Em 2 de setembro, representantes da NOVAER se reuniram com o Comandante da Aeronáutica, Ten. Brig. Juniti Saito, para apresentar o status do programa T-Xc, relatando a conclusão do protótipo e o sucesso do primeiro voo da aeronave, ocorrido em 22.8.2014.
Na ocasião, a NOVAER também apresentou os primeiros dados obtidos na campanha de ensaio em voo que está ocorrendo junto às instalações militares do DCTA, no aeroporto de São José dos Campos, SP, e as próximas etapas, que são a certificação e industrialização das versões civil e militar da aeronave.
Estiveram presentes o Presidente do Conselho de Administração, Paulo Junqueira e o Diretor Presidente, Graciliano Campos. Acompanhando a Diretoria da NOVAER estavam Sua Excelência o Deputado Federal por Santa Catarina, Sr. Onofre Agostini, a Secretária de Articulação Nacional, Sra. Lourdes Martini e o Presidente da SC Participações e Parcerias, Sr. Paulo César da Costa.
FONTE: Novaer
FOTOS: Sgt.Batista/CECOMSAER
Eu torço bastante pela Novaer. Já que Embraer deixou bem claro que não vai voltar a fabricar aviões a hélice para a aviação geral e todas as fabricas brasileiras atuais dessa categoria são semi-artesanais com pequena produção. Portanto a Novaer é a principal chance que o Brasil tem de se tornar fabricante em grande escala de aviões a hélice para a aviação geral.
Depois desse utilitário de quatro lugares a Novaer podia pensar em um monomotor turboélice para concorrer na categoria do Caravan. Como o EB está pensando em utilizar um avião desse porte para aviação de ligação orgânica segundo oque li, o governo poderia comprar um lote inicial., alem da versão comercial obviamente..
E quem sabe no futuro eles poderiam licenciar o projeto e fabricar um EMB Brasilia nova geração com maior porte para concorrer na aviação regional com a ATR.
Mas pra isso acontecer o governo vai ter que apoiar e não trocar o T-Xc pelo avião bolivariano argentino.
Mais um produto de sucesso made brazil a ser usado pelas nossa fab e um ótimo produto de exportação.