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Home Aviação

Airbus prepara entrega de primeiro avião para a FAB

Luiz Padilha por Luiz Padilha
07/04/2017 - 17:31
em Aviação
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Por André Ramalho

A Airbus Defence and Space, braço de aeronaves militares e de serviços aeroespaciais da multinacional francesa, se prepara para entregar à Força Aérea Brasileira (FAB), em junho, o primeiro dos dois aviões C295, de transporte tático militar, encomendados pelo governo brasileiro. O modelo é voltado a missões de busca e salvamento.

Empresa com faturamento anual da ordem de € 11,8 bilhões, a Airbus Defence and Space viu sua carteira de encomendas no Brasil encolher depois que a FAB decidiu cancelar a compra da terceira aeronave, do mesmo modelo, prevista no contrato original, de 2014 – a empresa não divulga valores do acordo.

Chefe da companhia para América Latina, Christophe Roux conta ao Valor, no entanto, que a empresa mantém sua estratégia de longo prazo no país. O executivo afirma que é difícil projetar quando o governo brasileiro voltará a contratar, porque as encomendas do setor de defesa e segurança são irregulares, mas destacou que as expectativas de recuperação da economia nacional sinalizam para a melhoria da capacidade de investimentos da Defesa.

“Muitos dos projetos no Brasil estão suspensos, mas para o futuro vemos um crescimento no país, talvez não em 2017, porque é um ano de transição, mas para 2018 e 2019…”, disse Roux, em entrevista exclusiva ao Valor, durante a feira internacional de defesa e segurança Laad, que terminou ontem no Rio de Janeiro.

A Airbus Defence & Space responde por cerca de 18% das receitas globais do grupo, que no ano passado totalizaram € 67 bilhões. A divisão de tecnologia de defesa e espaço da companhia europeia tem uma carteira de encomendas de € 41,4 bilhões espalhada pelo mundo.

A companhia atua em quatro segmentos: aeronaves militares; sistemas espaciais; tecnologias de comunicação, inteligência e segurança; e sistemas aéreos não tripulados. De acordo com Roux, o setor de aeronaves militares, que concentra as encomendas do C295 pela FAB, é o principal mercado da empresa no Brasil. A francesa também vê com otimismo o potencial de crescimento dos negócios de serviços espaciais.

“No Brasil, vemos importantes oportunidades na área de serviços espaciais, voltada para o setor de telecomunicações. O Brasil é muito importante para nós. É o topo da lista dos mercados mais importantes da América Latina. Não somos uma companhia interessada só numa abordagem de curto prazo no país”, comentou o executivo.

FONTE: Valor Econômico
Tags: AirbusCasa C-295
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Comentários 10

  1. Bardini says:
    8 anos atrás

    A FAB vai ter 30 KC-390… Acho que não será preciso comprar Kit REVO para os C-105… Com tudo isso é capaz dos KC-767 não saírem do papel, embora exista a necessidade por uma aeronave com tal capacidade de carga.

    Responder
  2. Wellington Góes says:
    8 anos atrás

    Satyricon, respondendo sua pergunta……

    Não necessariamente, apesar de ser desejável que tenha. Com certeza seria um diferencial nas capacidades dá aeronave, dando a ela maior persistência na missão. Por que não optaram?! Não sei te afirmar, mas deve estar relacionado a custos, talvez quando forem fazer um MLU (extensão de meia vida) em todo o inventário dá FA, aí sim resolvam colocar, já que as 12 anteriores também não tem.

    Outra coisa, também, seria interessante a aquisição deste novo kit REVO removível que a Airbus está desenvolvendo para colocar nos C-295, transformando-os em KC-295 momentaneamente. Isto eliminaria a necessidade do deslocamento de outras aeronaves KCs maiores, como o KC-390 e o, talvez, futuro KC-767, para apoiar em missões de menor envergadura, mas que necessitam de apoio REVO.

    Até mais!!!

    Responder
  3. Wellington Góes says:
    8 anos atrás

    A existência do KC-390, não​ elimina a necessidade de se ter uma aeronave menor e menos custosa, como o C-295 e vice e versa.

    No mais, esta é uma aeronave com função específica, mais não tão cara como o uso de outras aeronaves ainda mais especializadas como os R-99, por exemplo. Com certeza o KC-390 terá alguma capacidade SAR, mas não será sua missão principal.

    Resumo da ópera, são aeronaves complementares e não concorrentes. A existência de uma, não elimina a necessidade de outra.

    Até mais!!!

    Responder
  4. Satyricon says:
    8 anos atrás

    Dúvida: Em se tratando de aeronave SAR, não deveria contar com sonda de reabastecimento?
    Ótima aquisição

    Responder
  5. Adriano Luchiari says:
    8 anos atrás

    Galitto, por favor explique melhor esse negócio de protótipos e essa quantidade de aeronaves.
    Antecipadamente grato.

    Responder
  6. Jairo says:
    8 anos atrás

    pq um so modelo nao pode nem deve fazer tudo! compara ai o valor de hora de voo de um c295 com um kc390! calma pessoal cada macaco no seu galho!

    Responder
  7. Operacional says:
    8 anos atrás

    A compra é de 2014 e tem emprego específico. O 390 naquela e ocasião e atualmente é moutra classe…

    Responder
  8. Galitto says:
    8 anos atrás

    Os dois protótipos também serão da FAB, totalizando 30 aeronaves, mais só depois de todas os testes.

    Responder
  9. Marujo says:
    8 anos atrás

    não eram três as unidades compradas?

    Responder
  10. Ricardo says:
    8 anos atrás

    Porque não mais 2 unidades do kc-390?

    Responder

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