Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Caças F-35 holandeses atingem a IOC

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
27/12/2021 - 15:06
em Aviação
6
0
compartilhamentos
1.1k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

A Holanda declarou oficialmente que atingiu a Capacidade Operacional Inicial (Initial Operational Capability – IOC) com os caças F-35. Isso significa que agora a Holanda é capaz de implantar uma unidade com quatro aeronaves F-35, com pessoal e equipamento, em qualquer lugar do mundo por um curto período de tempo.

Assim, a Holanda se junta a um seleto grupo de 8 países com essa capacidade de implantar o F-35, como a Austrália, Reino Unido, Itália, Noruega e os Estados Unidos. O marco foi alcançado após passar por várias etapas e uma série de exercícios no país e no exterior.

No ano passado, o esquadrão mudou-se de Leeuwarden para Volkel para o exercício Frisian Lightning II. O objetivo era preparar a unidade para uma mudança no menor tempo possível. Passos semelhantes também foram dados de Leeuwarden aos Estados Unidos neste ano.

Além disso, o conhecimento adquirido durante o Initial Operational Test and Evaluation (IOT & E), após alguns anos de processo junto com parceiros nacionais e internacionais, como os Estados Unidos.

O Comandante da Força Aérea, General Dennis Luyt disse que “Com isso, estamos dando mais um passo importante em nossa transição para uma força aérea preparada para o futuro. Espero que no caminho para a Capacidade Operacional Plena, a gente consiga entrar em um período de forte implantação deste novo sistema de armas, assim como vimos a implantação quase contínua do F-16 nos últimos 30 anos”.

O sucessor do F-16

O F-16 será substituído por um total de 46 F-35 até o final de 2024. O F-35 Lightning II é mais moderno que o F-16 em todos os aspectos. Diante de novas ameaças, o F-35 é o caça que pode realizar todos os tipos de missões, sendo capaz de criar uma superioridade aérea com suas capacidades e a possibilidade de compartilhar informações com maior precisão.

A indústria holandesa também se beneficia do programa F-35. Há dois meses uma instalação de última geração para a manutenção do motor do F-35 foi inaugurada em Woensdrecht, possibilitando que os motores dos caças holandeses sejam mantidos e testados nessa nova instalação, assim como os dos países parceiros.

Tags: (Initial Operational Capability – IOC)F-35 Joint Strike FighterF-35 Lightining IIF-35A Lightning IIHolandaLockheed MartinLockheed Martin F-35 lightning IIReal Força Aérea da HolandaRoyal Netherlands Air Force
Notícia Anterior

Gripen ou F-35? Em 2022 o Canadá terá seu novo caça.

Próxima Notícia

Brasil participa do Lançamento do telescópio espacial "James Webb"

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

Nota da Embraer sobre a escolha do C-390 Millennium pela Holanda

16/06/2022 - 14:58
Aviação

Holanda escolhe o C-390 Millennium para substituir o Hércules

16/06/2022 - 14:04
Aviação

Lockheed Martin Skunk Works ® desenvolveu o Darkstar para “Top Gun: Maverick”

03/06/2022 - 11:06
Carregar mais
Próxima Notícia

Brasil participa do Lançamento do telescópio espacial "James Webb"

Comentários 6

  1. Gilberto Rezende says:
    6 meses atrás

    IOC meramente logístico, eu posso implantar 4 F-35A em qualquer lugar do mundo por um curto período de tempo…
    Mas o jato em si continua uma aeronave protótipo EM DESENVOLVIMENTO mais que tardio, com inúmeras restrições e etc e etc…
    Os europeus estão se enterrando cada vez mais na jaca americana voadora…
    Suíça, Finlândia e em breve no Canadá…
    Todos se curvando às pressões americanas para comprar NA MARRA o problemático F-35…
    Os russos estão (em médio e longo prazo) adorando esse ilusionismo todo…

    Responder
    • HMS TIRELESS says:
      6 meses atrás

      Meu caro Giba, a profusão de adjetivos acompanhada da ausência quase completa de substantivos demonstram o quão deslocados da realidade estão os seus, vai lá, argumentos…

      É como eu não canso de repetir: onde a ideologia entra a razão e a sensatez caem fora….
      Na Suíça o F-35 mostrou-se mais barato de operar a longo prazo que os demais competidores e na Finlândia a pontuação do jato da LM foi superior aos segundos colocados Gripen E/F e F/A-18E/F, e é interessante lembrar que os delta europeus ficaram bem atrás.

