O Brasil deve receber quatro aviões de transporte tático Shorts C-23B + Sherpa que estão sendo vendidos pelo Exército dos EUA como Excess Defense Articles (EDAs).
Sob a venda planejada, anunciada pelo Aviation and Missile Command (AMCOM), do Exército dos Estados Unidos em 13 de março, as serão transferidas para o Exército Brasileiro da AFB Davis-Monthan no Arizona.
Conforme observado, os Sherpa serão postos em condição de aeronavegabilidade e terão seus cockpits atualizados antes da entrega pelo Aircraft Maintenance and Regeneration Group (AMARG). Esta atualização incluirá vários aprimoramentos, incluindo a iluminação do painel para ser compatível com o uso dos óculos de visão noturna (OVN), piloto automático, Terrain Avoidance Warning System (TAWS), Ground Proximity Warning System (GPWS); Traffic Alert and Collision Avoidance System (TCAS), transponder civil e radar meteorológico.
Os quatro aviões C-23B + foram identificados como sendo os 93-1321/SH3405/AK05, 93-1334/SH3418/AK18, 93-1335/SH3419/AK19, e 94-0310/SH3424/AK24. O Brasil solicitou que fossem entregues o mais tardar no primeiro trimestre do ano civil de 2021.
Além de preparar e entregar a aeronave, o contrato também abrange o treinamento em voo e em solo a ser realizado antes da entrega da aeronave ao 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx), localizado em Manaus. Uma vez em serviço, o Brasil estipulou que a aeronave voe 200 horas por mês, ou cerca de 67 horas por aeronave, considerando que três aeronaves serão capazes de estarem disponíveis para missão e uma cumprindo o programa de manutenção. É desejável uma taxa de 75% de disponibilidade e solicitada assistência no Brasil por um período de cinco anos.
FONTE: Jane’s
TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: DAN
A FAB não tem nada com isso. A aquisição é do EB.
A FAB nunca supriu a ela mesma , sempre quis ser Monopolistas , mas não tinha condições nem para ela mesma . Da forma que ela foi criada , tendo como Espelho a Reggio Aeronautica italiana , se espelhou no que já não dava certo , e vejam, que a Reggio possuía Aviões avançadíssimos e não Velharias !!
Este avião pode ser uma Kombi voadora antiga , mais seu projeto é simples e até poderia ser produzido hoje ,para seu destino ainda estaria no estado da arte , melhor que alguns outros projetos modernos nos oferecido , espanhóis, tchecos ,poloneses , etc
Somente complementando, o EB poderia comprar alguns Cessnas Caravan para complementar a frota dos Sherpas.
pelo amor de deus ,,, tomara que a previsao dquele cientista fisico ingles nao aconteça muito rapido, ou seja de que os estra terrestres virao por aqui em breve .. porque se isso acontecer mesmo eles (os ets) vao tomar um baita susto com estas geringonças quando passarem aqui no brasil ….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vai ser uma piada pros etes , vao dizer que tem um pais aqui na terra que consegue voar em kombis de 1970,, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk que trem feio como dizemos aqui em minas ,,, os americanos (do norte ) sao os melhores do mundo pra enfiar fumos em paises ridiculos como o brasil , e devem dar gargalhadas ,,, sao igual meu tio joao que vendeu um cavalo cego e sem dentes pra um amigo dele na roça onde eles vivem …. brasil : o ultimo a sair apague as luzes , por favoooor.
Vejam….é um caixão voador com ótimo acesso a carga e descarga. Aviões tipo pau para toda obra. Lógico que há mais eficientes no mercado de hj, mas novos e muito mais caros de se operar e adquirir.
Além do que, acredito que este prazo esteja atrelada a capacidade ou organização financeira do EB, que está da melhor forma possível, fazendo sua gestão.
Lembrem-se que estamos tocando vários projetos….o M109 é um deles….o Guarani, etc…etc.
Infelizmente o povo aqui vive em outra realidade, recém estamos saindo de uma das maiores crises da nossa história e tem gente querendo arrotar caviar.
Apesar dos pesares todos os programas estratégicos de cifras bilionárias estão em andamento, mesmo com os atrasos que sofreram, quando não há dinheiro pra tudo se busca equipamentos usados e isto é normal no mundo inteiro caramba…
Fora o Chile, que recebe um fixo da exportação do cobre para a Defesa, nenhum país está numa situação melhor que nós em investimentos, e não esquecemos que o Chile só compra de prateleira, não produz tecnologia relevante nem busca alguma autonomia militar.
