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Home Aviação

Atrasos no MMRCA forçam a Índia a prolongar a vida de seus MiG’s

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
12/11/2013 - 18:06
em Aviação
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Indian_Mig-21-Bison

Os contínuos atrasos, pelo Ministério da Defesa da Índia, em finalizar a sua compra de 126 aeronaves Dassault Rafale, está forçando a Força Aérea Indiana (IAF) a estender a vida operacional de várias de suas envelhecidas aeronaves, bem além do programado.

Fontes oficiais disseram que durante a reunião de comandantes da IAF, que aconteceu em Nova Deli no dia 22 de outubro, para a sua conferência bianual, foram discutidas várias opções para manter operacionais os caças MiG-21 Bison (‘Fishbed-L’) até 2022-24.

Isso vai muito além do prazo, que seria 2019, anunciado pelo Marechal-do-Ar N A K Browne em abril.

A IAF visa manter os níveis de força com 32 a 34 esquadrões de caça, reduzindo as horas de voo do MiG-21 e realizando verificações freqüentes e exaustivas para manter a TTL (Total Technical Life).

Das 874 variantes do MiG-21 adquiridas pela IAF desde 1964, 264 ainda estão em serviço, mas a maioria será retirada de serviço até 2017.

No entanto, as 125 aeronaves retrofitadas para a versão MiG-21I Bison, continuarão em serviço muito além desta data, disseram fontes da IAF. A atualização Bison equipou a aeronave com o radar multi-modo Phazotron-NIIR Kopyo, sistema de navegação Thales Totem 221G INS/GPS e armamentos avançados.

O IAF também continuará a operar os cerca de 100 aviões de ataque ao solo MiG-27ML ‘Flogger-J’, que foram introduzidos na década de 1980, e das quais, 88 foram recentemente modernizados. Eles foram equipados com armamento e aviônicos avançados, suítes de guerra eletrônica e capacidade de reabastecimento em voo.

“Atualmente, a IAF não tem outra escolha a não ser estender a vida útil de seus caças mais velhos, como MiG-21 e MiG- 27, já que não existem alternativas imediatas no horizonte”, disse o Brigadeiro da reserva V K Bhatia.

O IAF precisa destes aviões para manter a paridade numérica com as Forças Aéreas do Paquistão e da China, disse Bhatia, acrescentando que “os impedimentos recorrentes na produção do caça leve de ataque Tejas,foram adicionando aos problemas da IAF.”

Concepção artística do Rafale IAF
Concepção artística do Rafale IAF

No dia 30 de outubro o Ministro da Defesa, A K Antony, frustrou as esperanças da IAF com a possibilidade de assinar o contrato de compra do Rafale dentro do Exercício 2013-14, que termina em março de 2014. Ao invés disso, indicou que o complexo processo de negociação e aprovação, iria demorar mais algum tempo.

Em uma coletiva de imprensa em Nova Delhi, Antony disse que o governo não iria interferir com a compra do Rafale e nem estabelecer um prazo para a sua conclusão. Em vez disso, iria seguir “os processos devidos” para garantir a transparência, disse ele.

Antony afirmou que, após o Comitê de Negociação de contrato ter terminado as suas deliberações com a fabricante Dassault, a aquisição do Rafale seria avaliada pelo Ministério da Defesa e pelo Ministério das Finanças, antes de garantir a aprovação final do Comitê de Ministros de Segurança. Por isso, é quase certo que o negócio do Rafale só será assinado pelo próximo governo, que assumirá o cargo após as eleições gerais, marcadas para o início de 2014.

TRADUÇÃO E ADAPATAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Tags: DassaultForça Aérea da Índia (IAF)IAFMiG-21I BisonMiG-27ML 'Flogger-J'MMRCARafale
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Comentários 2

  1. mauricio matos says:
    9 anos atrás

    A FAB não escolhe e a India não assina essas duas novelas parece não ter fim

    Responder
    • William says:
      9 anos atrás

      Colega, entendi o que você quis dizer…. mas a Índia pode se dar a este luxo mesmo porque estão a milhares de quilômetros na frente do Brasil quando se trata de defesa.

      Responder

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