Segundo informações ainda não confirmadas, a Força Aérea Brasileira (FAB) teria optado pela desistência de efetuar o leasing de caças SAAB Gripen C\D que seriam fornecidos pela Suécia em um negócio de governo a governo, opção considerada para cobrir a lacuna entre a desativação dos caças Mirage 2000 (F-2000 B\C) e a entrega dos primeiros jatos Gripen NG E\F, prevista para ocorrer a partir de 2018.
O valor do contrato proposto foi considerado muito alto e similar ao oferecido pela França (Dassault) para manter os Mirage 2000 em operação.
Segundo essa mesma fonte, a FAB decidiu redistribuir a frota de caças F-5EM\FM pelo país e usará os recursos que seriam destinados ao leasing do Gripen C\D para completar a modernização das 11 células de F-5E\F “jordanianos” já entregues a Embraer Defesa & Segurança (EDS) em Gavião Peixoto, e retomar nessa mesma fábrica a modernização dos caças bombardeiros Embraer A-1 AMX, cujos trabalhos foram interrompidos após a entrega de dois exemplares monoplaces ao 1º\16º GAV em Santa Cruz.
FONTE: Tecnologia & Defesa
NOTA DO EDITOR: O programa de modernização do caça A-1A na Embraer, prevê a chegada de mais uma unidade ainda este ano ao 1°/16°GAv.
Qual é a info final? Vem ou não vem os C/D’s? Agora não entendi mais…
sds
Ok vamos torcer para emplacarmos logo os C/D!
Padilha torço muito que de certo! Esses C/D com nossos R-99 será tudo de bom! Quanto ao novo NG como engenheiro sei como e difícil congelar um projeto novo, o homo sapiens sempre prodigioso… Espero muito que nos NG os equipamentos sejam iguais com nossa participação verdadeira com o crivo sueco. Acompanho isso a muitos anos desde a época do Viggen na mudança para os Gripen, o esforço deles para se manterem na frente no que tange a tecnologia e fusão de dados para seus pilotos e fantástico, não teríamos nosso avião radar sem eles. O armamento também e outro exemplo, o míssil Rb-15 anti-navio com 200km de alcance e tecnologia contra-contramedidas, incrível!
Erros de projeto e estimativas de custo custaram na Royal Navy um porta aviões, o F-35 ficou tão caro que só permite a operação de um Porta aviões, esse será o risco a correr em uma aeronave ainda não totalmente desenvolvida que, com o devido cuidado na elaboração do contrato, valer a pena correr.
Parece que todo negócio de bilhão tem boa chance de ir para frente, fabricação nacional transferência de tecnologia, pacote logístico, uma grande tacada! Aí quando o negócio e mais magro falta grana! Esses Gripens C/D ajudariam muito em absorver a doutrina da guerra em rede e sim, operar desdobrado como os Suecos fazem! Isso ia abrir a cabeça de todos a não aceitar nada no mínimo muito melhor do que teriam na mão para o NG. Quando a prioridade deixa de ser o quesito letalidade no equipamento de primeira linha para, garantir empregos, vendors e outros quistos que não sejam relacionados diretamente ao desempenho do equipamento final aí pode virar um novo F-35! Vai ver como está a coisa por la! Recursos para a parte operacional não traz satisfação aos grandes vendors, congresso, governadores…
Ia não. Vai.
Não tem nada certo sobre cancelamento, pelo contrário, o que há são estudos sobre os valores para ajustes e então efetivar. É claro que os valores tem que caber no minguado orçamento da FAB, que como o das outras forças é contigenciado todo ano.
bom, inicialmente parecia que os gripens tampões eram presentes, até aí tudo bem, a FAB teria que modificar as bases de qualquer jeito mesmo pro NG. Só que então revelam que os tais tampões estão estocados, a FAB teria que pagar pela modernização e ainda só chegariam em 2016. Então os brigadeiros fizeram as contas e descobriram que teriam que pagar caro por um avião que só seria usado 2 ou 4 anos e que depois voltariam para as terras nórdicas, pros suecos alugarem novamente para outros pais e ficarem com o lucro sem precisar pagar nada da modernização. O negócio estava cheirando mal, a FAB tomou a decisão certa e tirou a sua carteira dessa jogada. Se os suecos quiserem fazer politica de bons amigos, que mandem gripens c/d operacionais e sem custo de modernização. Se não, nada feito.
Oseias eu desconheço esse cenário que vc colocou.
Poderia nos dizer a fonte?
Porque pelo que soube ontem, vamos de C/D sim. Apenas ajustes financeiros estão sendo feitos.
Isso que vc falou não condiz com as infos que temos.
Vc poderia nos esclarecer?
Abs
Um país da dimensão do Brasil e que não tem dinheiro para uns 10 ou 12 caças USADOS é um país FALIDO. Mesmo tendo que modernizar os A-1, os F-5 jordanianos…. Ainda assim, a desculpa não COLA…. A intenção deve ser mesmo evitar o cancelamento dos 36 novos Gripens……..
Vamos ser sinceros, sem demagogias, hipocrisia ou porque não, sem partidarismo.
A verdade seja dita.
Este país tem dinheiro transbordando para resolver TODOS, eu disse TODOSSS os seus problemas, de cunho social, político, financeiro, ideológico e também militar com folgas.
Más, não acontece isso por interesses acima dos da nação.
Eu não gostei da notícia, máaaaaaaaaaaaaaaaaas……dadas as justificativas eu tenho que ser humilde e aceitar que será a melhor opção por hora, haja vista, que os Suecos já vão levar uma bela porção de 4 Bi para casa. Seria contra-senso deixar os outros programas da FAB para segundo escalão, onde muita mão de obra e empregabilidade podem ser mantidas.
Vou ficar com a maioria.
Caso seja verdade, a FAB esta na sua razão.
Os 36 a1 ja seriam modernizados ou mais ….os jordanianos também, pois foram comprados pra isso ….. agora se programas antes tidos como certos são interrompidos por motivos financeiros, o que não devia acontecer por n motivos, passo a ja atirar a pedra nos novos gripens, que vão vir a conta gotas. Uma vergonha. Um país que arrecada o que arrecada….O RALO É MUITO GRANDE….AINDA MAIS COM O QUE SE GASTA NAS CAMPANHAS POLÍTICAS!!!! ATÉ QUANDO?
wilhorov
Concordo contigo véio!!!! Mas o preço do C/D sai caro e o NG vai sair caríssimo também pelo simples motivo de nossa defasagem tecnológica industrial, o nível educacional do brasileiro que deveria ser aquele capaz de absorver a tecnologia, nem se fala é zero!! Qualquer um dos finalistas do FX2 iria sair caro mesmo. pois o Brasil é parado no tempo! A 2° guerra já passou faz muito tempo e entramos em uma janela de tempo para novos conflitos, e F-5 e A-1 não adiante se enganar pois com isso não faz guerra não!!
Achei sensata. Prefiro 36 A1 modernizados,e capazes de atacar qualquer ponto na América do Sul na mão, do que 10 Gripen CD para quebrar o galho. A FAB fez o certo: deixa claro sua posição de receber os Gripens NG, demonstra com firmeza a SAAB, que , pelo menos, a FAB não é a força da Bananolondia e , se eles querem fazer parceria, tem que ser ganha, ganha! Sou fã do Juniti Saito!
Se não se concretizar o contrato com a Suécia para aquisição do Gripen, a opção pode ser a “feira do Tio Sam” no deserto.
ué… e o que garante que a próxima presidenta não vá “cancelar” o gasto com novos caças e mantenha os F-5???!!!! …já que eles são tão bons e conseguem dar “conta do recado”!!!
melhor seria ter um lote de gripen C/D tampão, do que ter que ficar com essas tranqueiras…
Pelo simples fato que os F-5M possuem prazo de validade e o mesmo está chegando. As aeronaves não comportam mais atualizações, ou seja, o ciclo está chegando ao fim. Dai a necessidade urgente de NOVOS caças.
Bom a primeira verdade ja está aparecendo.
VAmos ver agora qual ser a proxima noticia .
Para quem já esperou mais de 30 anos para ter caças em condições 4 anos não é nada
Ou pode significar também que o panorama político está mudando, a eleição para presidente está aberta e …
A FAB não sabe o que vem por aí no Planalto. Quer apoio total ao FX2 de uma nova administração! O que mais pesa nas Olimpíadas é mobilidade urbana.
