Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Celso Amorim diz que caças virão, mas evita detalhes

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
23/10/2012 - 16:13
em Aviação
4
0
compartilhamentos
181
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

O ministro da Defesa, Celso Amorim, disse nesta terça-feira, ao final da cerimônia do Dia do Aviador, na Base Aérea de Brasília, que “os caças virão”, sinalizando que o Brasil não desistiu de reforçar a sua frota aérea.

Mas o ministro não quis precisar nem quando haverá uma decisão sobre o assunto nem sobre que modelo será escolhido para o projeto FX2. “Não adianta perguntar porque não vou satisfazer esta curiosidade nem sobre quando nem sobre quem. Mas é certo que os caças virão”, disse Amorim, desconversando sobre quando o governo poderá decidir sobre a compra dos novos aviões supersônicos, que vem se arrastando há mais de uma década. “O governo tem procurado dotar a Força Aérea de meios adequados, mas todo mundo pensa só em caças. E eu posso dizer que os caças virão”, reiterou.

Nesta segunda-feira (22), a presidente Dilma Rousseff se encontrou com o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, mas o governo nega que o assunto compra dos aviões militares Rafale, fabricados pela Dassault, tenha entrado na pauta. Em 2010 (foi em 2009), o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a apontar que o governo escolhera o Rafale, durante visita ao Brasil do ex-presidente Sarkozy, mas depois se viu obrigado a voltar atrás, por causa das pressões da Força Aérea, já que o processo estava em andamento, e das concorrentes norte-americana Boeing e sueca Saab. No momento, o processo está parado, esperando sinalização da presidente Dilma Rousseff.

Na sua fala aos aviadores, o ministro Amorim salientou que aviões patrulha e helicópteros foram comprados e estão fazendo vigilância em nossas fronteiras e no Atlântico Sul, mas reconheceu que o País precisa de “aviões adequados para rechaçar qualquer ameaça ao território”, referindo-se indiretamente aos caças FX, sem definição ainda para serem adquiridos. Amorim lembrou que o Brasil é um país pacífico, que vive em paz com seus vizinhos, mas que “não pode descuidar da sua defesa”.

A presidente Dilma Rousseff, por sua vez, em sua mensagem à Força Aérea, preferiu também não falar sobre os caças, limitando-se a reiterar o seu compromisso com a Estratégia Nacional de Defesa (END) e genericamente citar o fortalecimento da Força Aérea Brasileira para a realização de sua missão constitucional. Disse ainda que está trabalhando pelo desenvolvimento da indústria de defesa, pelo estímulo à aviação, acrescentando que tem “compromisso com a modernização da infraestrutura portuária brasileira” para “oferecer serviços aéreos à altura das expectativas da sociedade brasileira”.

FONTE: Diário do Grande ABC COLABOROU: Carlos Alexandre

LEIA TAMBÉM:

  • Compra de caças Sukhoi na pauta secreta de Dilma e Putim
Tags: Dia do AviadorF-X2FABForça Aérea BrasileiraMinistério da DefesaOrdem do Mérito Aeronáutico (OMA)
Notícia Anterior

Compra de caças Sukhoi na pauta secreta de Dilma e Putim

Próxima Notícia

Cerimônia de comissionamento da Fragata ‘Cristóbal Colón’

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

Nota da FAB sobre a interrupção temporária das Operações Aéreas na região de SP

09/04/2026 - 11:05
Aviação

Saab reitera potencial da OGMA para produção do Gripen E em Portugal

09/03/2026 - 20:35
Aviação

FAB celebra Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira

23/10/2025 - 15:07
Carregar mais
Próxima Notícia

Cerimônia de comissionamento da Fragata ‘Cristóbal Colón’

Comentários 4

  1. Alfredo André says:
    14 anos atrás

    Caro Guilherme

    Acredito que o Governo Federal nos mostrou como está sendo levada a sério as nossas Forças Armadas. Afinal, foram apenas 14 anos para uma escolha que deveria ter sido realizada ainda em 1998. Com a ampliação da meta de substituição a longo prazo dos demais vetores, mais confusa ficou essa história.

    Cabe ressaltar que a própria END é falha e confusa ao ditar que tudo passa a ser prioridade. Ou seja, voltamos à administração dos anos 70 quando tínhamos uma infinidade de projetos para pouco dinheiro.

    O mais intrigante nisso tudo é que os helicópteros que voam mais hoje são aqueles que foram obtidos fora dos parâmetros da END. E aqueles que foram adquiridos nesses parâmetros… Como diz uma velha e sábia senhora: mistério…

    Alfredo André
    P.S. – Foi um prazer conhecê-lo no DCTA.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      14 anos atrás

      Alfredo André,

      Bem vindo ao nosso democrático espaço de discussão!
      A recíproca também é verdadeira.
      Forte abraço

      Responder
  2. Guilherme Wiltgen says:
    14 anos atrás

    E o pior, tentam se justificar que estão equipando a FAB com a compra do P-3 (que chega só com uns 40 anos de atraso) e a compra de Black Hawk, fala sério! Santos Dumont deve estar revoltado em ver o que estão fazendo com a nossa FAB!

    Responder
  3. Manoel Silva says:
    14 anos atrás

    Hoje seria o dia ideal para o anúncio sobre qual caça o Brasil escolhera para dotar a FAB de meios necessários a nossa defesa aérea.Enquanto isso,nossos pilotos fazem milagre para defender nosso espaço aéreo com aeronaves projetadas na década de cinquenta,como o F-5 !

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

Mac Jee assina contrato internacional de aproximadamente USD 60 milhões para fornecimento de munições de tecnologia avançada

Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Saab apresenta o primeiro Gripen F em Linköping

O Foco Estratégico da Saab na América Latina

Tecnologia em radares e sensores: A Saab Surveillance em Gotemburgo

Nova fábrica de espoletas: A expansão industrial da Saab Dynamics em Karlskoga

USS ‘Nimitz’ no Brasil: Um dia a bordo do “Old Salt”

SIATT entregará o primeiro lote de mísseis MAX ao Exército Brasileiro

Embraer e Saab apresentam o primeiro Gripen E montado no Brasil

  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval