O Governo russo jamais admitiria a venda da Sukhoi ou a MiG…
        Mas no nosso Brasil atual isto QUASE foi possível graças ao “patriota” patético que nos governa…
        Por sorte a incompetência da própria Boeing atropelou a patranha que por certo tu defendeu e festejou VÁRIAS vezes aqui mesmo e naquele outro fórum (o ComavóG) onde não posso mais rebater-te…

        Responder
  2. ghutoz says:
    4 anos atrás

    rapaz… entrou na conta rsrsrrs deve dar até vácuo na hora que tira lá de dentro rsrsrrsrs

    Responder
  3. Sérgio Cintra says:
    4 anos atrás

    Com certeza não consideraram esse “container” no projeto, mas as raízes das asas fora da área de carga foi essencial para ter o “túnel” livre. Grande projeto!
    Melhor ainda o trabalho executado.

    Responder

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