O importante desta compra é a grande economia de recursos para o bavex de Manaus, e o inicio do uso de aviões na aviação do exercito, este avião C-23B é simples mas cumpre bem a sua missão. Que cheguem ao menos 12 nos próximos anos.
Às vezes tenho dúvida se o Haiti não é aqui!
De exportador de tecnologia, inclusive em TI, para importador de lixo do primeiro mundo !
O Green card vem junto?
Mais quatro sucatas que nem a África aceitaria. A subserviência e a baixa estima são dignas de dó. Já fomos muito melhores que isso. Nos transformamos numa Ucrânia piorada. Caímos de exportadores de tecnologias para importadores de lixos do primeiro mundo !
Pessoal, os Sherpas são mais uma resposta pragmática do EB. Em sua categoria de operação é a melhor aeronave possível. Eu venderia todas as aeronaves VIP da FAB que só transportam esses políticos corruptos e compraria KC390 para a FAB e EB.
Sucata…..q vergonha! !!!
Haviam outras opções. Aviões novos. Toda a novela esta na internet. O negocio surgiu quando fomos vistoriar os M109. Os americanos ofereceram todo o estoque de 15 Sherpas utilizados pela USAF com turbinas Pratt&Whitney bastante conhecidas entre nós. Não são os Sherpas utilizados pela Guarda Nacional.
O EB precisa retomar a mão para operar aviões depois de quase 80 anos. Tem base, tem mecânicos, tem apoio, tem formação de pessoal de terra, pilotos. Não é comprar e operar. Precisa treinar pessoal de terra e de ar.
Quem sabe em uma próxima fase de aquisição tenhamos um orçamento com cobertor maior.
A Embraer apesar de empresa privada recebeu os projetos do A29 e do KC390 para atender a FAB. Segundo notas da Embraer publicadas no DAN, produzir aviões de defesa da prejuízo. Imagino que o risco de calote não é pequeno. Depende do presidente que sentar em Brasília.
O Brasil desperta cada vez mais para a Amazônia Verde. Estamos vendo os chiliques dos bolivarianos. Um quer o Acre de volta o outro quer Roraima.
Da mesma forma que a FAB ajudou a criar e a desenvolver o polo de São José dos Campos com o ITA que hoje se consolidou na Embraer, ops Boeing, deveríamos criar outras galinhas pra botar os mesmos ovos que hoje a Embraer, ops Boeing, diz dar prejuízo.
Há outras empresas no Vale do Paraíba esperando para nascer. Demora. Mas em que mundo estaremos vivendo daqui a 30 anos?
Que os Sherpas tenham vida longa no Brasil.
Ops. USAF não. USArmy.
Na verdade, é (muito) bom para as duas forças.
Para o EB, que passa a ter total controle e autonomia sobre as missões e procedimentos logísticos que julgar necessários para sua bases, num teatro crítico e implacável, que é a amazônia.
Para a FAB, porque libera importantes recursos e vetores para outras missões, otimizando seu uso.
Típico caso ganha-ganha
Mas existem, a meu ver, alguns óbices:
1) 4 unidades é bom começo, mas é pouco para a extensão da tarefa;
2) Mesmos sendo excelentes vetores (chegam em locais onde os C295 não chegam), os Sherpa são grandes. Existem lugares onde mesmo eles não operam. E neste caso, o EB deveria pensar em uma aeronave menor como um caravan do projeto inicial de asa fixa do EB. Minha opinião é que PC-6 da pilatus seria o ideal neste cenário.
OBS: A Pilatus vai retirar o PC-6 de linha. Algum iluminado deveria pensar em adquirir os direitos de fabricação e oferecê-lo ao EB/FAB. Cairia como uma luva.
Sucata ou supositório tabajara ? Que vergonha.
Quanto custou?
A entrega, 2021, demonstra claramente que não há $$$$$$$$$$$ para nada. A modernização de aviônicos e coisa relativamente rápida em quatro células, e não demoraria tanto, a questão é como já disse, no hay plata, e ainda serão necessários investimento tanto para formação das tripulações, mas principalmente pessoal de apoio de solo, manutenção e suprimento, espaço físico para o esquadrão, a conta é longa e grande.
Se levará tanto tempo para chegar não seria mais fácil a Embraer produzir aqui mesmo? Ou adaptar algum avião que já produz. Porque fica parecendo que os americanos estão empurrando ferro velho para a gente.
