A Airbus Helicopters apresentou seu novo helicóptero H140 na feira VERTICON em Dallas, no Texas.
O helicóptero multimissão eleva o nível na categoria de bimotores leves, para desempenho, custo-benefício e conforto para passageiros e tripulação.
O H140 é um helicóptero de 3 toneladas que complementa a oferta atual de bimotores leves da Airbus Helicopters para os mercados de serviços médicos de emergência, transporte de passageiros e aviação privada e executiva. A entrada em serviço do helicóptero está planejada para 2028 para o segmento de serviços médicos de emergência.
“A introdução de um novo helicóptero leve no segmento de motores bimotores é um testemunho do nosso comprometimento em atender aos requisitos de missão em evolução dos nossos clientes, alavancando nossos programas de P&T, como o Bluecopter”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Trabalhamos lado a lado com nossos clientes do H135 para reunir seus requisitos adicionais no design eficiente do H140. Ele permite que os clientes se beneficiem de um espaço de cabine maior para aprimorar a missão, dimensionado para um desempenho de motor otimizado para a melhor carga útil e alcance da categoria. Estamos orgulhosos de poder oferecer aos nossos clientes as escolhas mais competitivas”, acrescentou.
A Airbus apresentou um modelo em escala real em uma configuração de serviços médicos de emergência na VERTICON. O H140 apresenta uma ampla gama de inovações, incluindo uma nova lança de cauda em forma de T com um Fenestron otimizado que reduz os níveis de som, um rotor principal sem mancais, com cinco pás e novos motores. O helicóptero também apresenta um espaço de cabine maior, janelas grandes e layout de cabine otimizado que pode acomodar até seis passageiros confortavelmente.
Projetado com a acessibilidade em mente, graças às grandes portas de concha e à lança de cauda alta, as capacidades de carregamento traseiro do H140 permitem o uso de diferentes tipos de sistemas de maca, incluindo os de terapia intensiva e incubadoras, enquanto suas grandes portas deslizantes facilitam o acesso à cabine.
O H140, equipado com o motor Safran Arrius 2E de 700 shp, oferece a melhor carga útil/alcance em sua classe. Os dois motores do helicóptero são gerenciados por um sistema FADEC (Full-Authority Digital Engine Control) de canal duplo, garantindo níveis sem precedentes de desempenho em operações em AEO (All Engines Operative) e reservas de potência consideráveis em cenários de OEI (One Engine Inoperative).
O novo H140 também apresenta o mesmo sistema de rotor de cinco pás que foi introduzido no H145 em 2019. O design do rotor principal sem mancais simplifica a manutenção, melhora a capacidade de manutenção, a confiabilidade e fornece o mais alto nível de conforto para passageiros e tripulantes. Os operadores do H140 se beneficiarão de um plano de manutenção otimizado que harmoniza os cronogramas de manutenção da fuselagem e do motor, permitindo intervalos maiores entre as inspeções, reduzindo os custos operacionais e de manutenção do helicóptero. No total, a empresa terá quatro protótipos dedicados, com a primeira aeronave já sendo testada em voo em Donauwörth, na Alemanha.
O H140 contará com o Helionix, sistema aviônico da Airbus Helicopters que também equipa o H135, H145, H160 e H175. O Helionix, além do piloto automático de 4 eixos, oferece um layout de cockpit inovador para melhorar a consciência situacional, reduzindo a carga de trabalho do piloto e aumentando a segurança durante a missão.