Parabens a fab se o cobertor e curto cobrece o de casa. Mais talvez um gripen d como faz a inglatera ajudaria na transicao dos pilotos.
Concordo com a maioria dos leitores aqui do forum. A FAB está optanto por desistir destes gripens c/d tampões para que por falta de recursos a assinatura do contrato com a SAAB não seja adiada, outra coisa é que como muitos dizem, na atual situação do Brasil sem conflitos bélicos eminentes os nossos vetores modernizados cumprem a missão e ainda dão um gás á EMBRAER DEFESA E SEGURANÇA, que precisa destes aportes para investir em outros projetos inclusive o do GRIPEN NG!
Fazer o que né, bem que eu gostaria de ver os Gripen C/D por aqui ano que vem, mas analizando a situação como descrita até que faz sentido a decisão da FAB, fazendo uma analogia com uma casa, se aparece uma infiltração em uma casa que já é sua você não sai dela e vai morar em outra de aluguel, compensa consertar a infiltração e ficar morando lá enquanto você termina o sobrado novinho com churrasqueira e piscina e vista para o mar
Sem recursos é melhor ficar com o que tem e aguardar a aquisição do novo gripen NG, não é sangria desatada; afinal não estamos na iminência de um conflito é melhor modernizar os F -5 e os A-1 e investir o restante em sistemas e armas (misseis, bombas guiadas, dispositivos de interferência no espectro eletromagnético, etc…)
A informação procede. O din din está curtíssimo e não haverá cobertor para tudo. A própria modernização das células Jordanianas não está totalmente certa, apenas as FOX e talvez três ECO. A modernização do A 1 poderá ficar restrita a 36 células em função do estado em qua algumas se encontram.
Grande abraço
Grande abraço
Embora não seja a melhor notícia, o mais coerente nos atuais padrões está satisfeito pelo Comando da Aeronáutica, afinal os vetores são válidos e não ficam reféns dos altos custos deste gap fill. Infelizmente orçamento tem que ser seguido sem sandices irresponsáveis.
Forte abraço.
Muito sensata a decisão, curruíra por curruíra fica com o que tem .
Se prestarmos atenção nas entrelinhas o que a FAB está fazendo é uma jogada e tanto, pois se os tampões vierem sem um contrato assinado por ambas as partes para o Gripen NG E/F o que pode ocorrer é um corte de orçamento e a não assinatura do contrato, ficando a FAB apenas com os Gripen C/D tampões e o resto da frota modernizada até um possível FX-3 (ou pior um f(x) com x tendendo ao infinito) como já aconteceu várias vezes por aqui. Então a FAB não aceita os tampões com a desculpa de que são caros demais (ou talvez não!)e assim com a defesa aérea necessitando de um vetor urgente, força o GF a não voltar atrás na decisão.
Sds.
Cara, concordo com vc. Isso que a FAB está fazendo é evitar que qualquer um dos presidenciávies que ganhe, abandone o contrato. Não haverá outra escolha ao futuro presidente a não ser honrar o contrato para não ver a FAB no chão. Os brigadeiros estão de olho na disputa eleitoral.
Modernização atrasadissima.
Pois é!! Não importa pra quem será as eleições mas a FAB tem certeza de algo.. mais cortes de recursos.
Nossa, que péssima notícia, se for verdade. Ao que parece a FAB tem o F5 e A1 em alta conta para defesa do território nacional, ainda bem que não temos inimigos, senão a coisa seria fácil para os nossos oponentes, lamentável, lamentável!!!! Já não gostei de terem escolhido o Gripen, pois não se compara ao F18, que já está ficando velho, embora seja a espinha dorsal da USNavy. Lamento não apostarmos no futuro, uma parceria com o F35 serial animal! E antes dele chegar, o F18 para tapar buraco, isso sim seria páis de 1º mundo, mas infelizmente somos e pensamos como 5º mundo.
“O valor do contrato proposto foi considerado muito alto e similar ao oferecido pela França (Dassault) para manter os Mirage 2000 em operação.”
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Perdem os suecos uma bela vitrine para o Gripen, que seria sua presença nas Olimpíadas Rio-2016…
De resto, concordo com a FAB, se não está sobrando, então é melhor otimizar os recursos direcionando-os para aeronaves que servirão a força por mais tempo.