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Home Aviação

BNDES aprova financiamentos de R$ 3 bilhões para exportação de aviões brasileiros pela Embraer

Luiz Padilha por Luiz Padilha
17/12/2020 - 11:07
em Aviação
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O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiará a exportação de aviões brasileiros produzidos pela Embraer para a companhia aérea norte-americana United Airlines, e para a arrendadora de aeronaves AerCap Holdings N.V., maior empresa global no segmento, baseada na Holanda. Os dois empréstimos, no valor total da ordem de R$ 3 bilhões, serão concedidos por meio da linha de crédito BNDES Exim Pós-Embarque.

A United Airlines e a arrendadora de aeronaves AerCap são as compradoras. Os recursos serão desembolsados no Brasil, em reais, para a empresa brasileira e o financiamento será pago ao Banco em dólares pelas importadoras.

Nesse tipo de operação, os recursos do BNDES são desembolsados no Brasil, em reais, para a empresa exportadora brasileira, a Embraer. O financiamento será pago ao Banco em dólares pelas empresas estrangeiras compradoras dos bens. Isso significa a entrada de divisas no País, a partir do apoio ao desenvolvimento industrial e à exportação de produtos nacionais de alto valor agregado.

A United importará aeronaves modelo E175, pertencente à primeira família E-jets. O E175 é líder de vendas no seu segmento e tem capacidade para transportar até 88 passageiros. Atualmente há mais de 600 Embraer E175 em operação no mundo, tendo sido um dos modelos menos impactados pela crise mundial causada pela pandemia da Covid-19.

A AerCap comprará aviões E195-E2, maior e mais recente modelo da geração E2. A aeronave destaca-se por ser menos poluente, mais silenciosa e mais eficiente que a geração anterior: consome cerca de 25% menos combustível, com forte redução tanto na emissão de gases do efeito estufa como no impacto sonoro no meio ambiente. Esta é a primeira exportação desse modelo apoiada pelo BNDES.

A EMBRAER é líder mundial no segmento de jatos comerciais com capacidade de até 150 assentos, a companhia possui outras três unidades de negócio: Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Serviços & Suporte. Grande parte de sua produção de alto valor agregado destina-se ao mercado externo.

O apoio do BNDES, iniciado em 1997 às exportações da Embraer é importante para prover à empresa condições de competitividade similares às de suas concorrentes internacionais, que também contam com financiamentos dos bancos de desenvolvimento e agências de crédito à exportação dos seus respectivos países. A atuação do Banco contribui para manter o nível de produção e de empregos da empresa, que se destaca no Brasil pelo elevado conteúdo tecnológico de seus produtos.

FONTE: BNDES

Tags: AerCapE175E195-E2EmbraerUnited Airlines
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Comentários 11

  1. Paulo Sollo says:
    3 meses atrás

    Lamentavelmente aquela estúpida Scope Clause continua e vigor nos EUA e privando o mercado de lá do mais eficiente e econômico E-175 E2.
    Mas o projeto desta aeronave é tão bom que continuam comprando a versão anterior em grande quantidade.

    Responder
  2. HMS TIRELESS says:
    3 meses atrás

    Bom ver o BNDES cumprindo sua função institucional e não sendo cofrinho dos amigos do “Rei”…..

    Responder
    • Leonardo Rodrigues says:
      3 meses atrás

      Você com certeza não existe, é uma assombração dos fóruns de defesa. O BNDES foi uma das instituições que mais lucram financiando pequenos, médios e grandes negócios nacionais. Vc sempre sendo um elemental que suga e destrói o que se produz neste país. Traga argumentos e não sentimentos pro fórum.

      Responder
      • HMS TIRELESS says:
        3 meses atrás

        Meu caro, vamos aos fatos! O BNDES é um banco de fomento ou seja, tem por função institucional financiar quem não tem condições de arcar com os custos do financiamento nas instituições financeiras privadas. O lucro aqui é secundário….

        Dito isso resta absolutamente descabido que o banco tenha Se desviado da sua função institucional e financiado uma empreiteira, um açougue de dois irmãos e um farsante obcecado por uma letra do alfabeto, cujos maiores predicados eram sua amizade com o “Rei”….

        Responder
      • Francisco says:
        3 meses atrás

        Acredito que ele esteja se referindo aos jatos vendidos a banqueiros, empresários, artistas e outros, os quais tiveram seus juros subsidiados, ou então ele se referiu as obras financiadas em Cuba, em Angola, na Venezuela e outros países para favorecer certas empreiteiras que também tiveram os juros subsidiados e nestes casos pior ainda pois não recebemos boa parte desses financiamentos, deve ser sobre isso que o HMS TIRELLES está se referindo, vale lembrar que o subsidio é bancado pelo povo, e que este povo não tem direito ao subsidio quando compra seu carro, sua tv, sua casa, etc…, pelo menos não nas condições que os ditos amigos do “rei” tiveram.

        Responder
  3. Tomcat4,2 says:
    3 meses atrás

    Noticia duplamente maravilhosa !!!

    Responder
  4. Funcionário dos Correios says:
    3 meses atrás

    Esse ano tem sido de boas noticias para a Embraer

    Responder
  5. Bepo says:
    3 meses atrás

    Essa operação é mundo importante para o país, porque além de captar dólares, mantém a cadeia produtiva técnica e econômica.
    Parabéns ao nosso governo que está investindo em “nosso país” e não no governo de fora.
    👍👍👏👏👏

    Responder
    • João ricardo says:
      3 meses atrás

      O mesmo governo que deu carta branca pra vender a aviação comercial,vai saber

      Responder
    • Matheus C says:
      3 meses atrás

      Esse tipo de operação, como diz na reportagem, iniciou-se em 1997. A única coisa que o governo fez foi não impedir que acontecesse. O que já é ótimo, tendo em vista o retrocesso que esse povo tem trazido ao país.

      Responder
  6. 2Hard4U says:
    3 meses atrás

    Todos os demais concorrentes dispõe de financiamentos do tipo crédito a exportação concedidos pelos seus bancos de fomento, o que amplia a chance do fechamento de novas vendas.

    Responder

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