André, do jeito que vc colocou parece que a Embraer pode fazer qualquer avião. A realidade é bem diferente. O teatro amazônico onde o Sherpa irá operar pede um tipo de aeronave específica que a Embraer não produziu e nem produz. Nós fomos até eles e requisitamos o Sherpa, pois pelo custo-benefício, é a aeronave ideal para o nosso bolso. Lembrando que a embraer é uma empresa privada e que só fabrica aeronaves que tenham mercado lucrativo para ela. OK?
Concordo
Minha humilde opinião, com o volume de recursos públicos desviados e mal gastos, de aplicados nas Forças Armadas do Brasil, estaríamos com absoluta certeza entre as nações mais poderosas do mundo e com uma indústria de ponta. O exército merece tudo que achar necessário, é com ele que contaremos para nossa defesa!
rsrssr 2021.
Tomara que o mundo não acabe!
Assim poderemos ver estes SHERPAZINHOS voando.
rssr
Portugal vendeu e entregou a Romênia 12 caças F-16 de última geração, modernizados e equipados em 4 anos, 12 CAÇAS!! O EB vai adquirir 4 teco-tecos usados que eram utilizados pela guarda nacional e vai demorar o mesmo tempo ou até mais!!
Acho que os correios entraram em greve
Compraram no aliexpress? Esse tempo todo ai, so pode
Quando as FFAA forem unificadas , isto acaba , a FAB tem servido como transporte de políticos .Alias eles recebem passagem aérea ,mas tem medo de aeroporto .
Uffa… Ainda bem que começam a entregar em 2021!
Depois dessa notícias vou beber um goró pra fugir da realidade
Acho que o exército brasileiro abriu um programa de aquisição de cargueiros com transferência de tecnologia Kkkkk caraca!!! 2021 por 4 aeronaves de segunda mãe e de porte pequeno?? Elas vão vim com suporte para exocet????? kkkkkkkkkkk
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK NÃO É POSSIVEL KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK com esse tempo o Exército poderia comprar 5 C-295 e distribuir pela Amazônia KKKKK
Ou seja quando estiver se aproximando da próximas eleições presidenciais que esse pedaço de ferrugem voador vai chegar, e ainda tem as aeronaves da mb que ninguém fala mais KKKKKKKKKKKKKKKKKKK Brasil eu te amo kkkkkkkkkkkk
2021???? Isso é a venda de uma aeronave usada ou o projeto de criação e concepção de um cargueiro KC-390? ta de saca esse eb…
2021!!! Era melhor ter comprado o avião polonês, de prateleira, certamente seria fabricado em menor tempo, teria vida útil maior, sem ter que gastar em modernização. Além do que seremos os únicos operadores, de uma linha de montagem fechada… Acho que o EB errou. Ou seja: avião novo = investimento inicial maior, mas vida util maior, manutenção menor, entrega muito mais rápida, linha de montagem aberta.
Pedro, concordo que 0km é muito melhor, mas com que o EB iria pagar por 4 poloneses ele comprou 4 Sherpas, vao moderniza-los (vc viu quantos up-grades o avião vai receber?) e ainda sobrou muito, mas muito dinheiro mesmo, bem, na verdade não sobrou, o EB apenas não irá gastá-lo.
Espero que gaste esse dinheiro que sobrou com mais dessas aeronaves, caso a mesma tenha sucesso na sua missão no EB, coisa que não daria para fazer se a aeronave escolhida fosse a polonesa
Só acho que 2021 é muito tempo para quem está precisando de aeronaves de transporte com uma certa urgência.
mattos vc reparou no numero de up grades que a aeronave vao receber para operar com total segurança no teatro amazônico? Isso não se faz da noite para o dia em se tratando de aviação.
Eduardo Lima, é a mesma coisa dentro da sua casa, se vc depende de alguém para trocar uma lâmpada vc pode ficar alguns dias sem luz até arranjar alguém disponível, mas quando vc mesmo faz tudo em casa e não precisa de ninguém é tudo mais rápido e vc economiza mais. O EB tem que ter sua aviação, assim como a FAB ou a MB tem seus próprios caminhões e veículos, é assim nos maiores exércitos do mundo, só aqui existia restrição.
Ainda não entendi esse desejo do exército por uma aviação de asa fixa, a FAB pode supri as sua necessidades. Mais custos operacionais, para uma força com uma grande defasagem financeira.
Eduardo,
Se pudesse suprir, o EB não iria precisar ter a sua própria aviação de asa-fixa…
Abs,
O DHC-5 Bufalo cumpria a missão na Amazônia. Já o EADS C295, que veio a substituí-lo, não tenho tanta certeza!