      A propósito ninguém pode acusar suíços e finlandeses de terem se curvado à pressão norte-americana pois ambos os países são neutros, e no passado até Migs-21 a Finlândia operou.

      No mais não custa lembrar que além de ter tido o IOC já declarado por nove nações o F-35 já foi usado em combate por Israel, que atacou alvos iranianos no Iraque e na Síria com o jato sem que os Sukhois russos implantados nesse último país assim como os sistemas SAM ali instalados tenham detectado o mesmo.

      Quanto aos russos estão bem longe de declarar o IOC do Su-57, este sim um aparelho problemático pois sequer entregou a redução de RCS pretendida além do constante atraso na entrada em serviço do seu motor definitivo (de 2019 passou para 2025). E ainda tem o Su-75 “Checkmate”, que além de suportar apenas 8G ( o F-35A suporta 9G) não tem canhão interno.

      Ps: os F-35 israelenses ainda não são customizados.

      Responder
  2. Leonardo Rodrigues says:
    6 meses atrás

    Só pra esclarecer, sem tirar méritos, mas isso não qualifica a aeronave em nada, mas sim o destacamento holandês.
    Seria como o Brasil ter IOC do F-5, mas ele continuaria sendo o velho tiger do século passado.

    Responder
    • HMS TIRELESS says:
      6 meses atrás

      Você não podia estar mais errado! O fato do F-35 ter atingido o IOC revela a maturidade do projeto, que está superando seus problemas e demonstrando ser aquilo que foi imaginado por seus idealizadores.

      E não custa lembrar que antes da força aérea holandesa outras oito já haviam declarado o IOC do aparelho como EUA, Austrália e Israel, essa última inclusive tendo usado seus exemplares para atacar alvos iranianos na Síria e no Iraque.

      Responder
      • rui mendes says:
        6 meses atrás

        Só para lembrar, os Italianos foram os primeiros a declarar ioc, nos seus F35A, pois os Italianos também têm a versão B do F35.

        Responder
  3. HMS TIRELESS says:
    6 meses atrás

    É aquela parte em que os detratores do caça da LM quebram a cara….rs!

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • ADM em Exército australiano recebe mais dois Boeing CH-47F Chinook
  • André em O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha do Brasil
  • Fábio em EMGEPRON: Instrumento do Poder Marítimo
  • Grifon em Exércitos dos EUA e do Brasil realizaram o 38° Army-to-Army Staff Talks
  • André em O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha do Brasil
  • Luiz Padilha em Dr. Marcos Degaut explica a importância da BID para o Brasil
  • HMS TIRELESS em Ucrânia é aceita como membro da União Européia




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Poseidon 2022 – Chegou a vez do NDM ‘Bahia’

NAM ‘Atlântico’ adestra sua capacidade expedicionária com o Esquadrão HU-2

Primeiro pouso a bordo do AH-15B Super Cougar (H225M Naval)

ADEREX-Aeronaval 2022: Força Aeronaval se adestra com o Capitânia da Esquadra

Especial DAN 10 anos: Lyon Air Museum, e seus raros e autênticos “warbirds” da 2ª Guerra Mundial

Especial DAN 10 anos: Vídeo com Aviador Naval brasileiro voando o Gripen D em Linköping

Especial DAN 10 anos: Aviador Naval ensaia o Gripen D na Suécia











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval